Código: | MD140 | Acronym: | CEC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Direito |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Direito |
Acronym | No. of students | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Credits UCN | Credits ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MD | 40 | Plano Oficial MD do ano letivo 2016 | 1 | - | 7,5 | - |
Desenvolver a capacidade crítico-jurídica dos mestrandos na área dos contratos de consumo, aprofundando os conhecimentos gerais obtidos na licenciatura sobre o negócio jurídico e a responsabilidade civil.
Avaliar situações da vida real, através da análise de jurisprudência, e aplicação dos conhecimentos adquiridos à solução das questões.
Dinamizar e incentivar a autonomia de investigação e elaboração textual dos mestrandos, objectivos comuns às diferentes áreas do mestrado, aqui dirigidos ao domínio dos contratos B2C.
Pretende-se fornecer aos alunos de mestrado conhecimentos aprofundados sobre os temas principais compreendidos na matéria do direito dos contratos de consumo, permitindo a sua aplicação, posteriormente, na sua vida académica e profissional.
1. A Lei de defesa do consumidor.
2. O consumidor como parte contratual: consumidor, "prosumer" e profissional. O uso de plataformas electrónicas nos contratos de consumo.
3. A contratação massificada: as cláusulas contratuais gerais e os contratos-quadro.
4. Contratação à distância, comércio electrónico e pagamentos electrónicos.
5. Compra e venda de bens de consumo.
6. Crédito ao consumo.
(A bibliografia específica dos temas a tratar será indicada no decurso do semestre)
Exposição e análise dos conteúdos programáticos; recurso a exemplos reais para aplicação dos conceitos. Incidência especial sobre a análise crítica da jurisprudência relativa aos temas tratados.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Time (Hours) |
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Estudo autónomo | 80,00 |
Frequência das aulas | 20,00 |
Total: | 100,00 |
(De acordo com o Regulamento em vigor).
(De acordo com o Regulamento em vigor).