Código: | MD103 | Acronym: | DA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Direito |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Faculdade de Direito da Universidade do Porto |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Direito |
Acronym | No. of students | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Credits UCN | Credits ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MD | 32 | Plano Oficial MD do ano letivo 2016 | 1 | - | 7,5 | - |
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
Esta unidade curricular procura proporcionar uma investigação científica atual e, nessa medida, refletir sobre a evolução e problematicidade hodierna do direito administrativo. A investigação não pode deter-se na dogmática tradicional, que importa conhecer, procurando novos caminhos epistemológicos necessários à renovação das principais categorias jurídicas, procurando-se incutir nos estudantes uma atitude genuinamente crítica e criativa. Concluída a unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: (i) pensar as normas no próprio contexto da sua aplicação; (ii) refletir criativamente sobre as categorias e institutos jurídicos; (iii) servir-se dos conhecimentos científicos transmitidos para resolver qualquer tipo de problema de natureza dogmática ou prática.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Na definição das metodologias de ensino foram considerados não só os objetivos pedagógico-científicos definidos para a unidade curricular, como também o tempo disponível, o “contexto” da aula, a especificidade do ensino a estudantes do segundo ciclo de estudos, as características e qualidades do auditório. Os métodos e técnicas pedagógicas utilizadas são assim as adequadas para a transmissão do modo de operar de um especialista em Direito Administrativo, por permitirem uma articulação entre teoria e prática imprescindível à realização dos objetivos específicos da unidade curricular.
Por outro lado, e na linha das considerações anteriores, a avaliação distribuída dos estudantes afigura-se como o método mais idóneo para avaliar os conhecimentos adquiridos nesta unidade curricular.
I - O DIREITO ADMINISTRATIVO E AS SUAS METAMORFOSES:
Neste capítulo estudar-se-ão as principais transformações por que passa atualmente o direito administrativo, num momento marcado pela hibridização entre o direito público e o direito privado e pelos fenómenos da europeização e globalização (do direito administrativo). Neste processo de estudo e de reflexão, procurar-se-á superar a conceção do direito administrativo como direito da atividade e de garantia das posições jurídicas subjetivas dos particulares, com relevo iusdogmático para a teoria geral da organização administrativa.
II - INTERPRETAÇÃO E DOGMÁTICA NO DIREITO ADMINISTRATIVO:
Neste capítulo estarão em análise o processo de qualificação jurídica e as principais categorias jurídicas do direito administrativo, como a pessoa coletiva pública, o ato e o contrato administrativos. Constitui a parte dogmática por excelência do programa da disciplina, com destaque para novas figuras jurídicas, como o ato administrativo transnacional.Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Serão adotados os seguintes métodos pedagógicos: (i) método problematizador na transmissão do conhecimento; (ii) método demonstrativo, pelo qual se privilegia a aprendizagem do saber-fazer; (iii) método interrogativo, caracterizado por levar os estudantes a descobrir, progressivamente, os diversos elementos/argumentos de um assunto, recorrendo a uma sucessão cuidadosa de questões, criada pelo docente, cuja natureza e nível devem ser adaptados aos conhecimentos prévios do grupo; (iv) método ativo, discutindo os problemas e pesquisando soluções; (v) método dos casos, que permite que a aula se desenvolva em torno da resolução, pelos estudantes, de um caso prático, construído de forma a provocar a discussão dos temas abordados.
Tipo de aulas: Teórico-práticas e tutoriais.
Avaliação: Avaliação distribuída com realização de um trabalho final. Serão assim tomados em consideração os seguintes elementos: (i) participação nas aulas; (ii) classificação obtida no trabalho final.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Nos termos do Regulamento de Avaliação da FDUP.