Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Integrar a história da ciência na sala de aula através de um caso: o papel de Lyell no desenvolvimento dos trabalhos de Darwin

Publicações

Integrar a história da ciência na sala de aula através de um caso: o papel de Lyell no desenvolvimento dos trabalhos de Darwin

Título
Integrar a história da ciência na sala de aula através de um caso: o papel de Lyell no desenvolvimento dos trabalhos de Darwin
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2019
Outras Informações
ID Authenticus: P-010-496
Abstract (EN): <jats:p>Resumo No se¿culo XIX, o desenvolvimento cienti¿fico ficou marcado por uma grande restruturac¿a¿o concetual: a percec¿a¿o da existe¿ncia de um longo peri¿odo de tempo, anterior e independente a¿ presenc¿a do Homem na Terra. Os trabalhos de Lyell foram particularmente responsa¿veis pela evoluc¿a¿o desta corrente ideolo¿gica. Este uniformitarista, atrave¿s da observac¿a¿o de pequenas mudanc¿as terrestres subtis a¿ escala humana (mas expressivas quando analisadas a¿ luz de milho¿es de anos), contribuiu para compreensa¿o dos feno¿menos geolo¿gicos. Contudo, esta ideologia na¿o se refletiu apenas na geologia. Quando Darwin, em 1831, partiu no Beagle, tinha consigo o livro ¿Principles of Geology¿ de Lyell. Sensibilizado pelas suas ideias, e consciente das transformac¿o¿es graduais do planeta, Darwin desenvolveu va¿rias noc¿o¿es que viriam a ser inclui¿das no evolucionismo. As ideias de Lyell, articuladas com uma escala geolo¿gica ao inve¿s de histo¿rica, foram preponderantes para a existe¿ncia de um ¿outro¿ tempo coerente com a transmutac¿a¿o das espe¿cies. O uniformitarismo foi, enta¿o, basilar para a criac¿a¿o de um contexto favora¿vel a¿ recetividade da teoria de Darwin, evidenciando a importa¿ncia de um pensamento interdisciplinar e holi¿stico na cie¿ncia. Pretende-se, neste trabalho, reforc¿ar a releva¿ncia deste tipo de pensamento no ensino das cie¿ncias naturais. Para tal, elaborou-se um recurso educativo, segundo a metodologia de ensino baseado em casos, com a finalidade de facilitar a inclusa¿o da histo¿ria da cie¿ncia no ensino. Palavras-chave: Uniformitarismo, Evolucionismo, Histo¿ria da Cie¿ncia. Abstract In the nineteenth century, scientific development was marked by a great conceptual restructuring: the perception of the existence of a long time, prior and independent to the presence of Man on Earth. Lyell's works were particularly responsible for the evolution of this ideological current. Lyell, through the observation of subtle Earth changes on the human scale (but expressive when analysed in the enlightenment of millions of years), contributed to understanding geological phenomena. However, this ideology was not only reflected in geology. When Darwin, in 1831, embarked on the Beagle, he had the Lyell's book "Principles of Geology". Induced by his ideas, and conscious of the gradual transformations of the planet, Darwin developed several notions that were included in the evolutionism. Lyell's ideas, articulated with a geological rather than a historical scale, were preeminent for the existence of an "other" time consistent with the transmutation of species. The uniformitarianism was, then, essential for the creation of a context favourable to the receptivity of Darwin¿s theory, evidencing the importance of an interdisciplinary and holistic thinking in the science. In this work, it is intent to reinforce the relevance of this type of thinking in the natural sciences¿ teaching. Thus, an educational resource was elaborated, according to the case-based teaching methodology, with the purpose of facilitating the inclusion of the history of science in teaching process. Keywords: Uniformitarianism, Evolutionism, History of Science.</jats:p>
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Game of Genomes: Didactic adaptation of the Nature's Dice Kit (NCBE). (2017)
Poster em Conferência Internacional
Pereira, S; Tiago Ribeiro; Marta Paz
What did they learn about the Earth system and geoethics? A quasi-experimental study with Portuguese senior citizens. (2023)
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Clara Vasconcelos; Tiago Ribeiro
Geoethics’ Syllabus and Geoethics in Georesources and Geoparks. (2019)
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Clara Vasconcelos; Alexandre Lima; José Brilha; Cristina Calheiros; Tiago Ribeiros; Alexandra Cardoso

Ver todas (31)

Da mesma revista

Uma visão global sobre os pacemakers cardíacos: Ensino Baseado em Casos no 9º ano de escolaridade (2019)
Artigo em Revista Científica Internacional
Luís Calafate; Maria João Mendonça; Clara Vasconcelos; Rosa Costa
Uma perspetiva histórica sobre a medicina veterinária de abrigo: evolução, desafios e impacto (2023)
Artigo em Revista Científica Internacional
Paulo Afonso; Luís Cardoso; Ana Sofia Soares; João Jacob-Ferreira; Nuno Alegria; Artur Martins; Isilda Rodrigues; Paula Alexandra Oliveira; Hélder Quintas; Ana Cláudia Coelho
Transposição matricial de conflitos: um contributo para a história da ciência no ensino (2019)
Artigo em Revista Científica Internacional
Carlos Fortes Antunes; José Alberto Correia; Henrique Vaz
Experimentação animal: apontamentos acerca da crueldade na história da ciência. (2023)
Artigo em Revista Científica Internacional
António Almeida; Isilda Rodrigues

Ver todas (9)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-19 às 23:42:16 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias