Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > O que os olhos veem na Helena de Eurípides

Publicações

O que os olhos veem na Helena de Eurípides

Título
O que os olhos veem na Helena de Eurípides
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2022
Autores
Deserto, Jorge
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Indexação
Crossref
Outras Informações
Resumo (PT): De acordo com a tendência, que os tempos recentes têm largamente consolidado, de pensar as obras do teatro grego como espetáculo, cabe perguntar se uma análise centrada no cenário, nos figurinos, nos objetos de cena e na movimentação das personagens nos pode ajudar a interpretar mais claramente estas obras. É certo que as informações essenciais sobre estes elementos nos advêm do próprio texto, criando um potencialmente nocivo efeito de circularidade, mas torna-se produtivo verificar que, tratados com os necessários cuidados, nos permitem, muitas vezes, alimentar linhas de leitura ao lado do texto ou até mesmo, em determinados momentos, confrontar o próprio texto e, portanto, tornar a sua leitura mais ampla e mais rica. A minha proposta, neste artigo, é a de trabalhar a dimensão visual (entendida como aquilo que, durante a representação, seria oferecido ao olhar dos espectadores) de uma peça tão variada e desafiadora como a Helena de Eurípides. Se há uma indiscutível riqueza, a este nível, quer nos figurinos, quer na movimentação, ela torna-se ainda mais decisiva numa obra que, desde o início, nos propõe que desconfiemos daquilo que os olhos veem e nos ensina que o olhar pode não ser a fiel testemunha que nos permite encarar o mundo sem desconfiança.
Abstract (EN): The tendency, now well consolidated, of thinking about Greek theatre plays as performance and not just as text intended to be read, opens way to ask how an analysis centred on scenery, costumes, props, and movement can help us to clearly understand these works. It is true that the essential information about these elements comes from the text itself, creating a potential circularity, but it is important to verify that, when treated with the necessary care, they often allow us to build some parallel reading, or even to confront the text itself, widening the ways in which it can be understood. My aim, in this paper, is to work on the visual dimension (I mean, everything that, during the performance, was under the eyes of the audience) of a play as diverse and challenging as Euripides’ Helen. If there is much to say about props, costumes, and movement, all these become even more important in a play that, from the beginning, keeps repeating eyes are not the faithful witnesses that allow us to face the world without suspicion.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
315-Book Manuscript-1276-2-10-20221116_JDeserto 276.33 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Symbolon III : Paz e concórdia (2014)
Livro
Pereira, Belmiro Fernandes ; Deserto, Jorge
Symbolon II: Inveja e Emulação (2010)
Livro
Pereira, Belmiro Fernandes ; Deserto, Jorge
Symbolon I: Amor e Amizade (2009)
Livro
Deserto, Jorge; Pereira, Belmiro Fernandes
Estrabão, Geografia. Livro III : Introdução, tradução do grego e notas (2016)
Livro
Deserto, Jorge ; Pereira, Susana da Hora Marques

Ver todas (22)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-21 às 16:59:59 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias