Resumo (PT):
O Brasil, nos últimos anos, tem se tornando mais competitivo em termos de indústria de varejo. Os varejistas brasileiros precisam garantir que seus negócios tenham atratividade para os mais diversos tipos de público. Neste cenário competitivo, os shoppings centers são percebidos como um elemento positivo para as marcas e apresentam uma solução prática para os consumidores, pois possuem um grande mix de produtos e serviços, além de ofertar um espaço de entretenimento e lazer com segurança e comodidade para o público em geral (Abrasce, 2016). Os mercados da região Amazônica, não têm historicamente recebido fomentos enquanto polo de desenvolvimento varejista. As dificuldades regionais obrigam os empreendimentos a serem inovadores a fim de atenderem as expectativas dos consumidores. Neste contexto, os shoppings centers desta região também buscam melhores posições no mercado, visando garantir o desenvolvimento do varejo local. A motivação desta pesquisa parte da observação da carência de estudos de mercado nessa região e da ausência de pesquisas relacionadas ao setor de shoppings centers. Assim, o objetivo do trabalho é identificar qual o modelo de tenant mix usado pelo shopping Castanheira e o modus operandis utilizado na implementação. Neste estudo, será realizado uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa mediante um estudo de caso, de um empreendimento exclusivamente local. Os dados recolhidos serão realizados a partir da análise de documentos e entrevistas com os gestores e os lojistas do referido shopping.
Abstract (EN):
Brazil, in recent years, has become more competitive in terms of the retail industry. Brazilian retailers need to ensure that their businesses are attractive to the most diverse types of public. In this competitive scenario, shopping malls are perceived as a positive element for brands and present a practical solution for consumers, as they have a great mix of products and services, in addition to offering a space for entertainment and leisure with security and convenience for the general public (Abrasce, 2016). The markets of the Amazon region, historically, have not received incentives as a pole of retail development. Regional difficulties oblige enterprises to be innovative in order to meet consumers' expectations. In this context, shopping centers in this region are also looking for better positions in the market, aiming to guarantee the development of local retail. The motivation for this research is based on the observation of the lack of market studies in this region and the absence of research related to the shopping center sector. Thus, the objective of the work is to identify which tenant mix model is used by the Castanheira mall and the modus operandis used in the implementation. In this study, an exploratory research with a qualitative approach will be carried out through a case study, of an exclusively local enterprise. The data collected will be carried out based on the analysis of documents and interviews with the managers and tenants of that mall.
Idioma:
Português
Nº de páginas:
85