Assunto:
Literacia informacional
Resumo (PT):
Com esta comunicação pretende-se apresentar um projeto que, embora focado no caso
específico de Portugal, faz uma abordagem científica dos desafios do Espaço Europeu do Ensino
Superior (EEES) e do seu impacto no campo da literacia da informação, considerando o actual
contexto da Sociedade da Informação. As principais questões a que se pretende responder são:
entender como os estudantes universitários enfrentam as novas competências exigidas pela criação do
EEES; saber como esses alunos estão preparados em termos de competências de informação, em três
momentos diferentes, isto é, antes da universidade, durante o período de freqüência da universidade e
no final do diploma universitário. A abordagem inter e transdisciplinar entre a Educação, Ciências
Cognitivas e Ciência da Informação é claramente indicada na epistemológica e no modelo teórico que
o sustenta, beneficiando da interação entre as necessidades de informação produzidas no contexto
educacional e o universo informacional do aluno e sua dinâmica, sem esquecer de considerar as
conexões entre o comportamento informacional do aluno e o seu contexto e as exigências pessoal e
social. O estudo será realizado numa escala nacional, de modo a permitir comparações entre as regiões
com diferentes níveis de desenvolvimento. A amostra deverá incluir estudantes de ambos os ciclos de
estudos. A metodologia utilizada neste estudo será de dois tipos, pesquisa qualitativa e quantitativa. A
pesquisa qualitativa permitirá obter preciosos indicadores sobre o comportamento informacional, as
expectativas, as necessidades e o uso da informação dos alunos. Os indicadores obtidos na pesquisa
qualitativa serão utilizados para conceber questionários que serão aplicados em 17 escolas secundárias
e 17 universidades, numa amostra estimada de cerca de 2.000 estudantes. O resultado final desta
pesquisa será a construção de um mapa do comportamento informacional, a nível universitário, bem
como o desenvolvimento de um modelo relativo à promoção das competências da informação nos
alunos de universidades Portuguesas.
Abstract (EN):
With this communication we intent to present a project which, although focused on the
specific case of Portugal, intents to make a scientific approach of the challenges of the European
Higher Education Area (EHEA) and its impact in the field of the information literacy, considering the
actual context of the Information Society. The main questions that it intents to answer are: understand
how the university students face the new competences required by the creation of the EHEA; know
how these students are prepared in terms of information competences, in three different moments,
i.e., prior to the university, during the university frequency period and at the end of the university
degree. The inter and transdisciplinary approach between the Education, Cognitive Sciences and
Information Science are clearly stated in the epistemological and theoretical model that supports it, profiting of the interaction between information needs produced in the educational context and the
student¿s informational universe and its dynamics, without forgetting to consider the connections of
student¿s informational behaviour with their personal and social context and demands. The study will
be performed on a national scale, in order to allow comparisons between regions with different
development levels. The sample will include students from both study cycles. The methodology used
in this study will be divided in two areas, qualitative and quantitative research. The qualitative research
will permit to obtain precious indicators about the students¿ information behaviour, expectations,
needs and use of information. The indicators obtained in qualitative research will be used to design
questionnaires, which will to be performed in 17 high schools and 17 universities, with an estimated
sample of approximately 2000 students. The final result of this research will be the design of an
informational behaviour map, at the university level, and the development of a model concerning the
promotion of information competences in Portuguese university students.
Idioma:
Inglês
Tipo (Avaliação Docente):
Científica