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Projeto/Contrato PS:FSE/CED/83522/2008

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto EncerradoEncerrado
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 60015
 
Referência: FSE/CED/83522/2008
Nome Curto: Concepções Pessoais
Título: Concepções pessoais de competência de alunos e eficácia colectiva de turmas, professores e escolas: contributos para a promoção do sucesso escolar no ensino secundário.
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?:
Nº de Instituições Participantes: 2
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: PPCDT - Prog. Reforço e Alargamento do Sistema de Informação em CT&I
Instituição Financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Data de Contrato de Financiamento: 2009-06-26
Calendarização
Data de Início Efetivo: 2009-09-01
Data de Conclusão Prevista: 2010-11-30
Data de Conclusão Efetiva: 2010-11-30
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 48.306,00 EUR
Detalhes
Resumo: Este projecto centra-se em torno de noções como a competência, a motivação e a realização escolar e visa oferecer um contributo para a compreensão dos factores que influenciam e promovem o sucesso no ensino secundário Português. Partindo da ideia de que a competência é um atributo psicossocial, valorizado em vários contextos de realização, incluindo o escolar, este projecto pretende investigar um conjunto de construtos relacionados com a competência, que podem ser vistos integradamente no quadro de uma abordagem compreensiva sobre a competência, a motivação e o rendimento escolar dos alunos. Estes construtos incluem alguns mais relacionados com o indivíduo (concepções pessoais de inteligência, percepções de causalidade, autoconceito, auto-eficácia académica e competência emocional) e um conjunto de construtos mais sistémicos, relacionados com a eficácia colectiva que pode ser aplicada às turmas, aos professores e à escola, enquanto sistemas de acção e interacção dos agentes da escola. Assim, pretende-se conjugar a esfera individual com a sistémica no estudo dos factores que potenciam o sucesso escolar.\nAo longo das 6 fases a executar e que estão apresentadas à frente (desde a fase de revisão da literatura até à de divulgação dos resultados), o projecto irá dividir-se em actividades de análise e de revisão, bem como em actividades de trabalho de campo, pelo que todos os passos da investigação serão fundados quer na teoria, quer em evidências empíricas recolhidas em contexto escolar. O trabalho de campo será desenvolvido em 6 escolas secundárias do Norte de Portugal com a respectiva recolha de dados empíricos. Primeiro, será realizado um conjunto de entrevistas e de estudos-piloto para apoiar a fase de preparação dos instrumentos e para "ouvir" e "sentir" os principais interlocutores na escola. Está prevista a construção de 8 instrumentos: 1 instrumento compósito para avaliar as concepções pessoais de competência (que incluem as concepções pessoais de inteligênci Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências sociais > Ciências da educação

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

Mais informações Não existem Áreas Científicas associadas ao Projeto.

Palavras Chave

  • Concepções pessoais de competência
  • Desenvolvimento social e Serviços Sociais
  • Eficácia colectiva
  • Realização escolar
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
L. Mouta Dias (Autor) (Outra); Luísa Faria (Autor) (FPCEUP)
2010
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
M. Costa (Autor) (Outra); Luísa Faria (Autor) (FPCEUP)
2010
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Joana Stocker (Autor) (Outra); Luísa Faria (Autor) (FPCEUP)
2010
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
A. Costa (Autor) (Outra); Luísa Faria (Autor) (FPCEUP)
2010
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Centro de Psicologia da Universidade do Porto CPUP Portugal Instituto de ID Proponente
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal Universidade Proponente Luísa Faria 226079761 lfaria@fpce.up.pt
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 48.306,00 EUR
Valor Financiado Aprovado: 48.306,00 EUR
Valor co-financiado Aprovado: -
Taxa de Financiamento: 100 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FPCEUP Ana Cristina Fontes da Costa ACFC Bolseiro 0 0 2009-09-01 2010-11-30
FPCEUP Joana Novaes Machado Stocker JNMS Investigador 0 0 2009-09-01 2010-11-30
FPCEUP Luísa Maria Soares Faria LMSF Investigador Responsável na UO 30 0 2009-09-01 2010-11-30
FPCEUP Marisa Raquel da Silva Costa MRSC Bolseiro 0 0 2009-09-01 2010-11-30
FPCEUP Sílvia Teresa Azevedo Pina Neves STAPN Investigador 50 0 2009-09-01 2010-11-30

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FPCEUP 373633 Pedro Alexandre das Neves Leal 220400648
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
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