Bionanotecnologia
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Química |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
O objetivo desta UC é proporcionar uma formação geral sobre bionanotecnologia e sobre as principais aplicações atuais de bionanotecnologia.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da UC os estudantes devem ser capazes de:
1) Definir nanotecnologia e bionanotecnologia e compreender os principais fenómenos físicos à nanoescala;
2) Identificar os principais tipos de materiais utilizados em bionanotecnologia, as suas propriedades e vantagens e desvantagens da sua utilização;
3) Identificar problemas em que o uso de bionanotecnologia poderá ser vantajoso e propor soluções nanotecnológicas para esses problemas;
4) Comunicar oralmente e por escrito com a linguagem apropriada à área.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
NA
Programa
- Bionanotecnologia: perspetiva histórica; conceitos fundamentais; impacto na sociedade.
- Interação de nanomateriais com moléculas biológicas e células: Nanomateriais mais utilizados em bionanotecnologia e suas propriedades; aspetos que governam a interação entre nanomateriais e moléculas biológicas e células; modificação química de nanomateriais para otimização da sua interação com sistemas biológicos. Métodos de estudo da interação de nanomateriais com biomoléculas e células.
- Tópicos selecionados de bionanotecnologia: Biossensores; entrega controlada de fármacos e terapia génica; nanoteragnóstico; nanotoxicologia; análise de biossuperfícies por microscopia de varrimento de sonda (SPM); nanomáquinas; impressão molecular com proteínas.
Bibliografia Obrigatória
Gazit, E.; Mitraki, A; Plenty of Room for Biology at the Bottom: An Introduction to Bionanotechnology. ISBN: 978-1-84816-930-2
Bibliografia Complementar
Mirkin, C.A., Niemeyer, C.M; Nanobiotechnology II: More Concepts and Applications
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Utiliza-se uma abordagem integrada que inclui exposição teórica sobre os principais conceitos, estudos de casos adaptados ao conteúdo programático, seguido de uma componente de aprendizagem ativa, individual, que permite que os estudantes explorem e apliquem os conhecimentos adquiridos e que consiste da preparação de uma apresentação oral sobre projeto inovador usando bionanotecnologia.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Nanotecnologia
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Biotecnologia > Nanobiotecnologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Prova oral |
50,00 |
| Teste |
50,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
| Estudo autónomo |
43,00 |
| Frequência das aulas |
21,00 |
| Total: |
84,00 |
Obtenção de frequência
NA
Fórmula de cálculo da classificação final
1) Apresentação oral sobre um tema de bionanotecnologia
2) Teste
A avaliação é distribuída pelas atividades efetuadas durante o semestre, com o seguinte peso relativo: 1) 50%; 2) 50%
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes trabalhadores e noutros regimes especiais poderão substituir algumas das componentes de avaliação presenciais por provas a combinar. Esta avaliação especial deve ser combinado com o professor no início das aulas.
Melhoria de classificação
Dada o caráter de avaliação distribuída da UC, a melhoria de nota só pode ser efetuada por frequência da UC no ano letivo seguinte
Observações
Júri:
Eulália Pereira
Clara Pereira