Seminário
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Familiarização com a pesquisa e seleção de bibliografia científica e técnica, e aquisição de competências na análise e discussão da mesma e na comunicação matemática oral e escrita.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes devem adquirir competências nos seguintes domínios:
a) pesquisa e seleção de bibliografia científica relevante para o seu tema de dissertação ou estágio;
b) compreensão, análise, discussão e crítica da bibliografia selecionada;
c) comunicação oral e escrita de resultados matemáticos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Os temas são diversos e de acordo com os assuntos de dissertação/estágio dos estudantes. Cobrem tópicos de interesse geral em Matemática e suas aplicações.
Bibliografia Obrigatória
A definir ao longo do curso; de acordo com os temas de dissertação/projeto/estágio
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Cada estudante (em conjunto com o seu orientador) seleciona um artigo (ou vários), em geral próximo do tema da dissertação/estágio. Esses artigos são o assunto dos seminários proferidos pelos estudantes, que devem incentivar a sua discussão na turma. Até que os seminários comecem, haverá discussão sobre os vários artigos, e familiarização com técnicas de comunicação oral.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
5,00 |
| Prova oral |
55,00 |
| Trabalho escrito |
40,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
38,00 |
| Frequência das aulas |
28,00 |
| Trabalho escrito |
15,00 |
| Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
n.a.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta das três componentes (com respetivos pesos) acima descritas.
Melhoria de classificação
Não há lugar a melhoria de classificação.