Código: | CAGR4009 | Sigla: | CAGR4009 | Nível: | 400 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Agrárias |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia Agronómica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
M:EAGR | 10 | Plano de Estudos Oficial | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Mário Manuel de Miranda Furtado Campos Cunha | Regente |
Teórica: | 1,62 |
Práticas Laboratoriais: | 1,62 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teórica | Totais | 1 | 1,615 |
Mário Manuel de Miranda Furtado Campos Cunha | 1,076 | ||
Filipe Baptista Neves dos Santos | 0,539 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 1 | 1,615 |
Renan Tosin | 1,075 | ||
Filipe Baptista Neves dos Santos | 0,54 |
Os objetivos da unidade curricular de Agricultura de Precisão focam a necessidade de fornecer aos estudantes uma compreensão abrangente e aplicada dos princípios e práticas desta disciplina. Ao avaliar a variabilidade espácio-temporal dos recursos e dos fatores de produção, os conteúdos programáticos abordam diretamente a capacidade dos estudantes de delinear uma gestão agronómica precisa, contribuindo para indicadores agronómicos, económicos e ambientais otimizados em diferentes escalas, desde a parcela até à região.
A integração de conceitos gerais em Agricultura de Precisão com tecnologias de suporte, como sistemas de posicionamento e informação geográfica, sensores de proximidade do solo e planta, e unidades motrizes, demonstra o compromisso da UC em desenvolver uma visão integrada da AP, capacitando os estudantes para o uso proficiente das tecnologias e ferramentas disponíveis para coletar, analisar e transformar dados agronómicos em conhecimento útil.
Esta abordagem é fundamental para conceber sistemas de cultura orientados para a Agricultura de Precisão, considerando diversos objetivos e restrições definidos pelo contexto agronómico, económico, ambiental e social, e capacitar os estudantes para desenvolver soluções inovadoras em situações complexas ou com informação limitada, promovendo uma análise crítica e uma comunicação proficiente de raciocínios e conclusões- Conceitos operacionais em Agricultura de Precisão
- Dimensões da Agricultura de Precisão: Agronomia, Tecnologia e Sustentabilidade
Variabilidade dos Solos e das Plantas: Compreensão das causas, métodos de medição e atuação
- Sistemas de Posicionamento e Navegação
- Sistemas de Informação Geográfica (SIG)
- Tecnologias de Detecção Remota
- Sensores para Solos e Plantas
- Plataformas Terrestres e Aéreas
- Sistemas de Controlo: Comunicação PC-Trator-Implemento
- Outros Sistemas de Controlo: Condução semi-automática, Telemetria, Tecnologias de Taxa Variável (VRT, conceitos básicos).
- Conceitos gerais e específicos, operações e maquinaria associada
- Tomada de decisão agronómica: Em tempo real, com mapa de prescrição e com sistemas de apoio à decisão (DSS)
- Monitorização e mapeamento de Fenotipagem
- Operações de Mobilização do Solo, Sementeira, Fertilização, Proteção das Plantas e Colheita
Na primeira aula são apresentados os principais recursos bibliográficos recomendados os quais são tipificados de acordo com a sua utilização na UC. Ao longo da UC serão recomendados textos e artigo científicos disponíveis na biblioteca digital da UP para suporte dos temas lecionados e que, geralmente, são complementares dos livros de texto recomendados, por exemplo:
- Shannon, D., Clay, D. e Kitchen, N. 2018. Precision Agriculture Basics. American Society of Agronomy, Crop Science Society of America and Soil Science Society of America, Book series, 230p + anexos. ISBN:9780891183679.
Os artigos científicos indicados serão atualizados periodicamente de acordo com o desenvolvimento do estado da arte. Os estudantes, como referido, terão ainda acesso aos tutoriais e documentação de apoio à utilização de aplicações das ferramentas informáticas, especificamente desenvolvidos para esta UC
Esta UC adotará uma abordagem pedagógica centrada no aluno, promovendo a aprendizagem ativa e prática.
O processo de ensino/aprendizagem é estruturado no trabalho presencial autónomo e acompanhado, em aulas teóricas (T), teórico-práticas (TP), e atendimento personalizado, visando a aquisição de conhecimento (factual, conceptual, processual e metacognitivo) e o desenvolvimento do processo cognitivo (integrar, compreender, aplicar, analisar, avaliar e criar).
As atividades de aprendizagem incluem
- Ensino-Aprendizagem baseado em projetos, que deverá beneficiar de enquadramento em estudos de caso de implementação de modelos de AP/tecnologias em ambiente empresarial e na investigação realizada no universo UP.
- Utilização de ferramentas especializadas: “Geomática e Agromática” entre outras.
- Aprendizagem pela descoberta guiada em ambiente de simulação e gamificação baseadas na utilização de ferramentas e aplicações computacionais de simulação digital especializadas no ensino agronómico e concretamente em AP que permite espaços de realidade virtual que aproximam os estudantes e os professores do contexto profissional.
- Atividades de ensino-aprendizagem em ambiente não académico, operacionalizadas em 1) centros de investigação, para os estudantes contatarem com a oficina, a instrumentação, a “cocriação” da prototipagem com TLR mais baixos e 2) Lighthouses e Living labs e 3) montras tecnológicas que permitam o contacto dos estudantes com inovação tecnológica com maior nível de maturidade tecnologia (TRL 9).
- Método expositivo ou dedutivo: desenvolvimento da exposição por ciclos de iniciação-resposta para a interação programada dos estudantes na análise participativa dos conceitos e exemplos de aplicações de AP.
As aulas com caráter expositivo poderão utilizar, as modalidades de ensino “b-learning” sendo esta modalidade também recomendada em contexto de apoio tutorial às “atividades de projeto”.
A coerência entre as metodologias e os objetivos é evidente, proporcionando uma abordagem equilibrada e abrangente que permite aos estudantes não só adquirir conhecimentos teóricos, mas também interagir com o desenvolvimento de sistemas baseados em AP.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 45,00 |
Trabalho laboratorial | 25,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de projeto | 49,00 |
Estudo autónomo | 73,00 |
Trabalho laboratorial | 40,00 |
Total: | 162,00 |
A fórmula de calculo da classificação final (CF) do estudante na UC é a seguinte:
CF = (EE x (45 - %Cs) + TP1x20+TP2 x 7.5 + TP3 x 10 + TP4 x 10 + FS x 7.5 + (Cs x (0-7.5))/100
Classificação final:
- Exame escrito
- Trabalho prático 1 (TP1) – GNSS/RTK
- Trabalho prático 2 (TP2) – Sensores e Invidices de vegetação.
- Trabalho prático 3 ( TP3) - GIS/Deteção remota
- Practical Work 4 (TP4) - Mapa de prescrição
- Farm simulador (Fs)
- Competências complementares (opcional) - Cs
Para aprovação na unidade curricular:
Na “época de avaliação especial de conclusão de curso” e na “época de avaliação para estudantes com estatuto ou condição especial”, além do exame escrito, os estudantes deverão ser avaliados em todas as componentes previstas na "formulação de avaliação" da UC, como trabalhos práticos (TPn), projetos ou estudos de caso. Para este efeito, não poderão ser utilizados trabalhos realizados em momentos anteriores de avaliação.
Os estudantes que pretendam usufruir desta época especial de avaliação devem, após verificar a sua elegibilidade, contactar o docente da UC com, pelo menos, uma semana de antecedência em relação ao exame, para que lhes sejam fornecidos os protocolos dos TPn, projetos ou estudos de caso a realizar.
Os estudantes com estatuto que permita a dispensa de assiduidade (ex. isenção de faltas), para obtenção da frequência, devem realizar os trabalhos práticos/projetos/estudos de caso previstos na UC, tal como referido anteriormente.
A melhoria da classificação na UC abrange todas as componentes de avaliação previstas (cf. fórmula de avaliação), além do exame escrito. Não é permitida a melhoria parcial de componentes individuais da UC. Todos os trabalhos práticos (TPn)/projetos/estudos de caso submetidos para melhoria deverão ser diferentes daqueles apresentados em momentos de avaliação anteriores, como na época normal.
Para realizar a prova de melhoria, os estudantes devem, previamente, inscrever-se na “secretaria de alunos” da FCUP.