Álgebra Linear e Geometria Analítica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve saber e compreender: a resolução e discussão de sistemas de equações lineares usando o método de Gauss e recorrendo à notação matricial dos sistemas; propriedades no cálculo do determinante de uma matriz quadrada, e conhecendo em particular a sua interpretação em termos de áreas e volumes; os conceitos básicos e resultados fundamentais relativos a espaços vetoriais e a aplicações lineares entre espaços vetoriais de dimensão finita.
Resultados de aprendizagem e competências
Ao completarem esta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de: efetuar as principais operações com matrizes; resolver sistemas de equações lineares usando matrizes; utilizar matrizes para discutir sistemas de equações lineares; calcular determinantes; aplicar as propriedades dos determinantes; reconhecer espaços e subespaços vetoriais; determinar bases de espaços vetoriais reais; calcular a dimensão de espaços vetoriais; reconhecer funções lineares e as suas principais propriedades; determinar ou justificar porque não existem funções lineares satisfazendo determinadas condições; trabalhar com matrizes associadas a funções lineares; determinar vetores e valores próprios de matrizes; diagonalizar uma matriz (caso seja possível); usar algumas propriedades da diagonalização de matrizes. Identificar cónicas
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Sistemas de equações lineares:
- Matrizes:
- Determinantes:
- Espaços vectoriais:
- Aplicações lineares:
- Vetores e valores próprios e diagonalização de matrizes
- Cónicas
- Espaço dual
Bibliografia Obrigatória
Ana Paula Santana;
Introdução à álgebra linear. ISBN: 978-989-616-372-3
Isabel Cabral;
Álgebra linear. ISBN: 978-972-592-239-2
Howard Anton, Chris Rorres; Elementary Linear Algebra - Applications Version, 9 edition. ISBN: ISBN 13: 978-0471669593
Bibliografia Complementar
Edwards jr. C. H.;
Elementary linear algebra. ISBN: 0-13-258245-7
Mansfield Larry E.;
Linear algebra with geometric applications. ISBN: 0-8247-6321-1
Howard Anton, Chris Rorres; STUDENT SOLUTIONS MANUAL TO ACCOMPANY Elementary Linear Algebra with Applications 9 edition, Wiley, 2005. ISBN: ISBN-13 978- 0-471-43329-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As horas de contacto estão distribuídas em aulas teóricas e teórico-práticas. Nas primeiras são apresentados os conteúdos do programa, recorrendo-se a exemplos para ilustrar os conceitos tratados e orientar os estudantes. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos exercícios e problemas, previamente indicados. São disponibilizados materiais de apoio na página da disciplina (no Moodle). Para além das aulas, há períodos de atendimento semanais onde os estudantes têm oportunidade de esclarecer dúvidas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
114,00 |
Frequência das aulas |
48,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Não é exigida assiduidade.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação da época normal será feita com base em dois testes e a nota final é a média aritmética de ambos.
Época de recurso e época especial de setembro
Para os estudantes que realizam o exame para aprovação, o exame final tem duas partes, cada uma correspondente a um dos testes:
- Podem optar por fazer no exame quaisquer partes ou usar classificações de partes correspondentes obtidas em testes.
- Caso optem por realizar uma parte no exame, será a classificação aí obtida a considerada para a nota final.
- A classificação final será calculada como na época normal.
Melhoria de classificação: Exame sobre a totalidade do programa dado não havendo hipotese de usar testes.
Provas e trabalhos especiais
Exame escrito ou oral.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Exame escrito ou oral.
Melhoria de classificação
Exame. Os estudantes que estejam a fazer melhoria não o podem fazer por testes.
Observações
Artigo 13º do Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes de Primeiros Ciclos, de Ciclos de Estudos Integrados de Mestrado e de Segundos Ciclos da U.Porto, aprovado em 19 de Maio de 2010 (cf. http://www.fc.up.pt/fcup/documentos/documentos.php?ap=3&ano=2011): "A fraude cometida na realização de uma prova, em qualquer das suas modalidades, implica a anulação da mesma e a comunicação ao órgão estatutariamente competente para eventual processo disciplinar."
A qualquer aluno pode ser exigida a realização de uma prova oral para esclarecer dúvidas que tenham surgido relativamente às provas ou trabalhos de avaliação.