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Fisiologia Vegetal

Código: BIOL1005     Sigla: BIOL1005     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 162 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
L:CC 1 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 2 - 6 48 162
3
L:F 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
3
L:G 2 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 48 162
3
L:M 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
3
L:Q 14 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 48 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-09-21.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Observações, Obtenção de frequência, Bibliografia Obrigatória, Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A Unidade Curricular (UC) Fisiologia Vegetal tem como principal objetivo dar a conhecer os principais aspetos da fisiologia das plantas superiores, especialmente os processos bioquímicos e moleculares envolvidos no seu crescimento e desenvolvimento. É também objetivo desta UC que o estudante compreenda o modo como as plantas interagem com o meio ambiente. A componente prática da UC proporciona ainda o contacto dos estudantes com técnicas utilizadas para o estudo de processos fisiológicos.

Resultados de aprendizagem e competências

A frequência da UC deverá permitir aos estudantes terem competência e capacidade para:

  • Compreender a importância das plantas na sociedade atual;
  • Mostrar conhecimento sobre a importância da água para o crescimento e desenvolvimento vegetal;
  • Explicar os sistemas de transporte na planta e como são regulados;
  • Explicar como as plantas detetam e respondem a alterações na qualidade e quantidade de luz;
  • Reconhecer quais os nutrientes minerais essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas, mobilidade e função;
  • Mostrar conhecimento sobre as fitohormonas e a sua importância como fatores de crescimento e sinais endógenos mediadores na resposta a stresses e a alterações sazonais;
  • Reconhecer os principais fatores de stresse abiótico a que as plantas estão expostas;
  • Compreender os processos envolvidos no processo de floração;
  • Reconhecer as potencialidades da biotecnologia vegetal;
  • Conhecer os métodos mais usados para modificar geneticamente plantas superiores;
  • Compreender o processo de senescência foliar e os eventos citológicos, bioquímicos e moleculares a ela subjacentes.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não há pré-requisitos

Programa

- Compreensão da importância das plantas no mundo global.

- Equilíbrio hídrico nas plantas. Conceito de potencial hídrico e comportamento osmótico das células. Água no contínuo solo-planta-atmosfera. Mecanismo de controlo do funcionamento dos estomas e sinais ambientais de regulação. Translocação no floema: teoria do fluxo em massa.

- Fotomorfogénese mediada pela luz vermelha e azul. Fitocromo: propriedades e funções ecológicas. Adaptação das plantas a alterações na qualidade da luz e influência na germinação de sementes. Respostas e fotorrecetores à luz azul.

- Fisiologia da floração. Conceito e influência dos fatores ambientais.

- Nutrientes minerais. Critérios de essencialidade. Elementos essenciais e sua classificação. Culturas sem solo. Sintomatologia de carência nutricional. Métodos histoquímicos e bioquímicos para diagnose de carências nutricionais. Disponibilidade e movimento dos nutrientes no solo. Absorção e transporte de nutrientes na raíz e na planta. Micorrizas e sua importância na nutrição das plantas. 


- Crescimento e desenvolvimento das plantas e sinais internos e ambientais. As hormonas como sinais integradores do desenvolvimento: auxinas, citocininas, giberelinas, etileno, ácido abscísico, brassinoesteróides e estrigolactonas. Outras moléculas sinal: jasmonatos e ácido salicílico.

- Respostas das plantas a vários stresses abióticos e fatores que determinam essas respostas. 

- Culturas in vitro de células vegetais e principais aplicações da biotecnologia vegetal.

- Metodologias mais comuns na transformação genética de plantas superiores.

- Fisiologia da senescência foliar.





Bibliografia Obrigatória

Taiz Lincoln; Plant physiology. ISBN: 9780878935659
Buchanan Bob B. 340; Biochemistry & molecular biology of plants. ISBN: 978-0-470-71421-8
Lincoln Taiz; Plant physiology and development. ISBN: 978-0-19-757724-0

Bibliografia Complementar

Taiz Lincoln 340; Plant physiology and development. ISBN: 9781605352558

Observações Bibliográficas

A bibliografia aconselhada encontra-se disponível na biblioteca Central da FCUP (ed. FC1). Serão ainda disponibilizados elementos complementares de estudo pelos docentes da unidade curricular.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas de natureza expositiva-interrogativa apoiadas em projeções de PowerPoint.
Aulas práticas que proporcionam a aquisição de competências específicas, designadamente as que resultam da execução de trabalhos práticos laboratoriais.

A calendarização das aulas práticas, bem como o conjunto de procedimentos para cada trabalho laboratorial, estão disponíveis para os estudantes na página web da UC.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 93,00
Trabalho laboratorial 7,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 112,00
Frequência das aulas 48,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Aulas práticas são de frequência obrigatória (presença mínima em 75% das aulas). 
Para obtenção da frequência é obrigatória a apresentação e discussão dos resultados de um trabalho laboratorial realizado durante as aulas práticas (ver fórmula de cálculo da classificação final).

Estudantes trabalhadores: realização de 2/3 dos trabalhos práticos.
Os estudantes trabalhadores no caso de não frequentarem as aulas práticas, terão de realizar um exame complementar de índole prática com o objetivo de demonstar que possuem os conhecimentos e competências exigidas na UC (Ver Avaliação Especial)


Fórmula de cálculo da classificação final

Os estudantes têm de optar por uma modalidade de avaliação de conhecimentos: 
I. Exame final OU II. Avaliação distribuída (frequências)

I. Exame final escrito (componente teórica e componente teórico-prática)

- Exame teórico (T), 20 valores
- Exame teórico-prático (TP), 16 valores
- Apresentação e discussão dos resultados de um trabalho laboratorial realizado durante as aulas práticas (AP), 4 valores

Notas Mínimas: exame T - 8 valores
                       exame TP - 6,5 valores

Nota Final – [2T+(TP+AP)]/3

II. Avaliação distribuída (frequências)

- 2 Avaliações teóricas (FT1 e FT2), cada 20 valores
- Exame teórico-prático (TP), 16 valores
- Apresentação e discussão dos resultados de um trabalho laboratorial realizado durante as aulas práticas (AP), 4 valores

- Nota Final – [2(média FT1+FT2)(TP+AP)]/3
 
Notas Mínimas: avaliações teóricas (FT1 e FT2) - 8 valores
                       exame TP - 6,5 valores


A 1ª frequência será realizada a meio do semestre. A 2ª frequência será realizada no dia do exame da unidade curricular, da época normal.

A aprovação é obtida com nota final na UC de 9,5/20 valores

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes trabalhadores no caso de não frequentarem as aulas práticas, terão de realizar um exame complementar de índole prática com o objetivo de demonstar que possuem os conhecimentos e competências exigidas na UC.

 

Melhoria de classificação

É possível fazer melhoria à nota obtida no exame final.

Para melhoria de nota final o aluno necessita de requerer nova prova de exame, de acordo com a legislação vigente relativa ao assunto.

 

 

Observações

Regente - Fernanda Fidalgo

Júri da Unidade Curricular - Fernanda Fidalgo e Paula Melo

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