Código: | Q3008 | Sigla: | Q3008 | Nível: | 300 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Química |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Química e Bioquímica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:Q | 43 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 3 | - | 6 | 48 | 162 |
O Módulo 1 do curso proporciona um estudo sistemático das modernas técnicas de cromatografia gasosa, cromatografia líquida de alta eficiência, cromatografia iónica e eletroforese capilar. Será dado particular relevo à teoria, aos princípios e à aplicação daquelas técnicas de separação à análise química de amostras reais.
O Módulo 2 aborda o uso e interpretação do modo de funcionamento de diferentes metodologias experimentais para medição e avaliação de propriedades físico-químicas e métodos de análise. Serão apresentados os princípios fundamentais dos sistemas de aquisição e controlo de dados assim como alguns conceitos básicos de instrumentação e tratamento de sinal. Serão apresentados, descritos e usados alguns sensores para avaliação de sinais comuns usados na medição de propriedades. Será dado especial relevo à diferenciação metodológica e a implementação de uma metodologia para avaliação de um problema específico com base numa mesma base instrumental e sensorial.
Objetivos:
Módulo 1
- Descrever e explicar os princípios gerais e as teorias de cromatografia e de eletroforese capilar
- Reconhecer o conceito, bem como a instrumentação de cromatografia gasosa, cromatografia líquida de alta eficiência, cromatografia iónica e eletroforese capilar.
Módulo 2
- Interpretação de um sinal físico e formas de avaliação sensorial;
- Interpretação de um diagrama de aquisição e controlo de dados e sua interligação com a metodologia usada para avaliar uma determinada propriedades / processo;
- Desenvolver capacidades interpretativas e descritivas para avaliar um sistema instrumental, nomeadamente a capacidade de visualização esquemática do modo de funcionamento de um sistema instrumental, sensorização, amplificação, condicionamento, filtragem análise dos sinais.
- Identificar e interpretar o modo de funcionamento diferencial;
- Ser capaz de fazer uma avaliação elementar do efeito das variáveis fundamentais (pressão e temperatura) na metodologia e resultados obtidos;
- Ter noção da importância e efeito da interferência multidimensional / multivariacional nos resultados instrumentais.
Módulo 1
-aplicar as teorias cromatográficos e de eletroforese para melhorar a seletividade e a eficiência da separação.
-uso das técnicas cromatográficas mais relevantes na resolução de problemas da análise química
Módulo 2
- Ter uma noção elementar do modo de funcionamento de sistemas de aquisição e controlo;
- Conceitos básicos de instrumentação e tratamento de sinal;
- Ser capaz de descrever alguns sensores e avaliar os sinais comuns usados na medição de propriedades;
- Ser capaz de exemplificar, descrever e ter noção da importância de uma metodologia diferencial;
- Dar exemplos e saber quais os métodos instrumentais mais comuns que podem ser usados para determinar algumas propriedades;
- Aprender os fundamentos teóricos de diferentes propriedades físicas;
- Ser capaz de descrever e conhecer algumas metodologias experimentais incluindo características e limitações;
- Ser capaz de racionalizar relações entre os resultados instrumentais e as propriedades físicas medidas;
- Possuir capacidade de leitura/compreensão de artigos/capítulos de livro relevantes;
- Ser capaz de preparar e realizar a exposição oral de apresentações sobre os resultados experimentais obtidos.
Módulo 1 - Métodos de separação cromatográfica
1.1 Teoria geral da separação cromatográfica em coluna
1.2 Otimização da separação cromatográfica
1.3 Cromatografia gasosa
1.4 Cromatografia líquida de alta eficiência
1.5 Cromatografia iónica
1.6 Outras técnicas cromatográficas
1.7 Eletroforese capilar
Módulo 2 - Instrumentação, aquisição de dados e metodos para medição de propriedades químico-físicas
2.2 - Contacto com sistemas instrumentais: Sistemas de aquisição e controlo de dados; sistemas de conversão de sinal (ADC/DAC & DIO); sensores, trandutores e Microprocessadores (Arduino).
2.3 - Metodologias instrumentais para caracterização de materiais, baseados em propriedades químico-físicas
(Espectroscopia, potenciometria, refratrometria, tensiometria, viscosimetria, analise térmica, calorimetria)
2.4 - Trabalhos práticos laboratorias de contacto com metodologias instrumentais
a) Determinação da refração molar da água e de líquidos orgânicos.
b) Determinação da tensão superficial de líquidos em função de parâmetros moleculares e da temperatura.
c) Determinação da viscosidade água e sua variação com a temperatura.
d) instalação e uso de um sistema de aquisição de dados para medição de temperatura e pressão;
e) contacto com sensores de: temperatura, pressão, pH, condutividade elétrica, luz, nivél, etc
f) contacto com sistemas de atuação e controlo: actuadores mecanicos, relês, entradas e saidas digitais, contadores, etc.
O ensino será teórico-prático e prático.
- Nas aulas teórico-práticas serão introduzidos os conceitos, princípios e descrição da instrumentação.
- Nas aulas práticas serão:
Designação | Peso (%) |
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Exame | 65,00 |
Trabalho laboratorial | 35,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 88,00 |
Frequência das aulas | 48,00 |
Trabalho laboratorial | 26,00 |
Total: | 162,00 |
Os estudantes devem comparecer a um mínimo de 3/4 do número total de aulas e realizar pelo menos 2/3 dos trabalhos laboratoriais previstos, para poderem ser admitidos a avaliação.
O incumprimento do requisito do número mínimo de trabalhos leva à perda de frequência da UC.
AC1: quantifica o desempenho laboratorial e a discussão final dos relatórios referente aos
conteúdos descritos como Módulo 1
AC2: quantifica o desempenho laboratorial e a discussão final dos relatórios referente aos
conteúdos descritos como Módulo 2
AC = 0.5xAC1 + 0.5xAC2
Nota mínima de AC : 9,5 valores (escala 0 a 20)
Classificação final
AC: quantifica o desempenho laboratorial e a discussão final dos relatórios referente aos
conteúdos descritos como Módulo 1 e Modulos 2
EX: Nota do exame final
O exame final é constituído por um exercício escrito de resposta múltipla e resposta aberta que aborda o programa e temáticas que foram desenvolvidas nos Módulos 1 e Módulos 2
Nota mínima: 9,5 valores (escala 0 a 20)
Nota Final = 0.65 x EX + 0.35 x AC
(escala 0 a 20)
A avaliação especial é assegurada por um exame oral.
A classificação da componente distribuída da avaliação, que incluí avaliação prática (AC ) não pode ser melhorada.
EX: Nota do exame final
O exame final é constituído por um exercício escrito de resposta múltipla e resposta aberta.
Nota mínima: 9,5 valores (escala 0 a 20)
Nota Final = 0.65 x EX + 0.35 x AC
(escala 0 a 20)