Projeto de Vegetação e Regeneração da Paisagem
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Arquitetura Paisagista |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
M:AP |
25 |
Plano de Estudos Oficial |
1 |
- |
9 |
70 |
243 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Conhecer os principais tipos de intervenção e desenho regenerativo com vegetação para as situações mais recorrentes de espaços exteriores degradados no contexto atual, com recurso a técnicas e materiais de baixo custo e longa duração (exº - recursos do lugar, regeneração natural, formações de plantas autóctones, substratos pouco aditivados, elevada resiliência, elevada diversidade, baixa manutenção).
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular os estudantes terão desenvolvido competências de instrução concetual e técnica de peças de projeto de regeneração de espaços exteriores degradados, nomeadamente programas de intervenção, planos gerais de intervenção, planos de modelação e drenagem natural do terreno, planos de instalação de formações vegetais autóctones, planos de manutenção e monitorização, medição, quantificação e orçamentação
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
--
Programa
- O desenho regenerativo com vegetação: ética, estética e funcionalidade.
- Princípios que assistem à intervenção regenerativa com vegetação: objetivos, contexto, diagnóstico.
- Projetar promovendo a regeneração e a sucessão ecológica natural.
- Pedreiras, escombreiras, aterros, restos de obras e solos pobres.
- Taludes e encostas declivosas.
- Áreas desertificadas, erodidas e sujeitas a fogo.
- Margens de cursos de água, zonas industriais e zonas de agricultura intensiva.
- Zonas dunares e costeiras.
- Aterros sanitários e zonas de solos contaminados.
- Exemplos de boas práticas e casos de referência.
Bibliografia Obrigatória
A.D. Bradshaw, M. J. Chadwick, ; Restoration of land: the ecology and reclamation of derelict and degraded land (Studies in Ecology). , Blackwell Science Inc, 1980. ISBN: 13: 978-0632091805
João Manuel da Silva Alves;
Habitats naturais e seminaturais de Portugal Continental. ISBN: 972-8402-50-3
Kate Kennan;
Phyto. ISBN: 978-0-415-81415-7
Landscape Institute;
Guidelines for landscape and visual impact assessment. ISBN: 978-0-415-23185-5
D. Harker, G. Libby, K. Harker, S. Evans, M. Evans; Landscape Restoration Handbook, Lewis Publishers, 1997. ISBN: 56670-175-9
Gilbert, Oliver; Anderson, Penny ; Habitat Creation and Repair, Oxford University Press, 1998. ISBN: 0-19-854966-0
N. J. Coppin; Use of Vegetation in Civil Engineering, Butterworth-Heinemann. , 1990. ISBN: 978-0408038492
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas:
- Exposição dos conteúdos programáticos com recurso a projeções em Power point e vídeos.
- Apresentação e discussão de casos de estudo.
Aulas práticas:
Elaboração de exercícios projetuais modulares relativos a temáticas selecionadas. Estes exercícios irão incidir sobre paisagens reais onde foram identificadas perturbações de diversos tipos. O exercício constará de análise e diagnóstico dos principais problemas existentes, desenvolvimento de técnicas de recuperação de paisagem com vegetação, proposta de intervenção e previsão da evolução das medidas propostas.
Os exercícios deverão decorrer em ambiente “workshop” que deverá contar, sempre que possível, com convidados especialistas em cada temática em análise.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
30,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
173,00 |
Frequência das aulas |
70,00 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
Condições de frequência: assiduidade mínima, de acordo com os regulamentos; cumprimento de todos os momentos de avaliação; presença obrigatória nas visitas de estudo e nas aulas com especialistas convidados.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Teórica: 30%
Avaliação Prática: 70%
Na avaliação de trabalhos em grupo será tida em conta a prestação individual de cada aluno, pelo que poderá haver notas diferentes dentro do mesmo grupo.
Provas e trabalhos especiais
n/a
Trabalho de estágio/projeto
n/a
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Aplicam-se os regulamentos da FCUP/UP.
Melhoria de classificação
Não existe possibilidade de melhoria de qualquer dos momentos de avaliação.
Observações
Juri da Unidade Curricular:
Cláudia Oliveira Fernandes
Catarina Patoilo Teixeira
Os alunos dispensados da verificação das condições de assiduidade deverão acordar previamente com o regente, na primeira semana de aulas, aspectos relativos à sua participação nas aulas e ao modo de avaliação.