Formação Complementar em Matemática III
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Aprofundamento do conhecimento dos conteúdos programáticos abordados no 3º ciclo do ensino básico e/ou no ensino secundário, incluindo a sua fundamentação avançada, permitindo ao futuro professor alicerçar os seus conhecimentos sobre os assuntos que irá leccionar numa estrutura sólida que lhe permita sentir-se à vontade para motivar, ensinar, esclarecer e estimular os seus alunos de uma forma enriquecedora e abrangente.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos são assuntos que são abordados no 3º ciclo do ensino básico e/ou no ensino secundário, sendo assim essencial que os futuros professores os compreendam e dominem em profundidade, de modo a sentirem-se confiantes relativamente à sua leccionação. Esses assuntos serão abordados sob diversas perspectivas, sendo igualmente estudadas relações e conexões entre eles, de modo a garantir uma sólida formação de base na área da docência.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Cálculo integral e primitivação.
Funções logarítmicas e exponenciais.
Funções trigonométricas.
Geometria Analítica no plano e no espaço.
Estatística
Bibliografia Obrigatória
António Bivar, Carlos Grosso, Filipe Oliveira, Maria Clementina Timóteo, Luísa Loura; Programa e Metas Curriculares - Matemática A - Ensino Secundário
António Bivar, Carlos Grosso, Filipe Oliveira, Maria Clementina Timóteo, Luísa Loura; Cadernos de apoio às Metas Curriculares para o Ensino Secundário
António Bivar, Carlos Grosso, Filipe Oliveira, Maria Clementina Timóteo; Programa e Metas Curriculares - Matemática - Ensino Básico
António Bivar, Carlos Grosso, Filipe Oliveira, Maria Clementina Timóteo; Cadernos de apoio às Metas Curriculares para o Ensino Básico
Bibliografia Complementar
Spivak Michael;
Calculus. ISBN: 0-914098-89-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Haverá aulas teórico-práticas, com exposição dos conteúdos programáticos e resolução de exercícios e problemas de aplicação. Os estudantes serão também encorajados a participarem em formas de trabalho autónomas, que envolvam pesquisa bibliográfica e estudo de alguns assuntos com vista à sua apresentação durante as horas de contacto, sendo assim favorecida a consolidação dos seus conhecimentos, o treino da habilidade de se actualizarem pedagogicamente e cientificamente, favorecendo o desenvolvimento das suas capacidades docentes e a sua preparação para fazer face a alterações nos programas escolares, a desafios que os estudantes coloquem, e à natural dinâmica escolar. A avaliação incluirá processos diversificados, como testes, apresentações orais, redacção de textos, adaptados à especificidade da unidade curricular.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
25,00 |
Teste |
50,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
114,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Trabalho escrito |
6,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Não aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída sem exame final: dois testes (cotados para 5 valores cada um), exposição numa aula (5 valores) e redacção de um texto (5 valores).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Qualquer exame requerido ao abrigo de estatutos especiais constará de uma prova escrita que poderá ser precedida de uma prova (oral ou escrita) eliminatória, destinada a avaliar se o aluno está em condições mínimas de tentar obter aprovação à disciplina na prova escrita.
Melhoria de classificação
Apenas será possível a melhoria de classificação nas componentes dos testes.