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Formação Complementar em Matemática III

Código: M4071     Sigla: M4071

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:ENSM 9 Plano de Estudos M:ENSMAT_2015_2016 2 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aprofundamento do conhecimento dos conteúdos programáticos abordados no 3º ciclo do ensino básico e/ou no ensino secundário, incluindo a sua fundamentação avançada, permitindo ao futuro professor alicerçar os seus conhecimentos sobre os assuntos que irá leccionar numa estrutura sólida que lhe permita sentir-se à vontade para motivar, ensinar, esclarecer e estimular os seus alunos de uma forma enriquecedora e abrangente.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos são assuntos que são abordados no 3º ciclo do ensino básico e/ou no ensino secundário, sendo assim essencial que os futuros professores os compreendam e dominem em profundidade, de modo a sentirem-se confiantes relativamente à sua leccionação. Esses assuntos serão abordados sob diversas perspectivas, sendo igualmente estudadas relações e conexões entre eles, de modo a garantir uma sólida formação de base na área da docência.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Cálculo integral e primitivação.
Funções logarítmicas e exponenciais.
Funções trigonométricas.
Geometria Analítica no plano e no espaço.
Estatística

Bibliografia Obrigatória

António Bivar, Carlos Grosso, Filipe Oliveira, Maria Clementina Timóteo, Luísa Loura; Programa e Metas Curriculares - Matemática A - Ensino Secundário
António Bivar, Carlos Grosso, Filipe Oliveira, Maria Clementina Timóteo, Luísa Loura; Cadernos de apoio às Metas Curriculares para o Ensino Secundário
António Bivar, Carlos Grosso, Filipe Oliveira, Maria Clementina Timóteo; Programa e Metas Curriculares - Matemática - Ensino Básico
António Bivar, Carlos Grosso, Filipe Oliveira, Maria Clementina Timóteo; Cadernos de apoio às Metas Curriculares para o Ensino Básico

Bibliografia Complementar

Spivak Michael; Calculus. ISBN: 0-914098-89-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Haverá aulas teórico-práticas, com exposição dos conteúdos programáticos e resolução de exercícios e problemas de aplicação. Os estudantes serão também encorajados a participarem em formas de trabalho autónomas, que envolvam pesquisa bibliográfica e estudo de alguns assuntos com vista à sua apresentação durante as horas de contacto, sendo assim favorecida a consolidação dos seus conhecimentos, o treino da habilidade de se actualizarem pedagogicamente e cientificamente, favorecendo o desenvolvimento das suas capacidades docentes e a sua preparação para fazer face a alterações nos programas escolares, a desafios que os estudantes coloquem, e à natural dinâmica escolar. A avaliação incluirá processos diversificados, como testes, apresentações orais, redacção de textos, adaptados à especificidade da unidade curricular.


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 25,00
Teste 50,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 114,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho escrito 6,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final: dois testes (cotados para 5 valores cada um), exposição numa aula (5 valores) e redacção de um texto (5 valores).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Qualquer exame requerido ao abrigo de estatutos especiais constará de uma prova escrita que poderá ser precedida de uma prova (oral ou escrita) eliminatória, destinada a avaliar se o aluno está em condições mínimas de tentar obter aprovação à disciplina na prova escrita.

Melhoria de classificação

Apenas será possível a melhoria de classificação nas componentes dos testes.
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