Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > BIOL4064
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Biotecnologia Azul

Código: BIOL4064     Sigla: BIOL4064     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2022/2023 - 2S (de 02-03-2023 a 09-06-2023)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Aplicações em Biotecnologia e Biologia Sintética

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:ABBS 18 Plano de estudos a partir de 2019/20 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

(i) O programa está preparado para providenciar conhecimento prático e teórico avançado em Biotecnologia Marinha; (ii) providenciar conhecimentos sobre a relevância de estudos moleculares e análises genómicas na Biotecnologia Azul; (iii) providenciar uma base de conhecimentos sobre as diversas metodologias de análise de bioatividade de produtos naturais marinhos, sua elucidação estrutural e valorização económica.

Resultados de aprendizagem e competências

(i) Os estudantes vão ser capazes de analisar problemas, os dados experimentais e as possíveis soluções de forma crítica. O programa será particularmente focado no desenvolvimento da criatividade, do pensamento autónomo e rigoroso dos estudantes, capacidades que são cruciais em qualquer área profissional que requer especialistas em biotecnologia marinha, (ii) metodologias de análise de diversidade genética, (iii) análises de genomas, (iv) metodologias de produção de biomassa, extração e isolamento de novos produtos, (v)  seleção e análise dos melhores tipos de ensaios dependendo da bioatividade pretendida, (vi) valorização económica dois novos produtos: no final, pretende-se que os estudantes adquiram as competências necessárias para abordar problemas de biotecnologia azul de uma forma crítica e independente e aptidões para trabalhar em investigação ou na indústria.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Aspetos gerais e conceitos fundamentais da Biotecnologia Azul. Biodiversidade com interesse para a Biotecnologia Azul.

Potencialidade dos estudos genómicos aplicados à Biotecnologia Azul. Estrutura e função dos genes e seus produtos, expressão génica e sua regulação. Análise de genomas, transcritomas e proteomas na caracterização de biomoléculas. Tecnologias “omicas” In Silico. Sequenciação de ADN de última geração. Manipulação de bases de dados moleculares. Exploração de ferramentas de anotação genómica e gene mining. Desenho e optimização de primers. Análise de sintenia de genes. Alinhamento de sequências, análises filogenética e suas aplicações. Adaptação molecular e relevância na identificação de novos bioprodutos.

Conceito de biorefinaria: obtenção de biomassa, processos de extração, avaliação da bioatividade, elucidação estruturalde novos produtos e otimização de processos de produção.

Ensaios de alelopatia, ensaios ecotoxicológicos, ensaios, ensaios anti-incrustantes, ensaios teratogénicos e ensaios com linhagens celulares, incluindo rastreios de atividades anticancerígenas e de imunopotenciação. Ensaios de substâncias com propriedades anti-obesidade.

Valorização económica de produtos de biotecnologia marinha. Road map da biotecnologia marinha em Portugal e na Europa.

Bibliografia Obrigatória

Committee on Marine BiotechnologyBiomedical Applications of Marine Natural Products National Researc; Marine biotechnology in the twenty-first century. ISBN: 9780309083423

Bibliografia Complementar

Vitor Manuel de Oliveira e Vasconcelos; Toxicologia de cianobactérias

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Após uma introdução à Biotecnologia Azul e à sua terminologia específica, o ensino vai ser baseado na apresentação de casos de estudo tendo em consideração dos trabalhos dos docentes da unidade e de outros investigadores. As matérias serão lecionados com base em apresentações audiovisuais e, quando possível, complementados com casos de estudo. Os conceitos adquiridos serão utilizados para discutir casos de estudo na forma de artigos científicos.

Os instrumentos de avaliação incluem apresentação e discussão de artigos científicos originais e na elaboração de um exame final com ponderação de 50% para cada. Estas apresentações serão acompanhadas por períodos de discussão.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 42,00
Estudo autónomo 70,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Apresentação de dois trabalhos

Fórmula de cálculo da classificação final

50% cada trabalho
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-27 às 10:39:26 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico