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Bionanotecnologia

Código: Q4087     Sigla: Q4087     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Aplicações em Biotecnologia e Biologia Sintética

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:ABBS 3 Plano de estudos a partir de 2019/20 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objetivo desta UC é proporcionar uma formação geral sobre bionanotecnologia e sobre as principais aplicações atuais de bionanotecnologia.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC os estudantes devem ser capazes de:

1) Definir nanotecnologia e bionanotecnologia e compreender os principais fenómenos físicos à nanoescala;

2) Identificar os principais tipos de materiais utilizados em bionanotecnologia, as suas propriedades e vantagens e desvantagens da sua utilização;

3) Identificar problemas em que o uso de bionanotecnologia poderá ser vantajoso e propor soluções nanotecnológicas para esses problemas;

4) Comunicar oralmente e por escrito com a linguagem apropriada à área.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

NA

Programa


  1. Nanotecnologia: perspetiva histórica; conceitos fundamentais; impacto na sociedade.

  2. Nanomateriais, propriedades e utilizações: nanomateriais de carbono; nanopartículas metálicas; pontos quânticos: nanopartículas magnéticas; materiais compósitos.

  3. Interação de nanomateriais com moléculas biológicas e células: Nanomateriais mais utilizados em bionanotecnologia e suas propriedades; aspetos que governam a interação entre nanomateriais e moléculas biológicas e células; modificação química de nanomateriais para otimização da sua interação com sistemas biológicos. Métodos de estudo da interação de nanomateriais com biomoléculas e células.

  4. Tópicos selecionados de bionanotecnologia: Biossensores; entrega controlada de fármacos e terapia génica; nanoteragnóstico; nanotoxicologia; análise de biossuperfícies por microscopia de varrimento de sonda (SPM); nanomáquinas.

Bibliografia Obrigatória

Gazit, E.; Mitraki, A; Plenty of Room for Biology at the Bottom: An Introduction to Bionanotechnology. ISBN: 978-1-84816-930-2

Bibliografia Complementar

Mirkin, C.A., Niemeyer, C.M; Nanobiotechnology II: More Concepts and Applications

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Utiliza-se uma abordagem integrada que inclui exposição teórica sobre os principais conceitos, estudos de casos adaptados ao conteúdo programático, seguido de uma componente de aprendizagem ativa, em grupo ou individual, que permite que os estudantes explorem e apliquem os conhecimentos adquiridos. Estas componentes são:

 1) Apresentação oral de artigos científicos sobre temas selecionados;

2) Elaboração de uma monografia;

3) Apresentação oral sobre projeto inovador usando bionanotecnologia.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Nanotecnologia
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Biotecnologia > Nanobiotecnologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 24,00
Estudo autónomo 58,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 164,00

Obtenção de frequência

NA

Fórmula de cálculo da classificação final

1) Apresentação oral de artigos científicos sobre temas selecionados;

2) Elaboração de uma monografia;

3) Apresentação oral sobre projeto inovador usando bionanotecnologia.

 A avaliação é distribuída pelas atividades efetuadas durante o semestre, com o seguinte peso relativo: 1) 30%; 2) 35%; 3) 35%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes trabalhadores e noutros regimes especiais poderão substituir algumas das componentes de avaliação presenciais por provas a combinar. Esta avaliação especial deve ser combinado com o professor no início das aulas.

Melhoria de classificação

Dada o caráter de avaliação distribuída da UC, não é possível fazer melhoria de nota.
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