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Sistemas Planetários

Código: AST4007     Sigla: AST4007

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Astronomia

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Física e Astronomia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Astronomia e Astrofísica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:A_ASTR 9 Plano de Estudos oficial desde_2013/14 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


- Introduzir a área da ciência dos sistemas 
planetários, dando todas as ferramentas para que
os alunos possam compreender os conceitos e terminologia
utilizada;
- Introduzir os processos básicos de formação de planetas
como resultado do processo de formação estelar;
- Familiarizar os alunos com as ferramentas teóricas e
observacionais básicas utilizadas neste domínio;
- Apresentar pesquisas e resultados de última geração;
- Usar a área de ciências planetárias para aplicar
conceitos de física e astrofísica que foram aprendidos
anteriormente.

Resultados de aprendizagem e competências


No final do curso, os alunos devem:

- Ter uma perspectiva histórica sobre a descoberta do nosso
Sistema Solar e de outros sistemas planetários;
- Saber descrever as características dos corpos do Sistema Solar,
bem como sua composição e estrutura;
- Ter conhecimentos básicos sobre a dinâmica das órbitas
planetárias;
- Reconhecer as etapas básicas da formação de uma estrela
do tipo solar e como essas etapas conduzem às condições
necessárias para a formação do planeta;
- Ter uma visão geral sobre o processo de formação e
evolução do sistema planetário, incluindo alguns detalhes
sobre a formação do nosso próprio Sistema Solar;
- Descrever as características dos sistemas planetários
extra-solares;
- Listar e descrever as técnicas utilizadas neste campo
de pesquisa, bem como as informações astrofísicas e físicas
que fornecem;
- Reconhecer as limitações e dificuldades das diferentes
técnicas;
- Descrever as dificuldades e questões em aberto neste
campo de pesquisa;
- Descrever o conhecimento atual do estado da arte sobre
a pesquisa em ciências de sistemas planetários;
- Ter uma visão geral sobre os desafios para os próximos
anos nesta área, bem como sobre os grandes projetos que permitirão dar os próximos grandes passos;
- Discutir de forma crítica os resultados da área;
- Ler e apresentar um artigo científico sobre pesquisa de
sistemas planetários, e motivar um projeto observacional
no campo;
- Analisar de forma qualitativa e quantitativa conjuntos
de dados provenientes de programas de busca de planetas
e determinar a partir deles os parâmetros físicos de
planetas extra-solares.


 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos de física e matemática.

Programa


Componente teórica:


1. O Sistema Solar: uma Perspectiva Histórica

2. Dinâmica básica

3. Uma introdução ao Sistema Solar: propriedades gerais e
conceitos básicos

4. Formação de estrelas: uma breve visão geral

5. Discos como estágios de formação de planetas

6. Formação do planeta: da evidência observacional à modelagem básica

7. Em busca de exoplanetas: métodos de detecção

8. Astrofísica estelar e exoplanetas

9. As propriedades dos sistemas planetários


Componentes práticas:

a. Exercícios de aula

b. Proposta de tempo de telescópio

c. Detectando um exoplaneta com dados de RV e trânsito

d. Apresentação de artigos científicos


 

Bibliografia Obrigatória

De Pater Imke; Planetary sciences. ISBN: 9780521853712

Bibliografia Complementar

S. Seager; Exoplanets, University of Arizona Press, 2011
R.W. Hilditch; An introduction to close binary systems, Cambridge University Press, 2001

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas expositivas.
Componente prática inclui apresentação de artigos nas aulas, resolução de exercícios, elaboração de uma proposta de observação e um trabalho computacional (com respetivo relatório).

Software

latex
http://www.astro.up.pt/resources/soap-t

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 120,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência nas aulas não é obrigatória mas é considerada de grande importância, pelo que conta para a avaliação final.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média pesada das 3 componentes:
- Exame escrito (50%) - mínimo 7 (em 20) valores
- Exercícios nas aulas e participação nas aulas (10%)
- Relatórios de trabalhos práticos (40%)

Melhoria de classificação

Apenas o exame poderá ser alvo de melhoria. As classificações dos trabalhos e da componente de exercícios não pode ser melhorada.

Observações

Juri: Nuno Santos, João Lima, Pedro Viana
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