Sistemas Planetários
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Astronomia |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Introduzir a área da ciência dos sistemas
planetários, dando todas as ferramentas para que
os alunos possam compreender os conceitos e terminologia
utilizada;
- Introduzir os processos básicos de formação de planetas
como resultado do processo de formação estelar;
- Familiarizar os alunos com as ferramentas teóricas e
observacionais básicas utilizadas neste domínio;
- Apresentar pesquisas e resultados de última geração;
- Usar a área de ciências planetárias para aplicar
conceitos de física e astrofísica que foram aprendidos
anteriormente.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do curso, os alunos devem:
- Ter uma perspectiva histórica sobre a descoberta do nosso
Sistema Solar e de outros sistemas planetários;
- Saber descrever as características dos corpos do Sistema Solar,
bem como sua composição e estrutura;
- Ter conhecimentos básicos sobre a dinâmica das órbitas
planetárias;
- Reconhecer as etapas básicas da formação de uma estrela
do tipo solar e como essas etapas conduzem às condições
necessárias para a formação do planeta;
- Ter uma visão geral sobre o processo de formação e
evolução do sistema planetário, incluindo alguns detalhes
sobre a formação do nosso próprio Sistema Solar;
- Descrever as características dos sistemas planetários
extra-solares;
- Listar e descrever as técnicas utilizadas neste campo
de pesquisa, bem como as informações astrofísicas e físicas
que fornecem;
- Reconhecer as limitações e dificuldades das diferentes
técnicas;
- Descrever as dificuldades e questões em aberto neste
campo de pesquisa;
- Descrever o conhecimento atual do estado da arte sobre
a pesquisa em ciências de sistemas planetários;
- Ter uma visão geral sobre os desafios para os próximos
anos nesta área, bem como sobre os grandes projetos que permitirão dar os próximos grandes passos;
- Discutir de forma crítica os resultados da área;
- Ler e apresentar um artigo científico sobre pesquisa de
sistemas planetários, e motivar um projeto observacional
no campo;
- Analisar de forma qualitativa e quantitativa conjuntos
de dados provenientes de programas de busca de planetas
e determinar a partir deles os parâmetros físicos de
planetas extra-solares.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos básicos de física e matemática.
Programa
Componente teórica:
1. O Sistema Solar: uma Perspectiva Histórica
2. Dinâmica básica
3. Uma introdução ao Sistema Solar: propriedades gerais e
conceitos básicos
4. Formação de estrelas: uma breve visão geral
5. Discos como estágios de formação de planetas
6. Formação do planeta: da evidência observacional à modelagem básica
7. Em busca de exoplanetas: métodos de detecção
8. Astrofísica estelar e exoplanetas
9. As propriedades dos sistemas planetários
Componentes práticas:
a. Exercícios de aula
b. Proposta de tempo de telescópio
c. Detectando um exoplaneta com dados de RV e trânsito
d. Apresentação de artigos científicos
Bibliografia Obrigatória
De Pater Imke;
Planetary sciences. ISBN: 9780521853712
Bibliografia Complementar
S. Seager; Exoplanets, University of Arizona Press, 2011
R.W. Hilditch; An introduction to close binary systems, Cambridge University Press, 2001
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas expositivas.
Componente prática inclui apresentação de artigos nas aulas, resolução de exercícios, elaboração de uma proposta de observação e um trabalho computacional (com respetivo relatório).
Software
latex
http://www.astro.up.pt/resources/soap-t
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
120,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência nas aulas não é obrigatória mas é considerada de grande importância, pelo que conta para a avaliação final.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média pesada das 3 componentes:
- Exame escrito (50%) - mínimo 7 (em 20) valores
- Exercícios nas aulas e participação nas aulas (10%)
- Relatórios de trabalhos práticos (40%)
Melhoria de classificação
Apenas o exame poderá ser alvo de melhoria. As classificações dos trabalhos e da componente de exercícios não pode ser melhorada.
Observações
Juri: Nuno Santos, João Lima, Pedro Viana