Código: | AMB3002 | Sigla: | AMB3002 | Nível: | 300 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências do Ambiente |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://elearning2.fc.up.pt/aulasweb0910/course/view.php?id=1345 |
Unidade Responsável: | Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências e Tecnologia do Ambiente |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:CTA | 29 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
OBJETIVOS GERAIS
Formação científica e tecnológica em métodos físicos, químicos e biológicos de tratamento de águas e águas residuais. Qualidade da água.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS para os quais a disciplina deve contribuir:
1 - Saber aplicar conhecimentos e ter capacidade de compreensão dos problemas 2 – Adquirir capacidade de resolução de problemas e de construir e fundamentar a sua própria argumentação 3 - Adquirir capacidade de recolher, selecionar e interpretar a informação relevante sobre um determinado assunto, habilitando a fundamentação das soluções preconizadas e os juízos emitidos, incluindo a análise dos aspetos sociais, científicos e éticos relevantes 4 - Adquirir capacidade de comunicar informações, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas 5 - Adquirir competências para uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.
Permitir desenvolver uma compreensão científica e tecnológica dos processos de tratamento de água e águas residuais, tendo em consideração os destinos das águas tratadas. Avaliar a qualidade da água de consumo. Contribuir para formar profissionais competentes, versáteis e capazes tanto de analisar problemas ambientais correntes como de tomar decisões criteriosas e encontrar soluções ecológicas e economicamente aceitáveis.
PROGRAMA TEÓRICO
Parte 1 –Tratamento da Água
Parte 2 – Caracterização dos Efluentes e Introdução aos Métodos de Tratamento Físico-Químico de Efluentes
Processos físicos e físico-químicos
Remoção de sólidos grosseiros; igualização de quantidade e qualidade em tanques de águas residuais como parte do processo tecnológico; floculação; sedimentação; filtração; flotação; clarificação; arejamento.
Processos químicos
Aplicação de processos químicos unitários no tratamento de águas residuais
Neutralização
Floculação e coagulação (fundamentos)
Precipitação: para melhoria da eficiência do processo de tratamento, remoção de fósforo, remoção de metais pesados e espécies inorgânicas dissolvidas.
Oxidação.
Exemplos e aplicações.
Necessidade de aplicação deste tipo de tratamentos
Remoção de constituintes residuais nas águas tratadas: sólidos orgânicos e inorgânicos coloidais e suspensos, constituintes orgânicos e inorgânicos dissolvidos, constituintes biológicos.
Diagramas de fluxo típicos de tratamento de água residual usando processos de tratamento avançado.
Algumas técnicas usadas:
Filtração; processos de separação por membranas; adsorção; desgaseificação; permuta iónica; destilação; processos de oxidação avançados.
Parte 3 – Introdução ao Tratamento Biológico de Efluentes
PROGRAMA TP
Parte 1 –Tratamento da Água
Parte 2 – Caracterização dos Efluentes e Introdução aos Métodos de Tratamento Físico-Químico de Efluentes
Parte 3 – Introdução ao Tratamento Biológico de Efluentes
PROGRAMA PRÁTICO
Parte 1 –Tratamento da Água
Parte 2 – Caracterização dos Efluentes e Introdução aos Métodos de Tratamento Físico-Químico de Efluentes
Determinação de:
- pH e processos de ajuste;
- alcalinidade;
- oxigénio dissolvido;
- turvação;
- cor;
- condutividade;
- azoto e fosfatos;
- Alcalinidade;
- CQO e CBO.
Parte 3 – Introdução ao Tratamento Biológico de Efluentes
Além das aulas formais, fomenta-se a aprendizagem da interpretação correta das perguntas e da planificação das respostas, através da prática de resposta a perguntas teóricas e resolução de problemas que visam também: (a) fomentar o estudo ao longo do curso e, (b) ao adquirir conhecimentos, adquirir o gosto pelo tema e interesse pelos assuntos, cimentando os conhecimentos adquiridos e melhorando a formação e os resultados finais. Enquadramento em pequenas equipas (grupos de estudantes pré-definidos), com elaboração e apresentação de trabalhos práticos.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 80,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Obrigatória a presença nas aulas práticas e teorico-práticas. O estudante não pode faltar a mais de 25 % do número previsto de aulas práticas e teorico-práticas(com exceção dos estudantes em situação especial que legalmente estejam dispensados de cumprir a assiduidade).
A- Nota do exame: 80 % B- Avaliação prática (relatórios e participação): 20 %
Este critério aplica-se a todas as épocas de exame.
Estudantes em situação especial: Realização de Exame final.
Melhoria de classificação final: Realização de exame. Nota Final: Nota obtida no exame.