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Avaliação de Risco

Código: AMB2004     Sigla: AMB2004     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Ambiente

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências e Tecnologia do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:CTA 45 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 2 - 6 56 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Joaquim Carlos Gomes Esteves da Silva Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Práticas Laboratoriais: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Joaquim Carlos Gomes Esteves da Silva 1,33
Rui Miguel Marques Moura 0,67
Práticas Laboratoriais Totais 1 2,00
Joaquim Carlos Gomes Esteves da Silva 0,60
Rui Miguel Marques Moura 0,60
Luís Tiago da Costa Pinto da Silva 0,80

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Aquisição de conhecimentos fundamentais sobre a análise dos vários riscos geológicos e riscos para a saúde humana de contaminantes ambientais. Avaliação do transporte ambiental de contaminantes em sistemas aquosos subterrâneos e superficiais e na cadeia alimentar. Cálculo de riscos geológicos e cálculos da exposição a contaminantes, dose-resposta e correspondentes riscos para a saúde humana.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:

 

Compreender:

- Compreender o objetivo da avaliação de risco ambiental

- Compreender a necessidade de efetuar estudos de avaliação de risco geológico e para a saúde humana

 

Competências:

- Decidir da necessidade de se implementar estudos de avaliação de risco

- Gerir de um projeto de avaliação de risco ambiental

- Decidir as tecnologias mais indicadas a um problema concreto

- Aplicar as técnicas de avaliação de risco para a proteção da saúde humana e ambiental

- Comunicar por escrito e oralmente os procedimentos de controlo de qualidade de um determinado problema, incluindo todos os aspetos apresentados em Conhecimento.

 

Conhecimento:

- A seleção das melhores técnicas de avaliação de risco geológico e para a saúde humana

- Complementar os resultados da avaliação de risco com legislação ambiental

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Módulo de Risco Geológico

1.
Definição de Risco
Perigo
Vulnerabilidade
Mitigação
Avaliação e Gestão de Risco
2.
Sismos
Efeitos sobre as edificações e estruturas naturais
Microzonamento sísmico
Previsão e prevenção sísmica
Acções de segurança
3.
Zonas de Cheia
Conceitos gerais de hidrologia
Conceito de bacia
Mecanismos de quantificação e controlo de caudais
Factores e efeitos das cheias
Prevenção
Medidads de Mitigação
Acções de segurança
Acções de prevenção e controlo (regularização)
4.
Movimentos de massas de solo e de rocha
Tipos de movimentação
Mecanismos e factores indutores
Movimentos de solo
Movimentos de rocha
Estabilização de taludes
Obras públicas
Monitorização
Acções de segurança e prevenção

Módulo de Risco para a Saúde Humana

1. Avaliação de Risco
Introdução
Contaminantes no ambiente
Exemplos de Riscos
Definição de Risco
Análise de risco
Aplicações da análise de risco
O processo da análise de risco

2. Introdução ao risco relativo
Riscos relativos
Odds-ratios
Risco atribuível
Estudo de casos reais

3. Transporte Ambiental - Sistemas aquosos subterrâneos
Introdução
Caracterização subsuperficial
Fluxo saturado em meios porosos
Lei de Darcy
Porosidade e condutividade hidráulica
Dispersão
Adsorsão em sistemas subterrâneos
Modelação do transporte
Transporte dos coloides
Transformações dos contaminantes
Derrame de contaminantes no subsolo
Líquidos em fase não aquosa

4. Transporte Ambiental - Sistemas aquosos superficiais
Introdução
Tipos de sistemas aquosos superficiais
Rios
Lagos
Reservatórios em rios
Estuários
Oceanos
Adsorsão
Coeficiente de distribuição
Isotérmicas de adsorsão
Fracção adorvida
Inclusão da adsorsão nos modelos de transporte
Modelação do transporte em águas superficiais
Lagos
Rios

5. Transporte Ambiental - Cadeia Alimentar
Introdução
Concentração no solo
Modelo conceptual
Deposição atmosférica
Deposição da irrigação
Ressuspensão atmosférica
Concentração na vegetação
Concentração nos animais

6. Avaliação da Exposição
Introdução
Dose química
Assimilação de contaminante
Inalação
Ingestão
Absorção dérmica
Cálculos da dose química
Exemplos

7. Dose-Resposta
Introdução
Base biológica da modelação dose-resposta
Elementos da análise quantitativa de dose-resposta
Factores que afectam a toxicidade: farmacocinética e farmacodinâmica
Ingestão, excreção, dose administrada e dose efectiva
Modelos farmacocinéticos
Dependência da toxicidade da dose-velocidade de assimilação
Via de exposição
Quantificação das respostas
Fontes de informação para dose-resposta
Estudos epidemiológicos
Estudos prospectivos
Estudos retrospectivos
Análise dos resultados
Estudos animais
Modelação dose-resposta
Extrapolação animal para homem
Extrapolação de doses altas e baixas
Exemplos

8. Caracterização do Risco
Margem de segurança
Resposta fraccionada
Implementação da legislação
Pontos finais determinísticos (não cancro)
Pontos finais estocásticos

9. Avaliação de Risco – Arsénio
Modelo conceptual
Dose-resposta
Arsénio no solo
Arsénio na água
Arsénio no arroz
Arsénio no leite de arroz
Exposição das crianças ao arsénio
Exposição dos bebes ao arsénio
Recomendações

10. Avaliação de Risco Obesidade
Medição da Obesidade
Obesidade e Mortalidade
Relação cancro obesidade

11. Avaliação de Risco Tabaco
Riscos relativos
Metodologia da avaliação do risco
Avaliação dose-resposta
Casos de estudo.

12. Avaliação de Risco Radiológico
Transformações dos núcleos atómicos
O problema do radão emitido pelos solos
Dose radiológica
Calculo da dose radiológica: dose interna e externa
Exposição humana
Caracterização do risco

Bibliografia Obrigatória

F. G. Bell;; Geological Hazards: Their Assessment, Avoidance and Mitigation, Spon & Press, 1999
R.A. Fjeld, N.A. Eisenberg, K.L. Compton; Quantitative Environmental Risk Analysis for Human Health, Wiley, 2007
R.A. Howd, A.M. Fan (Ed.); Risk Assessment for Chemicals in Drinking Water, Wiley, 2008

Bibliografia Complementar

Mausner e Kramer; Introdução à epidemiologia, Fundação Calouste Gulbenkian, 2007
M.G. Robson, W.A. Toscano (Eds.); Risk Assessment for Environmental Health, Wiley, 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas são leccionadas através da projecção de apontamentos em formato Powerpoint os quais são posteriormente disponibilizados ao aluno. Há por vezes necessidade de recorrer explicações em quadro convencional.
As aulas práticas são regidas, em regime presencial, com recurso a exercícios práticos e também através de leitura, análise e discussão de artigos, ou casos estudo, os quais são fornecidos em formato papel ou digital quando possível.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Trabalho escrito 2,00
Total: 2,00

Obtenção de frequência

O aluno deverá comparecer nas aulas P/TP de acordo com a frequência exigida pelos regulamentos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Módulo de Risco Geológico
A avaliação do módulo de risco geológico será efectuada em exame final.

Módulo de Risco para a Saúde Humana
A avaliação do módulo de risco para a saúde humana será efectuada de forma contínua e é constituída por três trabalhos em grupo e uma apresentação oral individual. Os três trabalhos consistem em:
- dois miniestudos apenas com apresentação oral (20% da classificação total cada um)
- um relatório escrito com apresentação oral individual (valoriza ou desvaloriza +/- 3 valores do relatório escrito) (60% da classificação total cada um)

Provas e trabalhos especiais

Ver item anterior

Avaliação especial (TE, DA, ...)

São tidas em conta as limitações de frequência deste tipo de alunos e os mesmos são informados que podem solicitar apoio fora do horário da unidade curricular (em gabinete ou por email).

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