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Determinantes de Consumo Alimentar

Código: CN4005     Sigla: CN4005     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Nutrição

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:TCA 25 Plano de Estudos Oficial 1 - 6 58 162

Língua de trabalho

Português e inglês
Obs.: maioritariamente em Português, excecionalmente alguns convidados usarão o inglês

Objetivos

Pretende-se que os alunos conheçam os factores individuais (fisiológicos, psicológicos…), sociais, económicos, políticos e religiosos e sua influência no consumo de alimentos. Em especial pretende-se que sejam capazes de identificar a participação dos diversos factores individuais e ambientais sobre a escolha alimentar e como eles interagem modulando-se continuamente. Pretende-se que reconheçam a complexidade do modelo causal envolvido na escolha alimentar.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC os estudantes reconhecerão a complexidade do modelo causal envolvido na escolha alimentar e saberão identificar e discutir os fatores determinantes do consumo alimentar.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução:determinantes do consumo alimentar, uma abordagem global: Somos o que comemos? Comemos o que somos? A influência da Disponibilidade, de factores Sociais e Culturais e do Ciclo de vida. 
2. Determinantes culturais da ingestão alimentar:tabus alimentares e atividade social, jejums religiosos
3. A disponibilidade nacional e familiar como fatores determinantes do consumo alimentar
4. Determinantes do consumo de frutos e hortícolas em jovens e crianças
5. Determinantes do consumo alimentar em idosos
6. Determinantes psico-sociais do comportamento e dos hábitos alimentes
7. A influência social ao longo da história
8. Determinantes do consumo alimentar: o caso particular da aptidão na preparação e confeção de alimentos
9. Determinantes do consumo alimentar: o caso particular do consumo fora de casa
10. Investigação em ciências do consumo: uma ferramenta para a epidemiologia nutricional? Utilidade da compreensão das intenções, atitudes e comportamentos do consumidor
11. Modelos de mudança comportamentais


Bibliografia Obrigatória

Marshall David; Food choice and the consumer, Springer, 1995. ISBN: 0-7514-0234-6
Pfannhauser Werner, Reichhart Markus ; Consumer attitude and food choice, 2003. ISBN: 2-7380-1122-5

Bibliografia Complementar

Wansink Brian; Comer sem pensar – O que nos influencia na hora de comer?, Sinais de fogo, 2008
Fieldhouse Paul; Food and nutrition: customs and culture, 1995. ISBN: 0-7487-3723-5
Anderson Harvey; Food Selection from Genes to Culture, Danone Institute, 2012. ISBN: 2-909050-06-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação teórica dos temas complementada com discussão.
Realização de actividades práticas para discussão de temas e elaboração de exercícios ou comentários críticos.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 42,00
Estudo autónomo 120,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com as regras em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final


Avaliação final: consiste na realização de um exame escrito cuja nota mínima exigida é de 9,5 valores.


Devido à situação excecional criada pela pandemia de Covid-19,
por forma a acautelar a situação dos estudantes de grupos
de risco ou estrangeiros e das ilhas que se encontrem
ausentes, bem como a permitir um formato de avaliação
identico para todos os estudantes, o exame final não será
em formato presencial mas sim realizado à dsitancia.

Melhoria de classificação

Realização de novo exame final.

Observações

Marshall David 340;Food choice and the consumer. ISBN: 0-7514-0234-6

Pfannhauser Werner;Consumer attitude and food choice. ISBN: 2-7380-1122-5

Anderson Harvey 340;Food selection. ISBN: 2-909050-06-8

Fieldhouse Paul;Food and nutrition. ISBN: 0-7487-3723-5

Brian Wansink. Comer sem pensar – O que nos influencia na hora de comer? Sinais de fogo, Lisboa 2008.
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