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Introdução aos Computadores

Código: CC1002     Sigla: CC1002     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://www.dcc.fc.up.pt/~lblopes/aulas/ic/
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 10 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 56 162
L:CC 78 Plano de estudos a partir de 2014 1 - 6 56 162
L:F 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 56 162
3
L:G 1 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 56 162
3
L:M 21 Plano de estudos Oficial a partir do ano letivo 2021/22 2 - 6 56 162
3
L:Q 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 56 162
MI:ERS 97 Plano Oficial desde ano letivo 2014 1 - 6 56 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Miguel Barros Lopes Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Práticas Laboratoriais: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Luís Miguel Barros Lopes 2,00
Práticas Laboratoriais Totais 7 14,00
João Paulo da Conceição Soares 4,00
Luís Miguel Barros Lopes 4,00
Michel Celestino Paiva Ferreira 6,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os estudantes deverão entender a estrutura e funcionamento dos computadores digitais e sistemas de operacão e ter uma visão geral sobre a Ciência de Computadores. 

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes entenderão o funcionamento e organização dos computadores, sistemas de operação e linguagens de programação. Serão capazes de programar em Bash shell usando a linha de comandos e "scripts".

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Noções basicas de arquitectura de computadores. Representação digital de informação e 
seu processamento - inteiros e vírgula flutuante. Estrutura de computadores, componentes principais. Modelos abstractos de maquinas. Maquinas programaveis: linguagens maquina, assembladores, assembladores mnimos.

2. Circuitos digitais básicos. Portas lógicas básicas e bases. Relação entre fórmulas lógicas e circuitos. Tabelas de verdade. Circuitos básicos para operações lógicas, aritméticas e de memória. 

3. Linguagens de programação: evolução, classi ficação. Paradigmas de programaçãao. Sintaxe e semântica de linguagens. Compiladores e interpretadores. Carregadores e ligadores. Ferramentas de ajuda a programação. 

4. Sistemas de operação (referência principal: UNIX/Linux). Sistema de Ficheiros. Processos. Organização e administração de memoria central. Linguagens de comandos. 
Utilitarios. Controle de perifericos. 

Bibliografia Obrigatória

Brookshear J. Glenn; Computer science. ISBN: 9780273751397 pbk

Bibliografia Complementar

John L. Hennessy, David A. Patterson; Computer Organization and Design : the Hardware/Software Interface , Morgan Kaufmann

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


Aulas teóricas: exposição dos temas e discussão.

Aulas práticas: aulas laboratoriais para resolução de problemas em papel e em computador, incluindo programação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 56,00
Estudo autónomo 106,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

São admitidos a exame final apenas os estudantes que não perderem frequência. 

Perde a frequência o estudante que:

- faltar a mais de um quarto das aulas práticas previstas


Fórmula de cálculo da classificação final

E: nota do exame (0-20)

T1, T2: notas dos testes práticos (0-20)

AVG = (T1+T2) / 2

se AVG >= 9.5 
     // o aluno dispensa o exame final 
     nota final = AVG 
senão
     // aluno vai ao exame final
     nota final = E


Provas e trabalhos especiais

2 testes durante o semestre

Melhoria de classificação

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