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Fisiologia Vegetal Complementar

Código: BIOL3014     Sigla: BIOL3014     Nível: 300

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 12 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 48 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-06-09.

Campos alterados: Resultados de aprendizagem e competências, Fórmula de cálculo da classificação final, Observações, Obtenção de frequência, Programa, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objetivo principal desta Unidade Curricular é que o estudante complemente os seus conhecimentos sobre o modo como as plantas funcionam e como respondem aos estímulos do meio ambiente. Esta UC optativa complementa os conhecimentos adquiridos na UC Fisiologia Vegetal, focando-se em aspetos mais peculiares da fisiologia das plantas, não abordados na UC base. Sendo as plantas organismos complexos, a UC explora aspetos que as tornam únicas, centrando-se especialmente nos processos bioquímicos e moleculares envolvidos no seu crescimento, desenvolvimento e interações com o meio ambiente. 

Resultados de aprendizagem e competências

A frequência da Unidade Curricular deverá permitir aos estudantes terem competência e capacidade para:

  • Mostrar conhecimento sobre a fisiologia das plantas
  • Compreender alguns movimentos das plantas em resposta a estímulos externos
  • Compreender como diferentes tipos de fotossíntese representam vantagens em diferentes ambientes
  • Explicar como as plantas utilizam os produtos resultantes da fotossíntese
  • Conhecer aspetos particulares da respiração na fisiologia das plantas
  • Compreender como as plantas interagem com agentes bióticos tais como parasitas, herbívoros e outras plantas
  • Compreender a importância do metabolismo secundário para a planta e para o Homem
  • Conhecer as técnicas mais usadas na transformação de plantas superiores, assim como os modelos vegetais mais usados na área da Fisiologia Vegetal
  • Entender como se processam as assimilações do Azoto e do Enxofre e como estas se relacionam com o metabolismo do Carbono
  •  Reconhecer que o stresse oxidativo é uma consequência da exposição das plantas a condições adversas ao seu crescimento e desenvolvimento e que o sistema antioxidante constitui um importante mecanismo de defesa.
  • Conhecer alguns processo de transdução de sinais

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Programa teórico:
Movimentos das plantas: Tropismos e Movimentos Násticos. Considerações fisiológicas e ecológicas sobre a fotossíntese. Alocação e distribuição dos fotoassimilados pela planta. Aspetos particulares da respiração na fisiologia da planta. Assimilação do Azoto e do Enxofre e coordenação da assimilação destes nutrientes com o metabolismo do Carbono. Referência às plantas modelo mais usadas em fisiologia vegetal e técnicas de transformação de plantas. Respostas das plantas ao ataque por agentes bióticos: parasitas, herbívoros, plantas competidoras e plantas parasitas. Stresse oxidativo e defesas antioxidantes. Transdução de sinais.

Programa prático
Quantificação de eficiencia fotossintética em diferentes condições de luz. Quantificação de amido, sacarose, glucose e frutose em plantas acumuladoras de amido e em plantas acumuladoras de sacarose em diferentes alturas do dia. Avaliação da atividade da Glutamina Sintetase por espectrofotometria e em gel nativo. Visualização da expressão da proteína verde fluorescente (GFP) após infiltração foliar com Agrobacterium. Regulação da alfa-amilase pelo ácido giberélico durante a germinação de sementes de cevada. Quantificação da atividade da nitrato redutase em diferentes condições ambientais.

Bibliografia Obrigatória

Taiz Lincoln 340; Plant physiology and development. ISBN: 978-1-60535-255-8
Buchanan Bob B. 340; Biochemistry & molecular biology of plants. ISBN: 978-0-470-71421-8

Bibliografia Complementar

Watson et al.; Recombinant DNA: genes and genomes, 2007. ISBN: 0-7167-2866-4
Robert N. Trigiano & D. Dennis J. Gray; Plant Development and Biotechnology, 2005. ISBN: 0-8493-1614-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas de natureza expositiva-interrogativa apoiadas em projeções. 
Aulas práticas que proporcionam a aquisição de competências específicas, designadamente as que resultam da execução de trabalhos práticos laboratoriais. 

A calendarização das aulas práticas, bem como o conjunto de procedimentos para cada trabalho laboratorial, estão disponíveis para os estudantes na página web da UC.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Botânica > Fitopatologia
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia funcional
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Botânica > Fisiologia vegetal

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 92,00
Trabalho laboratorial 8,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 100,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência


Um estudante obtém frequência se:




1. Tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas práticas previstas (https://sigarra.up.pt/up/LEGISLACAO_GERAL.ver_legislacao?p_nr=4025).



Aulas práticas de frequência obrigatória.

Pode ser concedida dispensa de aulas práticas aos estudantes que tenham frequentado as aulas práticas no ano letivo de 2019/20.


Fórmula de cálculo da classificação final

Os estudantes devem optar por uma modalidade de avaliação de conhecimentos: 
i) Exame final
OU
ii) Frequências

I. Exame final escrito (componente Teórica e componente Teórico-Prática)

- Exame teórico (T), 20 val.

- Exame teórico-prático (TP), 16 val.

- Apresentação e discussão de um trabalho prático, a definir, realizado durante as aulas práticas (AP), 4 val.
Nota Final – [2T+(TP+AP)]/3


II.Frequências

- 2 Avaliações teóricas (FT1 e FT2), cada 20 val.
- Exame teórico-prático (TP), 16 val.

- Apresentação e discussão de um trabalho prático durante as aulas práticas (AP), 4 val.
 

- Nota Final – [2(média FT1+FT2)(TP+AP)]/3

Notas Mínimas: componente T, 8 valores
                        componente TP, 6,5 valores

A 1ª frequência será realizada a meio do semestre. A 2ª frequência será realizada no dia do exame da época normal.

A aprovação à UC é obtida com classificação final igual ou superior a 9,5 valores.

Provas e trabalhos especiais

Apresentação e discussão de trabalho prático atribuido (4 val.).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Avaliação distribuída
OU
Exame final escrito

Melhoria de classificação

Para melhoria de nota final o aluno necessita de requerer nova prova de exame, de acordo com a legislação vigente relativa ao assunto.

Componentes de avaliação:

Teórica (T) (20 valores) + Teórico-prática (TP) (16 valores);

Classificação obtida na apresentação do trabalho Prático (P) (4 valores) (não passivel de melhoria)

CLASSIFICAÇÃO FINAL= [T+(TP+P)]/3

Observações

Não há precedências.
Professor Coordenador: Paula Melo
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