Código: | BIOL2009 | Sigla: | BIOL2009 | Nível: | 200 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://elearning2.fc.up.pt/aulasweb0910/course/view.php?id=2858 |
Unidade Responsável: | Departamento de Biologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Biologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 181 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
Fornecer conceitos básicos e avançados sobre técnicas de manipulação de DNA, actualmente utilizadas de forma transversal em diversas áreas de investigação e desenvolvimento em Biologia Moderna (Biologia Forense, Evolução e Filogenia, entre outras), Ciências Biomédicas, Biotecnologia, farmacogenómica e diagnóstico.tecnologias. Conhecimento das técnicas de DNA recombinante, clonagem e suas aplicações na transformação genética de organismos e na análise de genomas e da expressão genética. Familiarização com análise de artigos científicos originais, lógica do desenho experimental e análise de dados. Treino em comunicação escrita e oral.
Compreender e descrever técnicas de manipulação de DNA, tecnologias de DNA recombinante, clonagem e suas aplicações na transformação genética de organismos e na análise de genomas e da expressão genética. Compreender e comparar metodologias como PCR, PCR quantitativo em tempo-real, sequenciação e “microarrays” e discutir a sua adequação a problemas específicos.
Interpretar artigos científicos originais e descrever as técnicas utilizadas em função de aplicações específicas.
Aquisição de competências laboratoriais em clonagem de genes com vários vectores e estirpes de células, preparação e análise de DNA plasmídico, electroforese em gel de agarose, análise de restrição, PCR. Aquisição de competências básicas de bionformatica nomeadamente em desenho de “primers” e pesquisa em bases de dadose análise de electroferogramas.
Passos históricos na tecnologia de DNA recombinante. Enzimas de restrição. Mapas de restrição. Clonagem de DNA. Plasmídeos e outros vectores de clonagem. Antibióticos como marcadores de selecção. Estratégias de clonagem. Alfa-complementação e inactivação por inserção. O gene citotóxico ccdB. Electroforese de plasmídeos. Vectores de expressão. O promotor lac. Vectores de expressão baseados no sistema de RNA polimerases de origem fágica e genes fágicos tardios. Introdução de genes em células eucarióticas. Vectores de expressão eucariótica. Sistemas repórter. A reacção da polimerase em cadeia: PCR e RT-PCR. Diferentes modalidades e aplicações da PCR. PCR quantitativo em tempo real. Mutagénese. Sequenciação de DNA. Sequenciação de nova geração (NGS). Hibridação de ácidos nucleicos. Microarrays.
Aulas de laboratório: Técnicas básicas de Biologia Molecular e manuseamento de bactérias, meios e instrumentação. Obtenção de células competentes. Transformação por choque térmico. Análise de mapas de restrição. PCR. Bioinformática básica.
Aulas expositivas com recurso a slides e animações educativas. Discussão de artigos e resolução de exercícios. As actividades incluem palestras, tutoriais, solução de problemas, etc.
Exercícios na plataforma de E-Learning.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 114,00 |
Frequência das aulas | 48,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência obrigatória às aulas práticas – mínimo 3/4 de aulas assistidas.
Estudantes trabalhadores: pode ser exigida a entrega de trabalhos seleccionados para obtenção de frequência, caso não cumpram mínimo 3/4 de aulas assistidas.
Dispensa de aulas práticas
Para obter dispensa da frequência de aulas práticas é necessário cumulativamente:
1 - ter obtido frequência no ano lectivo imediatamente anterior
2 - estar formalmente inscrito na turma de "DISPENSA" no Sigarra durante o período de inscrição nas aulas práticas
TODOS os estudantes deverão estar inscritos formalmente numa turma Prática Laboratorial (PL) no Sigarra ou na turma de "DISPENSA".
Os estudantes não inscritos em turmas não poderão realizar os testes escritos e perdem automaticamente a frequência.
Melhoria na prova global na época de recurso do mesmo ano lectivo ou na época de recurso do ano letivo subsequente.
É possível realizar melhoria à totalidade da matéria ou a cada uma das partes da matéria em que incide respectivamente o teste1 ou o teste2.