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Segurança e Higiene Ambiental

Código: Q3017     Sigla: Q3017     Nível: 300

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:Q 16 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-07-03.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objectivo da disciplina é o de abordar com os alunos um conjunto de conceitos interdisciplinares em áreas como análise de de risco, segurança no trabalho e higiene ocupacional e ambiental.

Resultados de aprendizagem e competências


Os alunos adquirirão um conjunto de competências que lhe permitirão reconhecer, avaliar e controlar perigos nos locais de trabalho, resultantes de agentes físicos e químicos.
A ênfase na componente teórica do curso será na aquisição dos princípios teóricos que sustentam as metodologias de análise e os processos de redução / eliminação de riscos.
A componente prática do curso destina-se a adquirir competências de recolha, tratamento, análise de aerossois, gases ou vapores em ambientes confinados ou não e interpretação dos valores medidos. Simultaneamente os alunos realizarão trabalhos de recolha, tratamento e apresentação de informação sobre tópicos relacionados com a segurança e higiene ambiental em diversas atividades profissionais.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1- Análise de risco
Introdução
Princípios da gestão de riscos
Aceitabilidade de riscos

2-Análise de riscos laborais e industriais
Aspetos gerais/legais
Segurança no trabalho
Atividades laborais e tipos de perigos e riscos
Metodologias de avaliação de riscos

 3-Avaliação de risco químico ambiental e ocupacional

O sistema global harmonizado (GHS) de classificação: perigos físicos, para a saúde e ambientais
Avaliação de risco de incêndio, prevenção e extinção
Higiene ocupacional: exposição, fontes de poluentes / contaminantes , metodologias de avaliação do risco químico
Risco químico ocupacional de exposição a misturas.
Medidas de controlo do risco químico.
Higiene Ambiental: Transferência de poluentes / contaminantes; Metodologias de avaliação de risco químico ambiental

Bibliografia Obrigatória

Miguel Alberto Sérgio S. R.; Manual de higiene e segurança do trabalho. ISBN: 978-972-0-01360-6
Byrd Daniel M.; Introduction to risk analysis. ISBN: 9780865876965

Bibliografia Complementar

Walters David 1950-; Within REACH?. ISBN: 9780895033475

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino será essencialmente baseado em aulas de discussão dos tópicos e resolução de questões/exercícios. Fomentar-se-á a participação dos alunos promovendo a pesquisa de informação complementar sobre as matérias apresentadas.

A aplicação dos conhecimentos bem como o desenvolvimento de competências de recolha, selecção, síntese e apresentação de informação será feita através da elaboração de um trabalho realizado em grupo, preferencialmente sobre os serviços de higiene e segurança de uma indústria/organização.



Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho laboratorial 25,00
Trabalho prático ou de projeto 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 92,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de investigação 14,00
Trabalho laboratorial 14,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência


Obrigatoriedade de frequência às:
Aulas práticas e teórico-práticas

Fórmula de cálculo da classificação final

 

A avaliação compreenderá três componentes com os seguintes pesos no calculo da nota final

Participação activa nas aulas : 25%
Trabalho escrito e apresentação: 25%
Exame escrito: 50%

Condição necessária de aprovação:
classificação no exame escrito ≥ 8,5 valores

Avaliação especial (TE, DA, ...)

TE: Será exigida demonstração da aquisição das competências práticas trabalhadas nas aulas laboratoriais através de exame prático.

 

Melhoria de classificação

A melhoria apenas será possível relativamente à componente de exame final.

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