Código: | BIOL4038 | Sigla: | BIOL4038 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biologia |
Curso/CE Responsável: | Bioinformática e Biologia Computacional |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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E:BBC | 3 | PE_Bioinformática e Biologia Computacional | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Introdução aos modelos ecológicos.
Desafios contemporâneos em ecologia e ambiente - o papel dos modelos ecológicos. Aplicações dos modelos ecológicos.
Etapas na construção de modelos ecológicos. Modelos conceptuais no apoio à calibração de modelos ecológicos. Estratificações e desenho amostral, metodologias de recolha de dados.
Modelos preditivos da distribuição de espécies e habitats. Diversidade de abordagens e de técnicas de modelação.
Estudo de comunidades biológicas através de modelos: princípios, exemplos e aplicações.
Métodos e ferramentas em modelação ecológica. O software R em modelação ecológica. Introdução ao pacote de modelação BIOMOD.
Calibração de modelos ecológicos. Avaliação de modelos ecológicos. Espacialização de modelos ecológicos. Cenarização e dinâmica de conflitos.A componente teórica da disciplina abordará os diferentes conteúdos mediante aulas formais, em que serão projectadas apresentações em power-point.
A componente prática da disciplina centrar-se-á no desenvolvimento pelos alunos, com recurso a ferramentas informáticas, de trabalhos práticos relacionados com a construção de modelos, a implementação de cenários e a interpretação ecológica das previsões.Designação | Peso (%) |
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Exame | 25,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Frequência das aulas da disciplina nos termos da legislação e dos regulamentos em vigor.
Obtenção de classificação mínima (9,5 valores na escala de 0 a 20 valores, nos termos dos regulamentos em vigor) no conjunto das avaliações (exame final, trabalho escrito e trabalho prático).Os estudantes que não dominem a língua portuguesa poderão ser sujeitos a uma avaliação alternativa.