Código: | CA4006 | Sigla: | CA4006 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Agrárias |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia Agronómica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:EAGR | 26 | Plano de estudos a partir de 2013 | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
Pretende-se que os alunos:
Conheçam a importância destas culturas para uma população mundial em crescimento.
Conheçam a adaptação e as exigências agro-ecológica destas culturas para poderem aplicar um maneio adequado.
Conheçam os diferentes tipos de utilização.
Adquiram competências para a produção sustentável destas culturas.
Identificar a importância de cada grupo de culturas a nível nacional e a, nível internacional atraves da consulta de estatísticas.
Aprender a tomar decisoes nas culturas a produzir com base na dinâmica do mercado.
Saber identificar culturas para áreas de adaptação semelhantes, recomendar uma rotação e delinear um conjunto de operações culturais, acentuando a importância da conservação dos recursos naturais e da minimização da poluição ambiental.
Saber distinguir as culturas consoante a época de desenvolvimento, de acordo com as suas exigências edafo-climáticas.
Conhecer os estádios fenológicos de cada cultura e saber actuar nos períodos críticos, recorrendo a operações culturais mais adequadas.
Aprender a determinar as componentes de rendimento, que permitem estimar o rendimento e fazer ajustes nas produções futuras.
Aprender a melhorar o rendimento através de introdução de variedades mais adaptadas e/ou factores de produção com base em análise estatística de ensaios conduzidos para o efeito.
Os estudantes devem ter conhecimentos de Agricultura Geral I e II, Culturas Herbaceas Extensivas e Bases Fisiologicas da Producao Vegetal.
Principais culturas que produzem alimentos para uma população mundial em expansão, nomeadamente os cereais (trigo, cevada, arroz, milho e sorgo), as proteaginosas (feijao, grao de bico, ervilha, lentilha, fava e tremoco) as oleoproteaginosas (soja e amendoim) e as oleaginosas (girassol, e canola) . Em cada cultura serão abordados temas sobre evolução, domesticação, importância, utilização, áreas de produção, descrição das características agronómicas, ciclo, variedades utilizadas, exigências agro-ecológicas, práticas culturais e colheita, secagem e armazenamento.
1. Introdução
1.1 Origem, classificação taxonómica, morfologia e importância económica a nível mundial e em Portugal.
1.2 Descrição das características agronómicas e áreas de adaptação.
2. Factores bióticos e abióticos
2.1 Ciclo vegetativo
2.1 Exigências climáticas e edáficas
2.2 Principais pragas e doenças
3. Condução da cultura
3.1 Rotações
3.2 Técnicas culturais
3.3 Colheita e conservação
Nas aulas teóricas os temas serão apresentados utilizando a tecnologia disponível (power point, internet).
As aulas práticas serão dadas na estufa onde os estudantes terao oportunidade de seguir os diferentes estádios fenologicos das culturas assim como o respectivo maneio.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 75,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 49,00 |
Frequência das aulas | 49,00 |
Total: | 98,00 |
É obrigatória a frequência das aulas práticas.
Para serem admitidos a exame os estudantes têm que ter uma nota positiva (2,5 valores) à componente pratica.
Nota final = Nota do exame escrito (15 valores) + Nota da componente pratica (5 valores)
Os estudantes têm que ter 8 valores no exame escrito para passar.
na
n/a
n/a
Melhoria de nota far-se-a exclusivamente da componente teorica (15 valores)
Justificacao: a nota relativa a componente pratica nao podera ser utilizada para melhoria porque os estudantes acompanharao culturas anuais que terminam o seu ciclo durante o mes de junho e so voltarao a ser semeadas a partir de fevereiro do ano seguinte.
n/a