Trabalho de Campo
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Geologia |
Ocorrência: 2015/2016 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Desenvolvimento das seguintes competências práticas:
1. capacidade de leitura de cartas temáticas e de cartas topográficas;
2. caracterização do estado ambiental de uma linha de água;
3. monitorização de águas e solos na envolvente de um aterro sanitário;
4. determinação da vulnerabilidade de um sector costeiro;
5. capacidade para avaliar, estatisticamente, uma rede de drenagem;
6. capacidade para avaliar os sentidos de escorrência em função das principais direcções de drenagem no seio de um meio
poroso.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos desta unidade curricular privilegiam a aquisição e o aprofundamento dos conceitos, e respetivas inter-relações, associados a fenómenos naturais .
São abordados, numa perspetiva reflexiva e integradora nos domínios das ciências básicas enquadrantes, os principais contexto de ocorrência de fenómenos ambientais.Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
1. Os mapas no ambiente
1.1. Cartas temáticas e cartas topográficas
1.2. A escala, a orientação e a legenda
1.3. A leitura das cartas
1.4. O perfil topográfico e/ou temático
2. Estado ambiental de uma linha de água
2.1. Sinais visuais de degradação ambiental
2.2. Avaliação físico-química da qualidade da água
2.3. Variação no estado ambiental em função do deslocamento ao longo da linha
3. Monitorização de um aterro sanitário
3.1. Monitorização dos recursos hídricos superficiais
3.2. Monitorização de recursos hídricos subterrâneos
3.3. Monitorização de solos
4. Vulnerabilidade costeira
4.1. Parâmetros de vulnerabilidade costeira relacionados com a acção do mar
4.2. Parâmetros de vulnerabilidade costeira relacionados com a acção do homem
4.3. Caso de estudo
5. Estudo de rede e bacias de drenagem
5.1. Tratamento estatístico de uma rede de drenagem
5.2. Determinação de sentidos de escoamento superficial
5.3. Construção de diagramas de roseta e diagramas de linhas
Bibliografia Obrigatória
REBELO, J. A.,; As Cartas Geológicas ao serviço do desenvolvimento
ORION, N., HOFSTEIN, A., TAMIR, P. & GIDDINGS, G. J.; Development and Validation of an Instrument for Assessing the Learning Environment of Outdoor Science Activities
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Expositivo.
Moderação de temas preparados pelos estudantes.
Trabalhos de campo.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
90,00 |
Trabalho de campo |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
30,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho de campo |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com o regulamento da FCUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
NF = 0,9EF + 0,1TC
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
De acordo com o regulamento da FCUP.
Observações
Não aplicável.