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Trabalho de Campo

Código: G222     Sigla: G222

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geologia

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências e Tecnologia do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:CTA 43 Plano de estudos de 2008 até 2015/16 2 - 5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Desenvolvimento das seguintes competências práticas:
1. capacidade de leitura de cartas temáticas e de cartas topográficas;
2. caracterização do estado ambiental de uma linha de água;
3. monitorização de águas e solos na envolvente de um aterro sanitário;
4. determinação da vulnerabilidade de um sector costeiro;
5. capacidade para avaliar, estatisticamente, uma rede de drenagem;
6. capacidade para avaliar os sentidos de escorrência em função das principais direcções de drenagem no seio de um meio
poroso.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos desta unidade curricular privilegiam a aquisição e o aprofundamento dos conceitos, e respetivas inter-relações, associados a fenómenos naturais .

São abordados, numa perspetiva reflexiva e integradora nos domínios das ciências básicas enquadrantes, os principais contexto de ocorrência de fenómenos ambientais.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

1. Os mapas no ambiente
1.1. Cartas temáticas e cartas topográficas
1.2. A escala, a orientação e a legenda
1.3. A leitura das cartas
1.4. O perfil topográfico e/ou temático
2. Estado ambiental de uma linha de água
2.1. Sinais visuais de degradação ambiental
2.2. Avaliação físico-química da qualidade da água
2.3. Variação no estado ambiental em função do deslocamento ao longo da linha
3. Monitorização de um aterro sanitário
3.1. Monitorização dos recursos hídricos superficiais
3.2. Monitorização de recursos hídricos subterrâneos
3.3. Monitorização de solos
4. Vulnerabilidade costeira
4.1. Parâmetros de vulnerabilidade costeira relacionados com a acção do mar
4.2. Parâmetros de vulnerabilidade costeira relacionados com a acção do homem
4.3. Caso de estudo
5. Estudo de rede e bacias de drenagem
5.1. Tratamento estatístico de uma rede de drenagem
5.2. Determinação de sentidos de escoamento superficial
5.3. Construção de diagramas de roseta e diagramas de linhas

Bibliografia Obrigatória

REBELO, J. A.,; As Cartas Geológicas ao serviço do desenvolvimento
ORION, N., HOFSTEIN, A., TAMIR, P. & GIDDINGS, G. J.; Development and Validation of an Instrument for Assessing the Learning Environment of Outdoor Science Activities

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Expositivo.

Moderação de temas preparados pelos estudantes.

Trabalhos de campo.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 90,00
Trabalho de campo 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de campo 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

De acordo com o regulamento da FCUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

NF = 0,9EF + 0,1TC

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

De acordo com o regulamento da FCUP.

Observações

Não aplicável.
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