Código: | F417 | Sigla: | F417 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Física |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=891 |
Unidade Responsável: | Departamento de Física e Astronomia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Física |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:F | 1 | Plano de Estudos do Mestrado em Física | 2 | - | 5 | - | - |
MI:EF | 11 | Plano de Estudos a partir de 2007 | 4 | - | 5 | - |
• Conhecer métodos e algoritmos usados em simulação numérica em Física. • Analisar um conjunto de problemas de várias áreas da Física na perspectiva de resolução numérica. • Modelizar problemas. • Descrever e aplicar algumas técnicas numéricas básicas. • Contactar com métodos de simulação.
• Ser capaz de estruturar um problema de Física de forma a poder ser resolvido por métodos computacionais. • Ser capaz de selecionar e adequar métodos numéricos à resolução de problemas numéricos. • Ser capaz de programar um resolução numérica de um problema, fazendo recurso a implementações de métodos numéricos. • Ser capaz de analizar e criticar os resultados obtidos.
Domínio de uma linguagem de programação (nível intermédio), com enfase para Python
1. Conceitos básicos de modelização computacional e análise numérica.
2. Revisões de métodos numéricos básicos: procura de raizes de funções, diferenciação e integração numérica, dinâmica iterativa.
3. Métodos numéricos de decomposição matricial e resolução de sistemas de equações lineares: decomposição RQ, LU, SVD, métodos iterativos, problemas aos valores e vectores próprios.
4. Transformações Integrais: transformadas de Fourier e de ondeta (Wavelet).
5. Métodos de resolução de equações diferenciais às derivadas parciais: Diferenças finitas e métodos espectrais.
6. Tópicos especiais para engenheiros físicos. Os conteudos específicos desta secção do programa são determinados por acordo com os alunos, tendo em conta os seus interesses e o projecto final. Exemplos de temas possíveis: Elementos finitos, Equações não-lineares, Equação de Schrödinger não-linear.
Aulas teóricas expositivas. Método socrático com leituras orientadas. Aulas prácticas com resolução de problemas com aplicação dos métodos aprendidos.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 0,00 |
Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Tratando-se de um curso sob o regime de avaliação distribuída, aplica-se o seguinte regime para a obtenção de frequência em que cada aluno deve: 1. Não faltar em mais de 1/4 das aulas dadas; 2. Entregar os elementos de avaliação nos prazos indicados com uma nota superior a 30 em 100.
A nota obtida pela fórmula seguinte corresponderá à nota da primeira época: 45% trabalhos de casa + 45% projecto final + 10% avaliação global Comentários: 1) A avaliação contínua do aluno pelo docente ao longo das aulas teóricas e teórico-práticas permite realizar um ajuste, em geral fino, das classificações obtidas pelos alunos correspondente ao item da fórmula de cálculo anterior designado por avaliação global. 2) O júri da disciplina reserva-se ainda o direito de chamar alunos a efectuar uma prova oral sempre que o considerar pertinente.
trabalhos de casa projecto de resolução de um problema de Física/Engenharia baseado nos métodos numéricos leccionados
Os alunos com regime especial que não possam se avaliados de acordo com o regime geral descrito anteriormente, devem comunicar a situação ao regente durante a primeira semana de aulas ou até uma semana após a ocorrência dos factos que consubstanciam o pedido de excepção. A avaliação nestas situações será feita caso a caso de acordo com os critérios do regente.
A melhoria de nota será feita de acordo com o seguinte regime: 1) Os alunos que tenham obtido frequência da disciplina poderão solicitar provas de exame em épocas subsequentes à primeira época de exame para efeitos de melhoria da classificação final de acordo com o regime geral da faculdade. 2) O júri da disciplina reserva-se ainda o direito de chamar alunos a efectuar uma prova oral sempre que o considerar pertinente. 3) As provas de exame têm a duração máxima de 1h30.
Assume-se que os alunos sabem programar na linguagem Python. Situações não contempladas neste regulamento devem ser comunicadas ao regente durante a primeira semana de aulas ou até uma semana após a ocorrência dos factos que consubstanciam o pedido de excepção. A solução destas situações será feita caso a caso de acordo com os critérios do regente.