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Anatomia e Fisiologia Vegetal

Código: B211     Sigla: B211

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 177 Plano de estudos a partir de 2008 2 - 7,5 60 202,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo básico do curso é que o estudante compreenda o modo como a anatomia está associada à função das plantas. Pretende-se que o estudante adquira competências para descrever as características anatómicas associadas à evolução bem como identificar estruturas específicas a determinadas funções. Sendo as plantas organismos complexos o curso explora aspectos que as tornam peculiares, centrando-se especialmente nos processos bioquímicos e moleculares envolvidos no seu crescimento e desenvolvimento. É também objetivo do curso que o estudante compreenda o modo como as plantas interatuam com o meio ambiente.

Resultados de aprendizagem e competências

Após conclusão da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:

  • Mostrar conhecimento sobre a anatomia e fisiologia das plantas;
  • Examinar preparações microscópicas e identificar estruturas vegetais;
  • Explicar como as plantas se desenvolvem e diferenciam por atividade meristemática contínua;
  • Explicar os sistemas de transporte na planta e como são regulados;
  • Conhecer os requisitos das plantas em sais minerais, água, dióxido de carbono, limites de temperatura e luz;
  • Reconhecer quais os nutrientes minerais essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas, mobilidade, função e sintomatologia de carência;
  • Mostrar conhecimento sobre as fito-hormonas e a sua importância como factores de crescimento e mediadores nas adaptações ao stress e a alterações sazonais;
  • Explicar como as plantas detectam e respondem a mudanças ambientais.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não há pré-requisitos

Programa

Organização do corpo das plantas. Sistema de tecidos: dérmico, fundamental e vascular. Diferenciação histológica. Características e classificação dos tecidos. Epidermes; parênquima, colênquima e esclerênquima; fibras e sua importância económica.  Estrutura do xilema e condução de água e sais minerais. Eficiência e segurança; pontuações e placas de perfuração. Estrutura do floema e translocação. Nervuras; anatomia de Kranz e a fotossíntese. Organização tecidular em raizes, caules e folhas. Origem e estrutura do corpo secundário.  Equilíbrio hídrico das plantas. Conceito de potencial hídrico e comportamento osmótico das células. Adaptações das plantas a diferentes condições de humidade. Mecanismo de controlo do funcionamento dos estomas e sinais ambientais. Água no contínuo solo-planta-atmosfera. Translocação no floema: conceito de órgão recebedor e órgão fonte. Teoria do fluxo em massa. Carregamento e descarregamento do floema.
Fotomorfogénese mediada pela luz vermelha. Fitocromo: propriedades e funções ecológicas. Adaptação das plantas a alterações da qualidade da luz e regulação da germinação de sementes. Respostas à luz azul: fototropismo, inibição rápida do alongamento do caule e estimulação da abertura dos estomas. Fotoreceptores da luz azul: criptocromos, fototropinas e zeaxantina.
Nutrientes minerais. Critérios de essencialidade. Elementos essenciais. Classificação dos nutrientes vegetais: critério quantitativo e fisiológico. Soluções nutritivas e culturas sem solo. Relação entre a função e mobilidade dos nutrientes e sintomatologia de carência. Métodos histoquímicos e bioquímicos para diagnose de carência nutricionais.
Crescimento e desenvolvimento das plantas e sinais internos e ambientais. Fito-hormonas; conceito e perceção. Auxinas: descoberta e natureza química. Auxinas nativas e de síntese. Biossíntese e transporte do IAA. Efeitos fisiológicos das auxinas. Aplicações práticas. Giberelinas (GAs); descoberta e natureza química. Regulação da biossíntese. Efeitos fisiológicos das GAs e mecanismos de ação. Transdução do sinal GAs nas células da camada de aleurona. Aplicações comerciais. Inibidores da biossíntese das GAs e sua utilização. Citocininas: descoberta e identificação; formas livres e ligadas; locais de biossíntese e transporte. Efeitos fisiológicos. Principais aplicações práticas. Características das plantas com sobre-expressão das citocininas. Etileno; descoberta, estrutura e biossíntese. Regulação da biossíntese. Efeito de factores ambientais e da auxina na produção de etileno. Efeitos fisiológicos do etileno e modo de acção. Aplicações comerciais. Ácido Abcísico (ABA); descoberta, natureza química, locais de biossíntese e transporte. Variação do nível de ABA durante o desenvolvimento da semente em resposta a stress ambiental. Efeitos fisiológicos. Transdução de sinal do ABA nas células de guarda dos estomas. Brassinoesteróides (BRs); descoberta, ocorrência nas plantas, biossíntese e transporte. Principais efeitos fisiológicos. Papel dos BRs na proteção de plantas contra stresses bióticos e abióticos.  Potencial uso dos BRs na agricultura.
Respostas fisiológicas e adaptações das plantas a stresses abióticos e fatores que condicionam essa resposta. Adaptação e plasticidade fenotípica. Stress e aumento da produção das espécies reativas de oxigénio (ROS). Sintomas de danos oxidativos. Sistema de defesa antioxidante: enzimático e não enzimático.

Bibliografia Obrigatória

Dickison, William C.; Integrative Plant Anatomy, Academic Press, 2000. ISBN: 0-12-215170-4
000103971. ISBN: 978-0-87893-866-7
Mauseth, James D.; Plant Anatomy, The Benjamin/Cummings Publishing Company, Inc. , 1988. ISBN: 0-8053-4570-1
Fahn, A.; Plant Anatomy, Pergamon Press, 1982. ISBN: 0-08-028029-3

Bibliografia Complementar

Bowes, Bryan G.; A Colour Atlas of Plant Structure, Manson Publishing Ltd, 1996. ISBN: 1-874545-16-2
000102099
000072345. ISBN: 0-943088-39-9

Observações Bibliográficas

A bibliografia aconselhada encontra-se disponível na biblioteca Central da FCUP (ed. FC1). Serão ainda disponibilizados pelos docentes da disciplina elementos complementares de estudo e consulta.


Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas de natureza expositiva-interrogativa apoiadas em projeções. As aulas práticas proporcionam a aquisição de competências específicas, designadamente as que resultam da execução de trabalhos práticos experimentais.

A calendarização das aulas práticas, bem como o conjunto de procedimentos para cada trabalho laboratorial, estarão disponíveis para os estudantes na página web da UC.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 40,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Um estudante obtém frequência se:

1. Tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas (https://sigarra.up.pt/up/LEGISLACAO_GERAL.ver_legislacao?p_nr=4025).

Aulas práticas de frequência obrigatória. Número máximo de faltas: 3 faltas. Pode ser concedida dispensa de aulas práticas aos estudantes que tenham tido frequência válida nos 2 anos letivos anteriores.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final ou frequências

1. Exame final

- 1 exame teórico (20 val)

- 1 exame teórico-prático (TP) – 16 val
- 1 relatório a apresentar durante as aulas práticas (R)  – 4 val 

Nota Final
– [2T+ (TP+R)]/3 

2. Frequências

- 2 frequências teóricas – cada 10 val (1ª freq ( FT1 ); 2ª freq ( FT2 )
- 2 frequências  teórico-prático (TP) – cada 8 val (1ª freq ( FTP1 ); 2ª freq ( FTP2 )
- Apresentação e discussão de trabalho prático durante as aulas práticas (R)  – 4 val
 
- Nota Final – [2(FT1+FT2)+ (FTP1+FTP2+R)]/3

Notas Mínimas - 8 valores na componente T e 6,5 valores na componente TP 

Provas e trabalhos especiais

Apresentação e discussão de trabalho prático atribuido.

Trabalho de estágio/projeto

.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Avaliação distribuída com exame final

 

Melhoria de classificação

Exame de Recurso

Componentes de avaliação:

Teórica (T) (20 valores) + Teórico-prática (TP) (16 valores);

apresentação de trabalho Prático (P) (4 valores).

CLASSIFICAÇÃO FINAL= [T+(TP+P)]/2

Observações

Não há precedências.

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