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Laboratório de Instrumentação em Física Médica

Código: F4007     Sigla: F4007     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Física

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Física e Astronomia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Física Médica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:FM 9 Plano de estudos do Mestrado em Física Médica a partir de 2013. 1 - 6 49 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta disciplina pretende harmonizar e consolidar conhecimentos na área da Electrónica e da Instrumentação em face da diversidade de formações dos alunos que frequentam o Mestrado em Física Médica, e apresentar novos conteúdos considerados relevantes na área formativa onde se situam. Desenvolve-se em ambiente laboratorial, complementado com uma abordagem tutorial onde se sistematiza conhecimentos teóricos subjacentes ao conjunto de experiências a realizar pelos alunos.

 

Resultados de aprendizagem e competências

-  Conhecer e aplicar princípios centrais da instrumentação eléctrica e electrónica;

-  Conhecer e minimizar as consequências derivadas da presença de ruído;

-   Conhecer e aplicar técnicas importantes da instrumentação eléctrica e electrónica;

-  Familiarização com instrumentos centrais da instrumentação eléctrica e electrónica;

-  Capacidade de projectar e implementar algumas soluções de instrumentação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

- Conhecimentos de Física

- Conhecimentos básicos de Electrónica

Programa


O programa da disciplina está estruturado em blocos numa sequência projectada para, numa primeira fase, uniformizar conhecimentos de base, a que se seguirá a leccionação teórica e laboratorial de novos conteúdos nos domínios da Electrónica e da Instrumentação. A parte laboratorial estará em vários casos associada à realização de experiências projectadas para evidenciar fenómenos físicos, mas que evidenciam aspectos importantes da área da instrumentação eléctrica/electrónica

 

1.   Circuitos Eléctricos

 

Neste bloco serão revistos os conceitos gerais dos circuitos eléctricos, principais elementos constituintes e as leis dos circuitos nos regimes contínuo e dinâmico.

 

Circuito Eléctrico; componentes passivos (resistências, bobinas, condensadores) e suas combinações; Lei de Ohm, Lei de Joule. Leis de Kirchhoff, Teoremas de Thevenin e de Norton; fontes de tensão e de corrente; sinais alternos e sua representação como fasores; impedância e reactância; aritmética dos fasores; leis generalizadas; potência eléctrica. Díodos como elementos de controlo de corrente.

 

 

Nesta parte serão consideradas as experiências indicadas na Tabela I.

 

Tabela I

 

Experiência I

Demonstração do Teorema de Thevenin com Sinais Contínuos

Experiência I

Demonstração do Teorema de Thevenin com Sinais Alternados

Experiência III

Estudo do Circuito RLC

Experiência IV

Circuitos com Díodos

 

 

 

 

 

 

 

 

2.   Conceitos e Funcionalidades de Electrónica/Instrumentação

 

 

 

 

Neste bloco intermédio procurar-se-á descrever um conjunto de funcionalidades eléctricas/electrónicas e de conceitos importantes no domínio da instrumentação.

 

 

Desenho e construção de fontes de alimentação; a importância da amplificação de sinais e a sua implementação utilizando o integrado amplificador operacional; conceitos gerais sobre a análise de sinais em electrónica, em particular no âmbito da amplificação; estudo da propagação de sinais eléctricos.

 

 

As experiências a realizar estão indicadas na Tabela II.

 

 

Tabela II

 

Experiência V

Construção de Uma Fonte de Alimentação

Experiência VI

Amplificação com Amplificadores Operacionais

Experiência VII

Análise Espectral de Sinais

Experiência VIII

Estudo da Propagação de Sinais Eléctricos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3.   Técnicas de Instrumentação

 

 

 

Neste último bloco pretende-se trabalhar conceitos importantes da instrumentação, como a amplificação síncrona (lock-in) e a plataforma Lab-View

 

 

 

 

 

 

 

As experiências a realizar estão indicadas na Tabela III.

 

 

 

 

 

 

 

Tabela III

 

 

 

Experiência IX

Utilização do Lock-In: Estudo da Absorção Óptica

Experiência X

Determinação da Velocidade do Som

Experiência XI

Estudo da Lei de Arrefecimento de um Corpo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bibliografia Obrigatória

Haas A.; Laboratorio de electronica

Observações Bibliográficas

Nas aulas serão disponibilizados elementos de estudo.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


Acentuada componente laboratorial, complementada com exposições teóricas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 45,00
Trabalho laboratorial 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese
Frequência das aulas
Trabalho laboratorial
Total: 0,00

Obtenção de frequência

 

As condições para se ter frequência à disciplina são as estipuladas pela FCUP para as unidades curriculares de perfil laboratorial.

 

Fórmula de cálculo da classificação final


Esta disciplina é de natureza laboratorial, donde a avaliação terá uma acentuada componente nesta vertente.

 

Classificação de três relatórios:      45%

Caderno de Registo Laboratorial:   35%

Avaliação Contínua:                         20%

 

 

 

Provas e trabalhos especiais


Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

 

Não aplicável.

Melhoria de classificação


A classificação pode ser melhorada solicitando o aluno um exame laboratorial.

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