Código: | F4007 | Sigla: | F4007 | Nível: | 400 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Física |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Física e Astronomia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Física Médica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:FM | 9 | Plano de estudos do Mestrado em Física Médica a partir de 2013. | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
Esta disciplina pretende harmonizar e consolidar conhecimentos na área da Electrónica e da Instrumentação em face da diversidade de formações dos alunos que frequentam o Mestrado em Física Médica, e apresentar novos conteúdos considerados relevantes na área formativa onde se situam. Desenvolve-se em ambiente laboratorial, complementado com uma abordagem tutorial onde se sistematiza conhecimentos teóricos subjacentes ao conjunto de experiências a realizar pelos alunos.
- Conhecer e aplicar princípios centrais da instrumentação eléctrica e electrónica;
- Conhecer e minimizar as consequências derivadas da presença de ruído;
- Conhecer e aplicar técnicas importantes da instrumentação eléctrica e electrónica;
- Familiarização com instrumentos centrais da instrumentação eléctrica e electrónica;
- Capacidade de projectar e implementar algumas soluções de instrumentação.
- Conhecimentos de Física
- Conhecimentos básicos de Electrónica
O programa da disciplina está estruturado em blocos numa sequência projectada para, numa primeira fase, uniformizar conhecimentos de base, a que se seguirá a leccionação teórica e laboratorial de novos conteúdos nos domínios da Electrónica e da Instrumentação. A parte laboratorial estará em vários casos associada à realização de experiências projectadas para evidenciar fenómenos físicos, mas que evidenciam aspectos importantes da área da instrumentação eléctrica/electrónica
1. Circuitos Eléctricos
Neste bloco serão revistos os conceitos gerais dos circuitos eléctricos, principais elementos constituintes e as leis dos circuitos nos regimes contínuo e dinâmico.
Circuito Eléctrico; componentes passivos (resistências, bobinas, condensadores) e suas combinações; Lei de Ohm, Lei de Joule. Leis de Kirchhoff, Teoremas de Thevenin e de Norton; fontes de tensão e de corrente; sinais alternos e sua representação como fasores; impedância e reactância; aritmética dos fasores; leis generalizadas; potência eléctrica. Díodos como elementos de controlo de corrente.
Nesta parte serão consideradas as experiências indicadas na Tabela I.
Tabela I
Experiência I |
Demonstração do Teorema de Thevenin com Sinais Contínuos |
Experiência I |
Demonstração do Teorema de Thevenin com Sinais Alternados |
Experiência III |
Estudo do Circuito RLC |
Experiência IV |
Circuitos com Díodos |
2. Conceitos e Funcionalidades de Electrónica/Instrumentação
Neste bloco intermédio procurar-se-á descrever um conjunto de funcionalidades eléctricas/electrónicas e de conceitos importantes no domínio da instrumentação.
Desenho e construção de fontes de alimentação; a importância da amplificação de sinais e a sua implementação utilizando o integrado amplificador operacional; conceitos gerais sobre a análise de sinais em electrónica, em particular no âmbito da amplificação; estudo da propagação de sinais eléctricos.
As experiências a realizar estão indicadas na Tabela II.
Tabela II
Experiência V |
Construção de Uma Fonte de Alimentação |
Experiência VI |
Amplificação com Amplificadores Operacionais |
Experiência VII |
Análise Espectral de Sinais |
Experiência VIII |
Estudo da Propagação de Sinais Eléctricos |
3. Técnicas de Instrumentação
Neste último bloco pretende-se trabalhar conceitos importantes da instrumentação, como a amplificação síncrona (lock-in) e a plataforma Lab-View
As experiências a realizar estão indicadas na Tabela III.
Tabela III
Experiência IX |
Utilização do Lock-In: Estudo da Absorção Óptica |
Experiência X |
Determinação da Velocidade do Som |
Experiência XI |
Estudo da Lei de Arrefecimento de um Corpo |
Nas aulas serão disponibilizados elementos de estudo.
Acentuada componente laboratorial, complementada com exposições teóricas.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 45,00 |
Trabalho laboratorial | 35,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | |
Frequência das aulas | |
Trabalho laboratorial | |
Total: | 0,00 |
As condições para se ter frequência à disciplina são as estipuladas pela FCUP para as unidades curriculares de perfil laboratorial.
Esta disciplina é de natureza laboratorial, donde a avaliação terá uma acentuada componente nesta vertente.
Classificação de três relatórios: 45%
Caderno de Registo Laboratorial: 35%
Avaliação Contínua: 20%
Não aplicável.
Não aplicável.
Não aplicável.
A classificação pode ser melhorada solicitando o aluno um exame laboratorial.