Código: | AST232 | Sigla: | AST232 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Astronomia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=317 |
Unidade Responsável: | Departamento de Física e Astronomia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Astronomia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:AST | 11 | Plano de Estudos a partir de 2008 | 2 | - | 7,5 | - | |
L:B | 0 | Plano de estudos a partir de 2008 | 3 | - | 7,5 | - | |
L:CC | 0 | Plano de estudos de 2008 até 2013/14 | 3 | - | 7,5 | - | |
L:F | 2 | Plano de estudos a partir de 2008 | 2 | - | 7,5 | - | |
L:G | 0 | P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 | 3 | - | 7,5 | - | |
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 | 3 | - | 7,5 | - | |||
L:M | 0 | Plano de estudos a partir de 2009 | 3 | - | 7,5 | - | |
L:Q | 0 | Plano de estudos Oficial | 3 | - | 7,5 | - |
A disciplina tem como objectivos a formação básica em astronomia estelar, tanto em termos de conceitos como de ferramentas físico/matemáticas. A abordagem é a um nível intermédio em que paralelamente à clarificação de conceitos é dada ênfase à fundamentação dos mesmos em termos formais.
Compreensão de conceitos glopbais em astronomia estelar e capacidade de os relacionar. Competências na descrição de conceitos e fenómenos físicos que ocorrem no interior, atmosferas de estrelas e aquando da formação estelar.
1. Conceitos Introdutórios Revisão de conceitos relacionados com a teoria da radiação, radiação do Corpo Negro, sistemas de grandeza, índices de côr, classificação espectral, diagrama de Hertzsprung-Russell. Absorção atmosférica. Seeing. Absorção interstelar (reddening). Estrelas variáveis.
2. Mecânica Celeste Sistemas de dois corpos. Dedução das leis de Kepler e determinação de órbitas. Binários de estrelas e determinação da massa de estrelas. Relação massa-luminosidade. O teorema do virial.
3. Atmosferas Estelares A equação de Boltzmann para a excitação térmica. A equação de Saha para a ionização térmica. Exemplos de aplicação. A equação de transporte radiativo e suas equações de momentos. Aplicação a atmosferas estelares: efeito de enegrecimento do limbo. Opacidade do material estelar. Absorção de Kramers. Estrutura das riscas espectrais. Largura equivalente e Largura a Meia-altura. Alargamento das riscas espectrais. Curva de crescimento de uma risca.
4. Interiores Estelares Equações de estrutura (revisão). A equação de estado para a pressão: gás ideal, processos politrópicos. A pressão da radiação. Equação de estado de uma gás de electrões completamente degenerados. Instabilidade convectiva: critério de Schwarzchild e causas da instabilidade. Convecção em estrelas frias e em estrelas quentes. Fontes de energia: combustão de Hidrogénio (PP, CNO) e de Hélio (3 alfa). Exemplos de modelos de estrelas do tipo solar e de estrelas quentes.
5. Formação e Evolução Estelar Nuvens moleculares. A instabilidade gravitacional e a massa de Jeans. Fragmentação da nuvem. Colapso homólogo. Tempo de queda-livre. A formação da proto-estrela. O Teorema do Virial para um sistema em equlíbrio hidrostático. Tempo de Kelvin-Helmholtz. Evolução da estrela até à sequência principal: o trajecto de Hayashi. Evolução durante e após a sequência principal para estrelas pouco massivas e para estrelas massivas. Estágios finais de evolução: nebulosas planetárias, anãs brancas e massa limite de Chandrasekhar, supernovas do tipo II, estrelas de neutrões e massa limite.
Métodos expositivo nas aulas teóricas. Nas aulas teorico-práticas é promovida a resolução dos exercícos pelos alunos.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 132,00 |
Frequência das aulas | 70,00 |
Total: | 202,00 |
Tem frequência à disciplina o aluno que não faltar a mais de 1/3 das aulas teorico-praticas previstas.
Avaliação contínua com 2 Testes de avaliação Testes de avaliação: Teste 1 - (data a marcar) - 10 valores Teste 2 - (data a marcar) - 10 valores. Nota mínima de 35% em cada teste. A nota da época normal é a combinação das notas obtidas nos testes.
Avaliação por exame final: Se o aluno optar por não se submeter a avaliação contínua deve informar o regente (por email) até à data do exame da época normal.Nesse caso a nota final é a nota de exame.
É possível a melhoria de nota apenas no exame da época de recurso.