Código: | G183 | Sigla: | G183 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Geologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Geologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:AP | 23 | Planos de estudos a partir 2009 | 2 | - | 5 | 56 | 135 |
L:G | 19 | P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 | 2 | - | 5 | 56 | 135 |
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P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 | 2 | - | 5 | 56 | 135 | ||
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Parte I — Pedologia Reconhecer o solo enquanto sistema trifásico contendo materiais sólidos (minerais ou orgânicos), líquidos (solução do solo) e gasosos (vapor de água e outros gases), podendo servir de meio para o desenvolvimento de plantas com raízes. Conhecer os factores de formação do solo. Reconhecer a importância ambiental e sócio-económica dos sistemas pedológicos. Conhecer os métodos e técnicas de campo, de laboratório e de gabinete habitualmente utilizados em actividades científicas e tecnológicas relacionadas com os solos. Parte II — Hidrologia Conhecer o funcionamento dos sistemas hidrológicos subterrâneos e superficiais. Reconhecer a importância ambiental e sócio-económica dos sistemas hidrológicos. Conhecer os métodos e técnicas de campo, de laboratório e de gabinete habitualmente utilizados em actividades científicas e tecnológicas relacionadas com os recursos hídricos.
Ver Objetivos.
Aulas teóricas Parte I. Pedologia 1. Conceitos básicos 2. A fracção mineral do solo 3. A atmosfera do solo 4. A matéria orgânica do solo 5. O complexo absorvente 6. A pedogénese 7. A classificação dos solos 8. A cartografia de solos 9. A erosão do solo Parte II. Hidrologia 1. Conceitos básicos 2. A hidroquímica 3. A fase subterrânea do ciclo hidrológico 4. O movimento da água em meio subterrâneo 5. Hidropedologia Aulas Práticas I. Pedologia 1. Identificação e caracterização macroscópica de minerais e rochas em diferentes estados de meteorização. 2. Estudo de perfis de solos. 3. Amostragem de solos. Colheita de amostras perturbadas e não perturbadas. 4. Determinação da textura, densidade real, densidade aparente, porosidade total, pH, condutividade eléctrica e matéria orgânica de um solo. Determinação da cor do solo através da Carta de Cores de Munsell. 5. Medição do teor de humidade do solo. Método gravimétrico. Utilização de sondas electromagnéticas (pontuais e de perfil). Elaboração e interpretação de perfis de humidade de um solo. 6. Medição da condutividade hidráulica do solo in situ com o permeâmetro de carga constante. 7. Determinação do teor de diversos nutrientes no solo. 8. Leitura e interpretação de mapas de solos. Utilização conjunta dos mapas topográficos, de solos e geológicos. Nota: a parte I inclui uma visita de estudo. II. Hidrologia 1. Amostragem de águas subterrâneas e superficiais. 2. Medição de níveis em poços e furos com sonda eléctrica. 3. Medição do pH, condutividade eléctrica, temperatura e resíduo seco da água. 4. Análise de componentes químicos da água com fotómetro portátil. 5. Movimento da água em meios subterrâneos. 6. Construção e interpretação de um perfil hidrogeológico. 7. Tratamento gráfico e interpretação de dados hidroquímicos. 8. Qualidade da água para consumo humano e para fins agrícolas. Nota: a parte II inclui uma visita de estudo.
A disciplina inclui três tipos de aulas: teóricas, teórico-práticas em sala e em laboratório (com realização de diversos exercícios, análise de mapas,etc.) e visitas de estudo (com trabalho de campo). Os meios incluem o material audiovisual de apresentação das aulas assim como os equipamentos de campo e de laboratório.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 80,00 |
Participação presencial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
A obtenção de frequência depende do cumprimento da assiduidade: tendo o aluno estado regularmente inscrito, não poderá exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas.
A avaliação será efectuada do seguinte modo: - exame final (correspondendo a 80% da classificação final); - apreciação do trabalho desenvolvido pelo aluno nas aulas – (correspondendo a 20% da classificação final).