Projecto - Vegetação em Espaço Urbano
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Arquitetura Paisagista |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Adquirir conhecimentos ao nível do material vegetal e sua manipulação, enquanto:
-Elemento de ordenamento e desenho de Paisagens urbanas;
-Diversidade florística, sensorial e funcional;
-Hierarquia e organização espacial;
- Atingir competências na elaboração de Projectos de Vegetação em Arquitectura Paisagista;
- Representar cenários visuais de vegetação
- Apreender as diferentes valências projectuais e funcionais inerentes ao material vegetal;
Programa
1- AS PLANTAS NA DEFINIÇÃO DO ESPAÇO URBANO:
Funções e desenho de estruturas verdes
As principais árvores na cidade do Porto
Arbustos – principais elementos representativos
Subarbustos e Trepadeiras
Gramíneas e Herbáceas
2 -DEFINIÇÃO DE ESPAÇO E FUNÇÕES ATRAVÉS DOS ESTRATOS VEGETAIS:
Elaboração de planos de plantação de acordo com situações tipológicas modulares geradas por um espaço hipotético que se organiza de acordo com o modelo Clareira-Orla-Mata.
Exercício I: Jardins Modulares
3 - POLIVALÊNCIA DO MATERIAL VEGETAL NA DEFINIÇÃO DE ESPAÇOS URBANOS:
Elaboração de um projecto para um espaço urbano da cidade do Porto, segundo uma temática específica, a explorar ao longo do semestre.
Exercício II: Intervenção em Espaço Urbano
Bibliografia Obrigatória
Brickell, Christopher; RHS New Encyclopedia of Plants and Flowers, Dorling Kindersley Publishers Ltd, 2003. ISBN: 978-1405300575
Caldeira-Cabral, F., Ribeiro-Telles, G; A Árvore, Ministério das Obras Públicas, 1960
Marques-Moreira, José; Árvores e Arbustos em Portugal, Argumentum, 2008. ISBN: 978-972-8479-59-6
Robinson, Nick; The Planting Design Handbook, Ashgate Publishing, 2004. ISBN: 978-0754630357
C.J. Humphries; Guia de Campo das Árvores de Portugal e Europa, Fapas, 2005. ISBN: 9789729595127
J. Trowbridge, Peter, L. Bassuk, Nina; Trees in the Urban Landscape: Site Assessment, Design, and Installation, Wiley, 2004. ISBN: 978-0471392460
Bingre P, Aguiar C, Espírito-Santo D, Arsénio P, Monteiro-Henriques T (Coord. Científicos); Guia da Campo: As Árvores e os Arbustos em Portugal, Jornal Público/Fundação Luso-Americana/Liga para a Protecção da Natureza, 2007
Bibliografia Complementar
Franco, João Amaral; Nova Flora de Portugal, Escolar Editora, 2007. ISBN: 9789725921548
Crowe, Sylvia; Garden Design, Garden Art Press, 1999. ISBN: 978-1870673402
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas suportadas em:
- saídas de campo a espaços e jardins da cidade do Porto, para a aprendizagem da identificação de material vegetal, e ensino da sua utilização na organização, desenho e ordenamento de espaços urbanos.
- realização de dois exercícios de projecto de arquitectura paisagista que exploram a composição, estratificação e polivalências do material vegetal, no desenho e ordenamento do espaço.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
84,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
1. Assiduidade
obrigatória a presença em 75% de aulas práticas e obrigatória a presença em 75% de presença de aulas teóricas
2. Prestação de todas as componentes de avaliação
Teste Intercalar - 27 e 28 de Outubro 2010
Exercício I - 18 de Novembro 2010
Exercício II -
Componente teórica:
Avaliação I - 3 de Novembro 2010
Avaliação II - 24 de Novembro 2010
Apresentação e Entrega Final - 7 de Janeiro
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada entre as classificações obtidas nas diferentes fases da avaliação.
Teste intercalar – 40%
Exercício I – 20%
Exercício II – 40% (Trabalho teórico + trabalho prático) *
* O trabalho teórico terá dois momentos de avaliação qualitativa, distribuídos estrategicamente pelo semestre.
Provas e trabalhos especiais
Os alunos com falta justificada a uma ou mais componentes da avaliação poderão voltar a realiza-la durante o período lectivo em data a combinar com o docente.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Aplica-se a lei em vigor.
Melhoria de classificação
Não há melhoria de nota às componentes de avaliação.