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Projecto - Vegetação em Espaço Urbano

Código: AP311     Sigla: AP311

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arquitetura Paisagista

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arquitetura Paisagista

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AP 39 Planos de estudos a partir 2009 3 - 10 84 270

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Adquirir conhecimentos ao nível do material vegetal e sua manipulação, enquanto:

-Elemento de ordenamento e desenho de Paisagens urbanas;
-Diversidade florística, sensorial e funcional;
-Hierarquia e organização espacial;

- Atingir competências na elaboração de Projectos de Vegetação em Arquitectura Paisagista;

- Representar cenários visuais de vegetação

- Apreender as diferentes valências projectuais e funcionais inerentes ao material vegetal;

Programa

1- AS PLANTAS NA DEFINIÇÃO DO ESPAÇO URBANO:
Funções e desenho de estruturas verdes
As principais árvores na cidade do Porto
Arbustos – principais elementos representativos
Subarbustos e Trepadeiras
Gramíneas e Herbáceas

2 -DEFINIÇÃO DE ESPAÇO E FUNÇÕES ATRAVÉS DOS ESTRATOS VEGETAIS:
Elaboração de planos de plantação de acordo com situações tipológicas modulares geradas por um espaço hipotético que se organiza de acordo com o modelo Clareira-Orla-Mata.
Exercício I: Jardins Modulares

3 - POLIVALÊNCIA DO MATERIAL VEGETAL NA DEFINIÇÃO DE ESPAÇOS URBANOS:
Elaboração de um projecto para um espaço urbano da cidade do Porto, segundo uma temática específica, a explorar ao longo do semestre.
Exercício II: Intervenção em Espaço Urbano

Bibliografia Obrigatória

Brickell, Christopher; RHS New Encyclopedia of Plants and Flowers, Dorling Kindersley Publishers Ltd, 2003. ISBN: 978-1405300575
Caldeira-Cabral, F., Ribeiro-Telles, G; A Árvore, Ministério das Obras Públicas, 1960
Marques-Moreira, José; Árvores e Arbustos em Portugal, Argumentum, 2008. ISBN: 978-972-8479-59-6
Robinson, Nick; The Planting Design Handbook, Ashgate Publishing, 2004. ISBN: 978-0754630357
C.J. Humphries; Guia de Campo das Árvores de Portugal e Europa, Fapas, 2005. ISBN: 9789729595127
J. Trowbridge, Peter, L. Bassuk, Nina; Trees in the Urban Landscape: Site Assessment, Design, and Installation, Wiley, 2004. ISBN: 978-0471392460
Bingre P, Aguiar C, Espírito-Santo D, Arsénio P, Monteiro-Henriques T (Coord. Científicos); Guia da Campo: As Árvores e os Arbustos em Portugal, Jornal Público/Fundação Luso-Americana/Liga para a Protecção da Natureza, 2007

Bibliografia Complementar

Franco, João Amaral; Nova Flora de Portugal, Escolar Editora, 2007. ISBN: 9789725921548
Crowe, Sylvia; Garden Design, Garden Art Press, 1999. ISBN: 978-1870673402

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas suportadas em:

- saídas de campo a espaços e jardins da cidade do Porto, para a aprendizagem da identificação de material vegetal, e ensino da sua utilização na organização, desenho e ordenamento de espaços urbanos.

- realização de dois exercícios de projecto de arquitectura paisagista que exploram a composição, estratificação e polivalências do material vegetal, no desenho e ordenamento do espaço.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 84,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

1. Assiduidade
obrigatória a presença em 75% de aulas práticas e obrigatória a presença em 75% de presença de aulas teóricas

2. Prestação de todas as componentes de avaliação
Teste Intercalar - 27 e 28 de Outubro 2010
Exercício I - 18 de Novembro 2010
Exercício II -
Componente teórica:
Avaliação I - 3 de Novembro 2010
Avaliação II - 24 de Novembro 2010
Apresentação e Entrega Final - 7 de Janeiro

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada entre as classificações obtidas nas diferentes fases da avaliação.
Teste intercalar – 40%
Exercício I – 20%
Exercício II – 40% (Trabalho teórico + trabalho prático) *

* O trabalho teórico terá dois momentos de avaliação qualitativa, distribuídos estrategicamente pelo semestre.

Provas e trabalhos especiais

Os alunos com falta justificada a uma ou mais componentes da avaliação poderão voltar a realiza-la durante o período lectivo em data a combinar com o docente.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplica-se a lei em vigor.

Melhoria de classificação

Não há melhoria de nota às componentes de avaliação.
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