Introdução à Programação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciência de Computadores |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que o aluno:
1. se familiarize com a utilização de um computador pessoal num sistema operativo da família GNU/Linux
2. adquira competência para codicar algoritmos elementares numa linguagem de programação
3. aprenda metodologias de programação estruturada: decomposição em funções e módulos, utilização de bibliotecas e decomposição em objectos.
4. adquira competências para testar e corrigir erros dos seus programas.
Programa
0. Introdução aos computadores
Breve resumo histórico
Sistemas operativos vs. aplicações
Introdução aos sistemas operativos GNU/Linux
1. Introdução à programação de computadores
Linguagens de programaçao de baixo-nível e alto-nível
Compiladores vs. interpretadores
2. Introdução à Linguagem Python
Valores, expressões e variáveis
Utilização em modo interpretador de comandos
Utilização dum ambientes integrado de desenvolvimento (IDLE)
Tipos numéricos e conversões
Tipo texto ('string')
Funções e módulos
Execução condicional
Ciclos e iteração
Listas e tuplos
Recursão
Entrada e saída de dados em ficheiros
3. Estruturação de programas
Funções, módulos e bibliotecas
Objectos
Teste e detecção de erros
Bibliografia Obrigatória
Allen Downey; Think Python: an introduction to software design (http://www.thinkpython.com Este livro é de distribuição gratuita e está disponível em PDF no sítio acima. )
A. Gauld; Learn to Program using Python (Addison-Wesley)
Bibliografia Complementar
H. M. Deitel, P. J. Deitel, J. P. Liperi, B. A. Wiedermann; Python: How to Program (Este livro é recomendado para quem quiser prosseguir para tópicos mais avançados: programação web, processamento de XML, interligação a bases de dados, gráficos e multimédia, entre outros.)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os alunos deverão resolver problemas de programação propostos nas folhas das aulas práticas. A resolução e entrega destes problemas (marcados com um símbolo >) é necessária para obter frequência para exame:
1) A entrega e correção automática dos problemas propostos é feita na página http://www.dcc.fc.up.pt/ip-minor.
2) Cada problema é testado por um sistema automático; o aluno é imediatamente informado se o problema foi resolvido correctamente ou não
3) Os problemas não são classificados com nota nem contam para a availação; constituem, contudo, condição necessária para obtenção de frequência
4) Cada conjunto de problemas deverá ser resolvido num prazo de 15 dias após a sua disponibilização
5) Os alunos poderão fazer múltiplas tentativas sem sofrer qualquer penalização.
6) Os alunos deverão resolver os problemas nas aulas práticas; excepcionalmente aceitar-se-à que os alunos incapacidados de frequentar aulas práticas (por exemplo: trabalhadores estudantes) resolvam os problemas fora das aulas
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
70,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Os alunos devem ter assistencia a pelo menos 3/4 das aulas práticas dadas.
Alem disso devem efectuar com sucesso pelo menos 1/2 dos problemas propostos com correção automática.
Fórmula de cálculo da classificação final
Dada pela nota obtida no exame