Diversidade das Plantas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Compreensão da história e evolução da Botânica e dos principais sistemas de classificação dos vegetais
2. Apreender os conceitos de Taxonomia e Sistemática, Classificação e Nomenclatura Botânica
3. Percepção e compreensão dos principais tipos filosóficos que regem as diferentes escolas de pensamento taxonómico e principais diferenças entre as mesmas
4. Aquisição dos conhecimentos morfológicos necessários à descrição e estudo de taxa vegetais
5. Desenvolverem as competências taxonómicas mínimas que lhes permitam a identificação de plantas e a sua correcta preparação para herbário e outros tipos de colecções biológicas
6. Conhecer as grandes linhas evolutivas das plantas
7. Aquisição de conhecimentos sobre os grandes grupos vegetais, principais diferenças entre eles e sua evolução e caracterização.
8. Aquisição de conhecimentos sobre grupos de plantas de interesse ornamental utilizados na prática da Arquitetura Paisagista
Programa
I - Classificação e Sistemática
A botânica da pré-história à modernidade: súmula histórica
Conceitos e definições fundamentais - o papel ainda actual da morfologia e disciplinas clássicas; a biologia molecular
A classificação e as categorias taxonómicas
Os principais tipos de classificações: diferenças e importância
A Nomenclatura Botânica
Estudos taxonómicos
As principais linhas evolutivas
II - As Plantas com Flor
Plantas não vasculares: Hepáticas, Antoceros e Musgos
Plantas Vasculares não produtoras de sementes - Lycophyta e Euphyllophyta
Plantas vasculares com sementes I - Gimnospermae
Plantas vasculares com sementes II - Angiospermae
Bibliografia Obrigatória
JUDD, W. S. et al. ; Systematics. A phylogentic approach., Sinauer Associates, Inc. USA., 1999
MAUSETH, J. D.; 2009. Botany. An Introduction to Plant Biology., Jones and Bartlett Publishers, Massachusetts. USA, 2009
Bibliografia Complementar
The Royal Horticultural Society; New Encyclopedia of Plants and Flowers, Christopher Brickell, 1999. ISBN: 1-4053-0057-4
J. M. Sanchéz de Lorenzo Cáceres; Guía de las Plantas Ornamentales, Ediciones Mundi-Prensa, Barcelona, 2001. ISBN: 84-7114-937-0
López Gonzalez, G.; Los árboles y arbustos de la Península Ibérica e Islas Baleares (Especies silvestres y las principales cultivadas). 2 vols., Ediciones Mundi-Prensa., 2001. ISBN: 84-7114-953-2 (Este é uma boa obra (2 volumes) para identificação de espécies ornamentais)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Expositivo e Participativo; Laboratorial; Aulas de campo
Palavras Chave
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Taxonomia
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia evolutiva
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biodiversidade
Ciências Naturais > Ciências biológicas
Ciências Naturais
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Botânica > Botânica sistemática
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Botânica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
70,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
As componentes de avaliação e respectivos pesos, serão as seguintes:
Exame Teórico – 40 %
Exame Teórico-prático – 30 %
Trabalhos práticos - 30%
Os alunos que tenham obtido frequência no ano lectivo 2010-2011 poderão pedir dispensa das aulas práticas
Serão realizadas duas frequências em data e local a anunciar
Alunos inscritos na disciplina no corrente ano letivo, que pretendam realizar Melhoria de Nota, apenas o poderão fazer na Época de Recurso. A Época Normal será destinada exclusivamente aos alunos que não tenham realizado frequências ou que não tenham obtido aprovação nas mesmas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final corresponderá à média das frequências realizadas ou à nota do exame final, acrescidas da soma da nota correspondente aos trabalhos práticos (grupo)
Os alunos dispensados das aulas práticas apenas terão, caso o desejem, que realizar as correspondentes partes teóricas (exame teórico 100%).
Provas e trabalhos especiais
Os estudantes-trabalhadores deverão contactar o regente para serem discutidos os trabalhos a apresentar
Observações
- Os estudantes-trabalhadores têm que cumprir um mínimo de trabalhos de natureza prática. Devem contactar o regente da Disciplina (ver Provas e Trabalhos Especiais)