Projecto
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciência de Computadores |
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Desenvolver um projecto de programação no fim da licenciatura onde são aplicados os conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas. Nesta cadeira o aluno desenvolve competências de gestão de um projecto informático, utiliza ferramentas de gestão de projecto, repositórios com gestão de versões e envolve-se na coordenação de trabalhos de equipas.
Programa
Proposta de temas de projecto: objectivos a atingir, dimensão mínima e máxima de projectos em termos de complexidade, requisitos de equipamento, de dados e de contexto de utilização.
Planeamento da execução do projecto: planificação das diversas etapas do projecto. Definição de "milestones", desenho de diagramas de Gantt e parametrização de um gestor de projecto, como o RedMine.
Execução do projecto: acompanhamento da execução dos projectos com base em apresentações periódicas de cada um dos projectos. Discussão de soluções para cada etapa, escolha de tecnologias, linguagens de programação, algoritmos, etc.
Promoção dos resultados atingidos.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
São apresentados conceitos importantes na gestão de projectos, como sejam a planificação com diagramas de Gantt, a definição de Milestones e a criação de diagramas de dependência entre tarefas.
Periodicamente são feitas apresentações relativas a cada projecto, sendo discutidas as opções tomadas e o desenvolvimento temporal do projecto.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Entregar e apresentar um projecto completo no final do semestre.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é contínua ao longo das aulas, baseando-se nas apresentações realizadas, nas sessões de acompanhamento dos trabalhos e, sobretudo, no resultado final alcançado, sob a forma de um projeto informático terminado.