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Métodos Matemáticos em Biologia e Medicina

Código: M386     Sigla: M386

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Matemática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 2 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 7,5 63 202,5
L:G 0 P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 3 - 7,5 63 202,5
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 3 - 7,5 63 202,5
L:M 18 Plano de estudos a partir de 2009 1 - 7,5 63 202,5
2
3
L:Q 0 Plano de estudos Oficial 3 - 7,5 63 202,5
PGMP 0 PE da PG em Matemática para Professores 1 - 7,5 63 202,5

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Aplicar técnicas matemáticas já estudadas a modelos em Biologia e Medicina e adquirir novos conhecimentos e ferramentas matemáticas que permitam a análise dos modelos estudados. 

 

Resultados de aprendizagem e competências

Uso de técnicas matemáticas na análise de  modelos em Biologia e Medicina.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Cálculo em várias variáveis; noções básicas de equações diferenciais ordinárias, sobretudo as lineares.

Programa

Técnicas matemáticas para o tratamento de modelos, entre as seguintes:

- sistemas dinâmicos com tempo contínuo, equações diferenciais ordinárias;

- sistemas de equações diferenciais com duas escalas de tempo;

- equações diferenciais parciais, em particular, equações de reação-difusão;

- modelos com simetria, sistemas de células acopladas.

 

Estudo de modelos matemáticos em Biologia e Medicina utilizando as técnicas estudadas, como por exemplo :

- ecologia de populações com interação de espécies;

- propagação de doenças infecciosas;

- propagação do impulso nervoso;

- formação de padrões e morfogênese.

Bibliografia Obrigatória

Britton Nicholas F.; Essential mathematical biology. ISBN: 1-85233-536-X
Murray J. D. James Dickson; Mathematical biology. ISBN: 978-0-387-95223-9 (vol. 1) 0-387-95223-3
Brauer Fred; Mathematical models in population biology and epidemiology. ISBN: 0-387-98902-1
Ermentrout G. Bard; Mathematical foundations of neuroscience. ISBN: 978-0-387-87707-5

Bibliografia Complementar

Arrowsmith D. K.; Ordinary differential equations
Hirsch Morris W.; Differential equations, dynamical systems, and linear algebra. ISBN: 0-12-349550
Braun Martin; Differential equations and their applications. ISBN: 0-387-97894-1
Golubitsky Martin; The symmetry perspective. ISBN: 3-7643-6609-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição da matéria nas aulas teóricas.

Resolução de exercícios, previamente propostos,  nas aulas teórico-práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 7,00 100,00
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Aulas Frequência das aulas 2013-06-05
Total: 0,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Soma  das classificações dos  dois testes (cada um  com classificação de 0 a 10 valores)  ou classificação do exame da época de recurso.

 

Para aprovação nos testes o estudante deve obter um total de 9,5 valores como soma dos resultados dos dois testes e uma classificação mínima de 3 valores em cada teste.

 

Para aprovação no exame o estudante deve obter uma classificação mínima de 9,5 valores.

 

Poderá ser exigido um exame adicional (escrito ou oral) para classificações maiores ou iguais a 15 valores.

 
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