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Métodos Matemáticos em Biologia e Medicina

Código: M386     Sigla: M386

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://elearning2.fc.up.pt/aulasweb0910/course/view.php?id=1673&edit=0&sesskey=04OBSmP4sv
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Matemática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 0 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 7,5 63 202,5
L:G 0 P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 3 - 7,5 63 202,5
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 3 - 7,5 63 202,5
L:M 36 Plano de estudos a partir de 2009 1 - 7,5 63 202,5
2
3
L:Q 1 Plano de estudos Oficial 3 - 7,5 63 202,5
M:ENM 1 PE do Mestrado em Engenharia Matemática 1 - 7,5 63 202,5
2
M:MPRO 0 PEOficial Mestrado Matemática Professores 1 - 7,5 63 202,5
PGMP 0 PE da PG em Matemática para Professores 1 - 7,5 63 202,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aplicar técnicas matemáticas já estudadas a modelos em Biologia e Medicina e adquirir novos conhecimentos e ferramentas matemáticas que permitam a análise dos modelos estudados.

Programa

Técnicas matemáticas para o tratamento de modelos, entre as seguintes:
- sistemas dinâmicos com tempo contínuo, equações diferenciais ordinárias;
- equações diferenciais parciais, em particular, equações de reação-difusão;
- modelos com simetria, sistemas de células acopladas.

Estudo de modelos matemáticos em Biologia e Medicina utilizando as técnicas estudadas, como por exemplo :
- ecologia de populações com interação de espécies;
- propagação de doenças infecciosas;
- formação de padrões;
- propagação do impulso nervoso.


Bibliografia:
- Britton, "Essential Mathematical Biology"
- Murray, "Mathematical Biology"
- Brauer e Castillo-Chávez, "Mathematical Models in Population Biology and Epidemiology"
- Ermentrout e Terman, "Mathematical Foundations of Neuroscience"

Bibliografia complementar:
- Braun, "Differential equations and their applications",
- Hirsch, Smale e Devaney, "Differential equations, dynamical systems and an introduction to chaos"
- Golubitsky e Stewart, "The symmetry perspective"

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição da matéria nas aulas teóricas. Resolução de exercícios, previamente propostos, nas aulas teórico-práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

O aluno pode dispensar do exame final se obtiver soma maior ou igual a dezanove nos dois testes e uma classificação não inferior a seis valores em cada uma destas provas.

A classificação final é a média das classificações obtidas nos testes, caso o aluno preencha as condições para dispensar do exame final, ou a classificação obtida no exame final.

Poderá ser exigida uma prova complementar de valorização, oral ou escrita, para a obtenção de uma classificação superior a 15 valores.

Melhoria de classificação

Um aluno que obtenha dispensa de exame final pode melhorar a classificação no exame final.

Observações

Qualquer situação de avaliação que não esteja especificamente prevista é realizada através de uma prova oral.
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