Métodos Matemáticos em Biologia e Medicina
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L:B |
0 |
Plano de estudos a partir de 2008 |
3 |
- |
7,5 |
63 |
202,5 |
L:G |
0 |
P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 |
3 |
- |
7,5 |
63 |
202,5 |
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 |
3 |
- |
7,5 |
63 |
202,5 |
L:M |
36 |
Plano de estudos a partir de 2009 |
1 |
- |
7,5 |
63 |
202,5 |
2 |
3 |
L:Q |
1 |
Plano de estudos Oficial |
3 |
- |
7,5 |
63 |
202,5 |
M:ENM |
1 |
PE do Mestrado em Engenharia Matemática |
1 |
- |
7,5 |
63 |
202,5 |
2 |
M:MPRO |
0 |
PEOficial Mestrado Matemática Professores |
1 |
- |
7,5 |
63 |
202,5 |
PGMP |
0 |
PE da PG em Matemática para Professores |
1 |
- |
7,5 |
63 |
202,5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Aplicar técnicas matemáticas já estudadas a modelos em Biologia e Medicina e adquirir novos conhecimentos e ferramentas matemáticas que permitam a análise dos modelos estudados.
Programa
Técnicas matemáticas para o tratamento de modelos, entre as seguintes:
- sistemas dinâmicos com tempo contínuo, equações diferenciais ordinárias;
- equações diferenciais parciais, em particular, equações de reação-difusão;
- modelos com simetria, sistemas de células acopladas.
Estudo de modelos matemáticos em Biologia e Medicina utilizando as técnicas estudadas, como por exemplo :
- ecologia de populações com interação de espécies;
- propagação de doenças infecciosas;
- formação de padrões;
- propagação do impulso nervoso.
Bibliografia:
- Britton, "Essential Mathematical Biology"
- Murray, "Mathematical Biology"
- Brauer e Castillo-Chávez, "Mathematical Models in Population Biology and Epidemiology"
- Ermentrout e Terman, "Mathematical Foundations of Neuroscience"
Bibliografia complementar:
- Braun, "Differential equations and their applications",
- Hirsch, Smale e Devaney, "Differential equations, dynamical systems and an introduction to chaos"
- Golubitsky e Stewart, "The symmetry perspective"
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição da matéria nas aulas teóricas. Resolução de exercícios, previamente propostos, nas aulas teórico-práticas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Fórmula de cálculo da classificação final
O aluno pode dispensar do exame final se obtiver soma maior ou igual a dezanove nos dois testes e uma classificação não inferior a seis valores em cada uma destas provas.
A classificação final é a média das classificações obtidas nos testes, caso o aluno preencha as condições para dispensar do exame final, ou a classificação obtida no exame final.
Poderá ser exigida uma prova complementar de valorização, oral ou escrita, para a obtenção de uma classificação superior a 15 valores.
Melhoria de classificação
Um aluno que obtenha dispensa de exame final pode melhorar a classificação no exame final.
Observações
Qualquer situação de avaliação que não esteja especificamente prevista é realizada através de uma prova oral.