Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Síntese de som 3D em ambientes de realidade virtual: aplicação a simuladores de condução
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Síntese de som 3D em ambientes de realidade virtual: aplicação a simuladores de condução

Título
Síntese de som 3D em ambientes de realidade virtual: aplicação a simuladores de condução
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
1998
Autores
António Fernando Vasconcelos Cunha Castro Coelho
(Autor)
FEUP
João Miguel M. Leitão
(Autor)
FEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Fernando Nunes Ferreira
(Autor)
FEUP
Ata de Conferência Nacional
Páginas: 215-229
8º Encontro Português de Computação Gráfica
Coimbra, Portugal, 5 a 6 de Feverreiro de 1998
Classificação Científica
FOS: Ciências da engenharia e tecnologias > Outras ciências da engenharia e tecnologias
CORDIS: Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Técnicas gráficas > Computação gráfica
Outras Informações
Resumo (PT): Com o avanço da tecnologia informática, é hoje em dia possível construir sistemas de Realidade Virtual com elevado nível de realismo, possibilitando uma sensação de presença em ambientes sintetizados. No desenvolvimento de um sistema de Realidade Virtual, é essencial que o participante se sinta completamente imerso no ambiente simulado, nomeadamente no que respeita às sensações auditivas. De forma a melhorar qualitativamente a capacidade de imersão, foi desenvolvido um sistema que realiza a síntese de Som 3D, que se descreve neste trabalho. O sistema desenvolvido, integrado num simulador de condução, permite criar um espaço auditório realista envolvendo o condutor, onde os objectos da simulação são identificáveis e localizáveis a partir do som que emitem. Para além da espacialização das fontes sonoras são também modelados efeitos acústicos, como o efeito Doppler, a atenuação com a distância, a absorção atmosférica e o atraso de propagação. A aplicação de síntese de Som 3D foi desenvolvida num computador pessoal equipado com placas de som comerciais de baixo custo. A aplicação permite uma fácil integração com plataformas de simulação de condução através de uma rede local, como se descreve no presente trabalho.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 15
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação com acesso permitido.
Publicações Relacionadas

Das mesmas áreas científicas

A Scalable Implementation of an Interactive Increasing Realism Ray-Tracing Algorithm (1997)
Capítulo ou Parte de Livro
António Augusto de Sousa; Fernando Nunes Ferreira
Expeditious modelling of urban scenes (2004)
Artigo em Revista Científica Nacional
António Fernando Vasconcelos Cunha Castro Coelho; António Augusto de Sousa; Fernando Nunes Ferreira
Variação do nível de detalhe comportamental de agentes em ambientes simulados (2000)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
J. Miguel Leitão; António Augusto de Sousa; Fernando Nunes Ferreira
Uma abordagem para a obtenção de informação 3D a partir de movimento de câmara (2005)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
João Manuel Ribeiro Silva Tavares

Ver todas (18)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2016-03-23 I  Página gerada em: 2024-11-02 às 09:16:11 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias