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Medir a qualidade da escrita em Português L2: a densidade de ideias

Título
Medir a qualidade da escrita em Português L2: a densidade de ideias
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2022
Autores
Lopes, Ângela Filipe
(Autor)
FLUP
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Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro
(Autor)
FLUP
Indexação
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Dialnet
DOAJ
EBSCO
Worldcat OCLC
Fonte académica
JURN
Latindex
ProQuest
RCAAP
SHERPA/RoMEO
ERIH Plus
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística
Outras Informações
Resumo (PT): O texto propõe olhar a densidade de ideias como medida de riqueza e de precisão lexicais em português L2. A densidade de ideias (Kemper et al. 2001; Snowdon et al, 1999) configurase como uma medida de riqueza e de precisão lexicais que surge associada à complexidade gramatical no âmbito de um estudo sobre a qualidade da escrita em fases distintas da vida em L1. Não obstante, argumenta-se que a mesma metodologia de análise pode ser útil na avaliação da escrita em português L2. Assim, propõe-se a análise de uma tarefa de escrita, uma síntese, redigida por um grupo de estudantes adultos de português L2 de nível avançado tendo por base o método de Snowdon et al (1999). Os resultados mostram que a densidade de ideias encontrada nos textos escritos é pouco elevada, o que pode dever-se a falta de motivação para a escrita, como também à pouca familiaridade que evidenciaram ter com o registo escrito.
Abstract (EN): The paper proposes to look at idea density as a measure of lexical richness and precision in L2 Portuguese. Idea density (Kemper et al. 2001; Snowdon et al. 1999) is a measure of lexical richness and precision that has been associated with grammatical complexity in a study about the quality of L1 writing at different stages of life. Nevertheless, we argue that the same analysis methodology can be useful in the evaluation of L2 Portuguese writing. Thus, we propose the analysis of a writing task, a synthesis, written by a group of adult learners of advanced L2 Portuguese based on the same method used by Snowdon et al. (1999). The results show that idea density found in the written texts is not very high, which may be due to a lack of motivation for writing, as well as to lack of familiarity with the written register.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
a8_MGLCPinto 211.63 KB
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