Resumo (PT):
A Formação de Professores de História, no tempo longo que nos traz das Ciências Pedagógicas aos atuais Mestrados em Ensino, foi o melhor laboratório onde foi sendo pensada, consolidada e validada a Educação Histórica. Primeiro como espaço epistemológico estranho e discutível. Depois como terreno fértil para transformar sementes em abundantes colheitas. Os «estagiários», os «orientadores» e os «supervisores», todos agentes deste processo, foram capazes de merecer a herança dos(as) pioneiros(as) portugueses(as) como Isabel Barca e consolidarem um espaço científico, hoje inquestionável.
Do caminho na FLUP dá-se conta neste ensaio.
Abstract (EN):
The training of History Teachers, in the long time that brings us from Pedagogical Sciences to the current Masters in Teaching, was the best laboratory where Historical Education was thought, consolidated and validated. First as a strange and debatable epistemological space. Then as a fertile ground, turning seeds into abundant crops. «Interns», «tutors» and «supervisors», all agents of this process, were able to deserve the heritage of Portuguese pioneers such as Isabel Barca and consolidate a scientific space that is today unquestionable. This essay addresses this path at FLUP.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica