Resumo (PT):
Partindo de um estudo morfogene tico do eixo da Boavista, na cidade do Porto, desenvolve-
se uma ana lise comparativa das caracterí sticas dos documentos cartogra -
ficos urbanos utilizados (cerca de duas dezenas de levantamentos/projetos, datados
de entre finais do se culo XVIII a princí pios do se culo XX) e sublinha-se a utilizaça
o da cartografia urbana antiga enquanto instrumento incontorna vel de conhecimento
e reconhecimento da morfoge nese urbana, bem como para enquadramento
da atuaça o urbaní stica atual.
O eixo da Boavista esta genericamente consubstanciado num nota vel segmento de
reta (constituí do por uma rua, uma avenida, uma praça retangular e duas rotundas)
que se prolonga por cerca de 6,5 quilo metros, evidenciando uma rotunda interme
dia e apresentando dois perfis transversais tipologicamente distintos.Sendo
um dos elementos que mais se evidenciam na malha urbana portuense e que aparenta
ser a resultante de um u nico rasgo de planeamento, o eixo da Boavista e tanto
mais nota vel quanto a sua abertura decorreu, afinal, entre o se culo XVIII e o se -
culo XX, correspondendo a persiste ncia polí tica de diversas geraço es do poder municipal.
Contrariamente a respetiva forma, a sua histo ria na o e linear e embora considerando
o percurso da Rua da Boavista como a ge nese condicionadora do traçado
da Avenida da Boavista, cada uma (rua e avenida) evoca conceço es urbaní sticas
distintas, assentes em diferentes estrate gias territoriais eurbanas.
A formaça o do eixo da Boavista, entre 1784 e 1915/17, foi mais complexa, mas a
cartografia urbana permite identificar cada um dos momentos da sua estruturaça o,
quer pela identificaça o dos elementos fí sicos que identificam o faseamento, quer
pelas caracterí sticas intrí nsecas dos diversos documentos cartogra ficos.
Abstract (EN):
Starting from a morphogenetic study of the Boavista axis, in the city of Oporto, a
comparative analysis of the characteristics of the urban cartographic documents
used (about two dozen surveys/projects, dating from the late 18th century to the beginning of the 20th century) and emphasizes the use of ancient urban cartography
as an important tool for knowledge and recognition of urban morphogenesis,
such as a framework of current urban action.
The Boavista axis corresponds to a notable straight segment (consisting of a street,
an avenue, a rectangular square and two roundabouts) that extends for about 6.5
kilometers, evidencing an intermediate roundabout and presenting two typologically
different cross profiles. Being one of the elements that are most evident in the
urban network of Porto and which looks like the result of a single planning feature,
the Boavista axis is also notable because it was built between the 18th and 20th
centuries, corresponding to the political persistence of several generations of municipal
power. Contrary to its form, its history is not linear and although considering
the course of Rua da Boavista as the genesis conditioning the layout of the
Avenida da Boavista, each (street and avenue) evokes distinct urban designs, based
on different territorial and urban strategies.
The formation of the Boavista axis between 1784 and 1915/17 was more complex,
but urban cartography allows identifying each of its structuring periods, either by
identifying the physical elements that identify the phasing process, or by the intrinsic
characteristics of the various documents cartographic.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Notas:
Apresentado no VII SLBCH, Rio de Janeiro, 2017