Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > A reflexão gramatical na aula de língua materna: porquê? quando? como?
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

A reflexão gramatical na aula de língua materna: porquê? quando? como?

Título
A reflexão gramatical na aula de língua materna: porquê? quando? como?
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2019
Autores
Brito, Ana Maria
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Morgado, Celda
(Autor)
Outra
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Oliveira, Maria do Carmo
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Indexação
Crossref
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística
Outras Informações
Resumo (PT): Neste texto, discute-se várias dimensões da refl exão gramatical na aula de língua materna, procurando responder ao porquê, ao quando e ao como ensinar gramática, perguntas que estão intimamente relacionadas. Depois de se analisar a situação atual nos ensinos básico e secundário em Portugal, propõe-se que uma prática pedagógica sistemática, capaz de relacionar a gramática com o discurso, literário ou não, e dotada de uma componente técnica, laboratorial, permitirá a consciência informada da gramática e, tendencialmente, proporcionará uma mestria linguística superior.
Abstract (EN): This text discusses several dimensions of grammatical refl ection in L1 learning, trying to answer why, when and how to teach grammar, questions that are closely related. After analyzing the current situation in Basic and Secondary Education in Portugal, it is proposed that a systematic pedagogical practice, able to relate grammar to discourse, literary or not, and endowed with a technical and a laboratory component, will allow the awareness of grammar by students and will tend to increase their linguistic competence.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
4Ana Maria Brito_b 1134.36 KB
Publicações Relacionadas

Do mesmo livro

O potencial formativo das fundamentações pedagógico-didáticas nas práticas reflexivas dos professores em formação inicial: contributo para o seu estudo (2019)
Capítulo ou Parte de Livro
Rodrigues, Sónia Valente ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Carvalho, Ângela ; Fardilha, Luís Fernando de Sá ; Santos, Paulo Jorge
Análise da eficácia pedagógico-didática de dois laboratórios gramaticais aplicados numa turma de 9.º ano (2019)
Capítulo ou Parte de Livro
Pedreira, Paula; Rodrigues, Sónia Valente ; Silvano, Maria da Purificação; Almeida, Sofia
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2016-03-23 I  Página gerada em: 2024-07-20 às 05:24:20 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias