Resumo (PT):
A correspondência e troca de informações, através das cartas de instrução que
davam o suporte necessário à atuação de um diplomata, constitui um tema da maior relevância para o estudo da diplomacia medieval. Neste tipo de documentos
encontram-se informações bastante singulares sobre o que podia ou não ser
proferido nesses contextos: os rituais, as atitudes e os procedimentos que um
agente diplomático deveria assumir na sua missão internacional. A par das cartas de
instrução, os diplomatas também se faziam acompanhar por cartas de crença
(também designadas por credenciais), documentos entregues pelos diversos
monarcas aos seus representantes legítimos, a fim de serem apresentadas no destino
de cada missão diplomática. Estas cartas eram imprescindíveis à boa execução das
negociações, pois, além de apresentarem os diplomatas e manifestarem a vontade
de que se lhes fizesse crença, também expunham os propósitos das próprias
missões. Deste modo, as cartas de instrução e de crença são instrumentos
fundamentais para que o historiador possa complementar o quadro das relações
externas, atendendo a outras vertentes mais do foro da comunicação e da
representação simbólica e que por vezes passam despercebidas noutras tipologias
documentais. Com o propósito de melhor compreender os aspetos fundamentais
envolvidos nesta análise, completámos os dados da documentação já referida com
os de outras fontes documentais que indicam alguns formulários específicos a usar
em atos endereçados aos governantes de outros reinos, bem como as caraterísticas
que alguns dos conselheiros régios deveriam ter
Abstract (EN):
Diplomatic correspondence and the information transmitted through letters of
instruction, which gave diplomats the necessary support for the performance of
their duties, have become a highly important subject in the study of medieval
diplomacy. In documents of this type, we can find some quite remarkable and
valuable information about what could or could not be said in diplomatic contexts,
outlining the rituals, attitudes, and procedures that a diplomat was required to
adopt in the course of his international mission. Together with the letters of
instruction, diplomats also carried with them letters of credence (commonly known
as credentials). These were the documents that the various monarchs gave to their
legitimate representatives, and which were designed to be presented at the courts
visited by each diplomatic mission. These letters were essential for guaranteeing the
correct conduct of negotiations, since, besides presenting the diplomats and
expressing the wish that they be afforded credence in their role, these documents
also explained the purpose of their missions. Thus, letters of instruction and
credence are fundamental tools that enable historians to complete the picture of
external relations through the description that they provide of other aspects of
communication and symbolic representation, which sometimes tend to go
unnoticed in different types of documents. In order to better understand certain
fundamental aspects of this analysis, we complemented the information obtained
from the aforementioned documentation with data from other documentary
sources that indicate some of the protocols that were used in dealings with princes
and kings of other realms, as well as the specific characteristics that some of the
royal counsellors should have.
Idioma:
Inglês
Tipo (Avaliação Docente):
Científica