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"Novos Colonos: Comunicação, Representação e Apropriação do Espaço em Mundos Virtuais Online - A comunidade portuguesa em Second Life@"

Título
"Novos Colonos: Comunicação, Representação e Apropriação do Espaço em Mundos Virtuais Online - A comunidade portuguesa em Second Life@"
Tipo
Tese
Ano
2010
Autores
Paulo Frias
(Autor)
FLUP
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Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da comunicação
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Outras Informações
Resumo (PT): A construção de identidades e de novos paradigmas comunicacionais e espaciais em mundos virtuais online tem vindo a assumir-se como um dos elementos mais marcantes na estética contemporânea da simulação (Turkle, 1995). As noções de presença e de reconhecimento (Heeter, 1992) de novos “eus” plurais e multiformes num território virtual não geo-referenciado, conduz à reconstrução mental de novas formas de comunicar e de ocupar e representar o espaço, com consequências de retro- alimentação entre a ficção e a realidade. Por outro lado, estes novos paradigmas podem indiciar a instituição de novas formas de poder e de dominação que poderão constituir a base de um movimento ‘colonizador’ do espaço virtual, em particular entre a comunidade portuguesa em Second Life®, onde se verifica uma refundação conceptual do ‘lugar’ capaz de catalizar movimentos grupais muito próprios. Nesta dissertação, a revisão bibliográfica efectuada foi complementada com trabalho de campo que seguiu a metodologia considerada mais apropriada à obtenção de resultados sobre a tese formulada. A orientação metodológica seguida resultou da tentativa de entender o conceito de ‘cultura’ em mundos virtuais, considerando que se atravessa um período formativo para a emergente comunidade de investigação online, e que é imperativo que sejam desenvolvidos diversos paradigmas metodológicos. (Boellstorff, 2009). Combinando cerca de três anos de observação online com o estudo exploratório efectuado através de grupos focais e os inquéritos realizados online, pretenderam encontrar-se respostas a algumas questões, que sintetizam a problemática do presente estudo: Como se apropria o sujeito, em permanente comutação entre os seus múltiplos “eus”, dos novos mundos virtuais online, e como reconstrói a noção de ‘lugar’ nesses ambientes? Através das práticas comunicacionais e de apropriação do espaço observadas, será possível detectar padrões de dominação e de construção de relações de poder que as relacionem com novas formas de ‘colonização’ virtual? Quais os processos comunicacionais, comportamentais e de dominação do espaço na construção de uma comunidade portuguesa em Second Life®? Através dos instrumentos metodológicos já referidos, parece-nos poder concluir, neste trabalho, que a ‘(sobre)vivência’ dos cidadãos portugueses num mundo virtual como Second Life® conduz a (sub)culturas diversificadas que marcam a implementação de processos próprios de instauração de poder(es) simbólico(s). Foram detectados padrões de dominação simbólica recorrentes que permitem isolar paradigmas comunicacionais, comportamentais e culturais claramente associados a uma ‘identidade nacional’ importada da ‘vida real’. As formas individuais de apropriação do espaço virtual por parte da comunidade portuguesa em Second Life® parecem revelar a presença de sistemas de afirmação com significância, que indiciam uma forma particular de entender e de dominar um ‘novo mundo’ reconstruindo uma ideia de ‘lugar’ que sustenta a criação de ‘grupos nacionais’. Nesse sentido, parece confirmar-se a ideia da existência de um processo ‘colonizador’ deste mundo virtual por parte dos portugueses. Um processo que deve ser entendido como a implementação subtil de marcas culturais identitárias próprias, e que favorecem a delimitação de um sistema simbólico de relações de poder e de dominação. A presente dissertação pretende ainda abrir caminhos para investigações futuras, nomeadamente na análise de processos de ‘colonização virtual’ semelhantes em comunidades virtuais oriundas de outros países.
Abstract (EN): The construction of new identities and communicational and spatial paradigms in online virtual worlds has been one of the most remarkable elements of the contemporary simulation ahestetic (Turkle, 1995). The notions of presence and recognizement (Heeter, 1992) of the new, plural and multiform selves in a virtual territory, can be responsible for the mental reconstruction of new ways of communicate and represent the space, with potential consequences like the feedback between the fiction and the reality. These news paradigms can propitiate the institution of new forms of power and domination, that can be the basis for a ‘colonization’ movement in the virtual space, particularly within the portuguese community in Second Life®, where it’s possible to find a conceptual refoundation of the notion of ‘place’ that can catalyze the sense of group. In this dissertation, the literature review was complemented by a fieldwork following the most appropriated methodology to obtain results about the formulated thesis. The methodological framework was defined to understand the concept of ‘culture’ in virtual worlds, considering that we are living an experimental phase for the emerging online research community, and that seems to be crucial the development of new methodological paradigms (Boellstorff, 2009). Combining three years of inworld observation with an exploratory study through focus-group and online inquiries, we aim to find the answers for a few questions that can resume the focus of this dissertation: How does the individual, ciclying-through their multiples selves, appropriate the new virtual worlds online, and how does he rebuild the notion of ‘place’ on those environments? Through the observed communicational and space appropriation practices, is it possible to find specific patterns of domination and power that can be associated with new forms of virtual ‘colonization’? Wich are the communicational, behavioral and domination processes in the construction of the portuguese community in Second Life®? Using the refered methodological tools, we think we can conclude, in this dissertation, that the survival of the portuguese citizens in a virtual world like Second Life® is responsible for the emergence of diversified sub-cultures that justify the implementation of symbolic power and governation particular processes. We found some domination patterns that allow the development of communicational, behavioral and cultural paradigms clearly associated with a ‘national identity’ based in the ‘real life’. In this sense, we can confirm the existence of a metaphorical ‘colonization’ process of this virtual world by the portuguese residents. This process should be understood like a subtle implementation of identity marks that can define a simbolic system of power and domination relationships. This dissertation aims to open some new fields for future research, namely in those related with the ‘virtual colonization’ in other communities coming from different countries.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/26308/2/novoscolonos000107449.pdf
Notas: Constante no Repositório Aberto da Universidade do Porto
Nº de páginas: 300
Documentos
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