Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > A aprendizagem de Português Língua Estrangeira baseada em projetos: os provérbios como base de uma sequência didática
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

A aprendizagem de Português Língua Estrangeira baseada em projetos: os provérbios como base de uma sequência didática

Título
A aprendizagem de Português Língua Estrangeira baseada em projetos: os provérbios como base de uma sequência didática
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2018
Autores
Duarte, Isabel Margarida
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Rodrigues, Sónia Valente
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas
Outras Informações
Resumo (PT): O provérbio constitui um género de texto com grande potencial pedagógico-didático no ensino de língua estrangeira. Permite não só trabalhar aspetos textuais e comunicativos como elementos sintáticos, semânticos e lexicais. Além disso, traduz conteúdos culturais do povo em cuja língua se expressam. Por fi m, mantém com os provérbios de outras línguas e de outros povos uma ligação relativamente ao sentido que carreiam e aos contextos de uso, mesmo quando entre esses povos não existe uma relação histórica forte. Por estes motivos, é frequentemente utilizado na organização de sequências didáticas orientadas para desenvolvimento lexical. Este artigo divulga uma experiência didática de ensino de Português Língua Estrangeira pelo método da aprendizagem baseada em projetos tendo o provérbio como elemento estruturador. Aliando as múltiplas potencialidades pedagógico-didáticas do provérbio e da metodologia da aprendizagem baseada em projetos, a construção dos saberes foi realizada em simultâneo com a criação de objetos culturais signifi cativos ligados ao meio social em que se encontravam inseridos os estudantes.
Abstract (EN): Proverbs constitute a type of text with great pedagogical-didactic potential, mainly with regards to the teaching of a foreign language. Not only do they facilitate the study of textual and communicative aspects such as the syntactic and semantic, but also lexical elements. Furthermore, proverbs transmit and express cultural content. There is often a very close connection, with regards to meaning and the contexts of use, between proverbs used in different languages, even when there we cannot account for the existence of strong historical ties among their speakers. Consequently, they are often used in the organization of didactic sequences oriented towards lexical development. This article presents a didactic experience of teaching of Portuguese as a Foreign Language through a method of learning based on projects that use the proverb as a structuring element. Combining the multiple pedagogicaldidactic potential of the proverb and the methodology of project-based learning allowed for the simultaneous construction of knowledge and the creation of signifi cant cultural objects linked to the students’ social environment.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Isabel Margarida Duarte e Sónia Valente Rodrigues 599.03 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Representations, beliefs, and pedagogical practices of EPE teachers (2018)
Poster em Conferência Internacional
Duarte, Isabel Margarida ; Carvalho, Ângela ; Outeirinho, Maria de Fátima ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Fardilha, Luís Fernando de Sá ; Santos, Paulo Jorge ; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
Characterization of portuguese heritage language teachers: a preliminary study (2022)
Poster em Conferência Internacional
Santos, Paulo Jorge ; Rodrigues, Sónia Valente ; Duarte, Isabel Margarida ; Auf der Maur, Simone ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Outeirinho, Maria de Fátima; Carvalho, Ângela
Para lá da tarefa: implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior (2019)
Livro
Almeida, José Domingues de ; Auf der Maur Tomé, Simone ; Bacquelaine, Françoise ; Lorenzo, Mónica; Duarte, Isabel Margarida ; Hurst, Nicolas ; Kind, Anette ; Nicolás Martínez, Pilar; Rodrigues, Sónia Valente
A Linguística na Formação do Professor: das teorias às práticas (2019)
Livro
Leal, António; Oliveira, Fátima ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Duarte, Isabel Margarida ; Veloso, João ; Silvano, Maria da Purificação; Rodrigues, Sónia Valente
O verbo explicar em enunciados de testes de avaliação do ensino básico : estudo de valores semânticos e pragmáticos (2018)
Capítulo ou Parte de Livro
Rodrigues, Sónia Valente ; Duarte, Isabel Margarida ; Silvano, Maria da Purificação

Ver todas (14)

Das mesmas áreas científicas

Feliz Dia Mundial da Língua Portuguesa de 2020! (2020)
Outras Publicações
Veloso, João
Timão de Atenas (2016)
Livro
Shakespeare, William ; Ribeiro, Nuno Pinto
Sister, can you hear the deep blue of the sea? (2018)
Livro
Barata, Gilda Nunes ; Vasconcelos, Filomena
Para lá da tarefa: implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior (2019)
Livro
Almeida, José Domingues de ; Auf der Maur Tomé, Simone ; Bacquelaine, Françoise ; Lorenzo, Mónica; Duarte, Isabel Margarida ; Hurst, Nicolas ; Kind, Anette ; Nicolás Martínez, Pilar; Rodrigues, Sónia Valente

Ver todas (87)

Do mesmo livro

Algunas reflexiones en torno a la gramática cognitiva en el aula de ELE (2018)
Capítulo ou Parte de Livro
Fernández dos Santos, Mirta
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2016-03-23 I  Página gerada em: 2024-07-18 às 12:36:03 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias