Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Imprensa portuguesa em busca de um mercado luso-brasileiro (1825-1914)
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Imprensa portuguesa em busca de um mercado luso-brasileiro (1825-1914)

Título
Imprensa portuguesa em busca de um mercado luso-brasileiro (1825-1914)
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2017
Autores
Suzana Cavaco
(Autor)
FEP
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências da comunicação ; Humanidades > História
Outras Informações
Resumo (PT): Após o reconhecimento da independência do Brasil por Portugal, que oportunidades e que constrangimentos se colocavam a uma empresas jornalísticas que em Portugal pretendesse explorar o mercado luso-brasileiro? Esta é a questão central que orienta o presente artigo. Identificar as principais oportunidades e constrangimentos que se colocavam à imprensa passa por explorar elementos macroambientais ou forças externas (nomeadamente políticas, económicas, demográficas, culturais, naturais e tecnológicas) influenciadoras da produção e receção do jornal. Isto implica enquadrar o tema no contexto da emigração e no contexto das relações entre Portugal e o Brasil. Passa também por compreender o fenómeno periodístico invocador do Brasil, enquadrando-o no panorama da imprensa portuguesa em geral. Este estudo faz um levantamento dos periódicos que ostentaram o vocábulo Brasil (ou palavra derivada) no título e/ou complemento do título, editados nas duas maiores cidades de Portugal continental (Lisboa e Porto), entre 1825 e 1914. O critério de seleção dos periódicos de âmbito luso-brasileiro apoia-se no pressuposto de que o cabeçalho é uma espécie de "cartão de identidade" de um periódico, ajudando o seu editor a definir e comunicar a sua "proposta de valor". A inventariação dos periódicos assentou na recolha de dados a partir dos catálogos hemerográficos da Biblioteca Nacional de Portugal e da Biblioteca Pública Municipal do Porto. Serviu-se também das resenhas de Xavier da Silva Pereira publicadas no século XIX. Para aferir a dimensão do fenómeno histórico/cultural em estudo, atende-se não só ao número anual de novos títulos, como também ao número de periódicos que circularam anualmente. Uma análise adicional ao conteúdo dos títulos/complementos de título permitiu identificar outras áreas de interesse. O Porto foi um importante centro de emigração para o Brasil e sofreu um forte surto bancário nos anos setenta. Todavia, o número de periódicos invocadores do Brasil foi muito baixo até 1884. Este artigo propõe duas hipóteses explicativas. A fundação de um periódico invocador do Brasil podia ter como principal objetivo explorar um nicho de mercado ou explorar as potencialidades de um mercado da língua portuguesa mais alargado. Podia ser movida para a obtenção de lucro e/ou por outro tipo de razões. As condições de distribuição (preço das comunicações e complexidade da logística) constituíram fatores chave no desenvolvimento e no (in)sucesso da imprensa luso-brasileira. Este estudo exploratório visa contribuir para uma melhor compreensão da imprensa portuguesa, enquanto negócio sujeito a diversos constrangimentos, nomeadamente o reduzido mercado leitor, em contraste com os países do norte e centro da Europa. O tema deste estudo pode fornecer pistas para melhor compreender os desafios que se colocam à imprensa na atualidade. Palavras-chave: Imprensa, Jornalismo, Portugal, Brasil, Mercado.
Abstract (EN): After Portugal recognized the independence of Brazil, what opportunities and constraints faced the journalistic companies that wanted to explore the Luso-Brazilian market? This study aims to answer this question. To identify the main opportunities and constraints posed to the press, we need to explore the macro-environmental elements and the external forces (namely, political, economic, demographic, cultural, nature and technological) that influence the production and reception of the newspaper. This approach requires the framing of the topic in the context of emigration and in the context of the relationship between Portugal and Brazil. We also need to understand the periodistic phenomenon that invokes Brazil in the title/ subordinate title in the context of the Portuguese press landscape. This study inventories the periodics that display the word Brazil (or a derivation of the word) in the title/ subordinate title, published in the two biggest cities in continental Portugal (Lisboa and Porto), between 1825 and 1914. The selection criterion of Luso-Brazilian periodics is based on the assumption that the heading of the press is some sort of an "identity card", which helps the publisher to define and communicate its "value proposition". The inventory of periodics was based in the collection of data from the hemerographic catalogs of the Portuguese National Library and the Porto's Municipal Public Library. We also used Xavier da Silva Pereira's list of periodics published in the XIX century. To assess the dimension of the historical/cultural phenomenon in study, we addressed not just the number of annual new titles, but also the total number of periodics in circulation annually. An addition analysis of the content of the titles/subordinate title was used to identify other topics of interest. Porto was an important center of emigration to Brazil and had a strong economic and financial development in the 1870s. However, the number of periodics that invoked Brazil in the title/subordinate title was small until 1884. We propose an explanatory hypothesis. The goal of founding a periodic that invokes Brazil in the title/subordinate title may have been to explore a niche market or to explore the potential of a larger market (Portuguese speaking countries). The founder could be motivated by the pursuit of profit and/or other type of reasons. The distribution conditions (costs of communication and logistic complexity) were the key factors in the development and (in)success of the Luso-Brazilian press. This exploratory study aims to contribute to a better understanding of the Portuguese press, as a business subject to a series of constraints, namely, the reduced reading market, in stark contrast to the northern and central European countries. The topic of this study may provide clues to understand the current challenges of the press. Key words: Press, Journalism, Portugal, Brazil, market.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: http://www.revistahc.sopcom.pt/ficheiros/20170120-revista_portuguesa_de_hist__ria_da_comunica____o.pdf
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Das mesmas áreas científicas

Imprensa portuguesa no fim do Estado Novo: consumo e contextos (2019)
Artigo em Revista Científica Nacional
Suzana Cavaco
Mendes Leal na revista A América (1868-1871): o jornalista entre a política e a maçonaria (2018)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Suzana Cavaco
Entre a República e a Imprensa: dois jornalistas do Porto - Rodrigues de Freitas e Sampaio Bruno (2018)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Alves, Jorge Fernandes

Da mesma revista

Introdução: o poder da propaganda sobre o jornalismo (2019)
Artigo em Revista Científica Nacional
Teixeira, Patrícia; Ribeiro, Vasco
Introdução: Fake-news num jornalismo dependente (2018)
Artigo em Revista Científica Nacional
Ribeiro, Vasco; Teixeira, Patrícia
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2016-03-23 I  Página gerada em: 2024-10-20 às 02:49:21 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias