Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Aprendizagem cooperativa na formação de professores: Balanço de uma experiência
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Aprendizagem cooperativa na formação de professores: Balanço de uma experiência

Título
Aprendizagem cooperativa na formação de professores: Balanço de uma experiência
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2012
Autores
Outras Informações
Resumo (PT): A transição de um sistema de ensino centrado na transmissão de conhecimentos para um baseado no desenvolvimento de competências, um dos principais objetivos do Processo de Bolonha, implica a adoção de modos de trabalho pedagógicos congruentes com esta mudança, sendo particularmente relevante no âmbito da formação inicial de professores. Se desejarmos que os estudantes que se estão a formar para serem professores adotem futuramente abordagens pedagógicas inovadores e eficazes, abandonando um tipo de ensino transmissivo, expositivo e pouco sensível à heterogeneidade crescente da população escolar, é indispensável que no decurso da sua formação sejam confrontados com métodos pedagógicos distintos dos tradicionais. Nesta comunicação descreve-se uma experiência de utilização de aprendizagem cooperativa em duas disciplinas do currículo dos Mestrados em Ensino ministrados na Faculdade de Letras da Universidade do Porto desde o ano letivo 2008/2009. Mais especificamente, abordam-se as estratégias para ultrapassar algumas resistências que os alunos têm evidenciado relativamente a esta modalidade de trabalho de grupo, assim como as orientadas para aumentar a eficácia da interação entre os membros dos grupos de trabalho, nomeadamente ao nível da autorregulação sistemática do seu funcionamento. Por fim, descreve-se a evolução sofrida no processo de avaliação que os membros do grupo realizam sobre o investimento dos seus colegas no final do trabalho. Com base em dados recolhidos ao longo dos últimos anos letivos sustenta-se que a utilização da aprendizagem cooperativa constitui uma estratégia de ensino eficaz para a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências essenciais para a profissão docente, mas que a sua utilização coloca desafios a professores e alunos que devem ser devidamente tidos em conta no seu planeamento e implementação.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
paulo_santos 1091.49 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Projetos de investigação-ação: Orientações gerais para a elaboração do Relatório de Estágio em ensino de Português e de Língua Estrangeira (2016)
Relatório Técnico
Almeida, José Domingues de ; Ellison, Maria ; Pazos Anido, Marta; Lorenzo, Mónica; Hurst, Nicolas ; Santos, Paulo Jorge ; Nicolás Martínez, Pilar; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
Portefólio de apresentação de competências: Um instrumento de valorização da formação universitária (2008)
Relatório Técnico
Vasconcelos, Filomena ; Santos, Paulo Jorge ; Bizarro, Rosa
Enquadramento teórico, institucional e estatístico dos cuidados sociais a idosos em módulo de questões para cuidados aos idosos em Portugal (2013)
Relatório Técnico
Lopes, Alexandra ; Fonseca, António ; Martin, José Ignácio ; Dias, Isabel ; São José, José Manuel ; Santos, Paulo Jorge ; Ferreira, Pedro Moura ; Lemos, Rute ; Pereira, Sandra

Ver todas (107)

Do mesmo livro

O teatro como ferramenta pedagógica nas Ciências da Nutrição (2012)
Capítulo ou Parte de Livro
Padrão, Patrícia; Barros, Renata; Gregório, Maria João; Graça, Pedro
Novas tecnologias na Educação na Universidade do Porto: desafios à inovação. (2012)
Capítulo ou Parte de Livro
Isabel Martins; Teresa Correia
Mudança de paradigma no ensino da Bioquímica na licenciatura em Ciências da Nutrição na Universidade do Porto (2012)
Capítulo ou Parte de Livro
Martins, M.J.; Torres, Duarte; Azevedo, I.; Alçada, M.N.; Martel. F.; Keating. E.; Guimarães, J.T.; Faria, A.; Calhau, C.; Gonçalves, P.; Negrão, R.; Monteiro, R.; Fonte, R.; Ferreira, M.A.

Ver todas (10)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2016-03-23 I  Página gerada em: 2024-07-20 às 17:31:05 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias