Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto/Contrato PS:PTDC/MHC-CED/5913/2014
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Projetos

Projeto/Contrato PS:PTDC/MHC-CED/5913/2014

Início Candidatura Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto EncerradoEncerrado
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 68198
 
Candidatura: PTDC/MHC-CED/5913/2014
 
Referência: PTDC/MHC-CED/5913/2014
Nome Curto: QualityMatters
Título: Como e sob que condições tem efeito a qualidade em educação de infância? Um estudo em quatro países europeus
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?: Não
Nº de Instituições Participantes: 1
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: Projetos de IC&DT em todos os Domínios Científicos 2014
Instituição Financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Data de Contrato de Financiamento: 2016-04-07
Calendarização
Data de Início Previsto: 2016-05-01
Data de Início Efetivo: 2016-05-01
Data de Conclusão Prevista: 2019-10-31
Data de Conclusão Efetiva: 2019-10-31
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 180.000,00 EUR
Detalhes
Resumo: É amplamente reconhecido que as crianças desenvolvem as competências essenciais para o sucesso social e escolar através de interações com adultos, pares e atividades de aprendizagem que decorrem em centros de educação e cuidados para a infância (CECI). Mais especificamente, tem sido demonstrado que interações afetuosas, responsivas e cognitivamente estimulantes estão associadas a ganhos no desenvolvimento da linguagem, cognição e social [1,2,3,4]. Apesar destas associações positivas, os efeitos das interações educadora-crianças no desenvolvimento têm sido inconsistentes entre estudos. Cada vez mais, os investigadores reconhecem a complexidade do contexto de CECI, e que os efeitos das interações educadora-crianças poderão variar em função dos grupos de crianças e das características da sala.
Um fator importante que poderá ajudar à compreensão da variação dos efeitos da qualidade das salas é o tipo de atividade (ex. grande grupo, escolha livre, rotinas). As educadoras usam diferentes tipos de atividade para estruturar o tempo das crianças durante o dia, e é provável que a estrutura tenha um papel no tipo de oportunidades criadas para interação. Estudos norteamericanos oferecem alguma evidência da importância das atividades[5,6], mas não é claro em que medida é que a qualidades das interações educadoracrianças varia em função de atividades específicas para a creche, e na Europa. Compreender se as educadoras oferecem níveis constantes de qualidade de interação ao logo do dia, ou se escolhem momentos específicos do dia para oferecer interações de elevadas qualidade é uma questão extremamente relevante. É necessário ajudar as educadoras a identificar os momentos de aprendizagem mais relevante ao longo do dia, e apoiá-las de forma a serem intencionais na estrutura do tempo das crianças.
Uma segunda fonte negligenciada na literatura é a qualidade das interações entre pares. A investigação sugere que as interações entre pares desempenham um papel positivo na aprendizag Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências sociais > Psicologia

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

Mais informações Não existem Áreas Científicas associadas ao Projeto.

Palavras Chave

  • Educação de infância
  • Interações entre pares
  • Qualidade
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Artigo em Revista Científica Internacional
Mafalda Alvim Gonçalves (Autor) (Outra); Teresa Aguiar (Autor) (FPCEUP); Carolina Guedes (Autor) (FPCEUP); Joana Cadima (Autor) (FPCEUP)
2020
Artigo em Revista Científica Internacional
Carolina Guedes (Autor) (FPCEUP); Joana Cadima (Autor) (FPCEUP); Teresa Aguiar (Autor) (FCUP); Cecília Aguiar (Autor) (Outra); Clara Barata (Autor) (Outra)
2020
Artigo em Revista Científica Internacional
Teresa Aguiar (Autor) (FCUP); Carolina Guedes (Autor) (FPCEUP); Joana Cadima (Autor) (FPCEUP)
2020
Artigo em Revista Científica Internacional
Jenni Salminen (Autor) (Outra); Carolina Guedes (Autor) (Outra); Marja-Kristiina Lerkkanen (Autor) (Outra); Eija Pakarinen (Autor) (Outra); Joana Cadima (Autor) (FPCEUP)
2021
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal Universidade Proponente Joana Dias Cadima
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 180.000,00 EUR
Valor Financiado Aprovado: 180.000,00 EUR
Valor co-financiado Aprovado: -
Taxa de Financiamento: 100 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FPCEUP Carolina Barros Guedes CBG Bolseiro 100 0 2016-08-08 2019-08-07
FPCEUP Carolina Barros Guedes CBG Investigador 20 2019-08-08 2019-10-31
FPCEUP Joana Dias Cadima JDC Investigador Responsável na UO 0 0
FPCEUP Joana Dias Cadima JDC Investigador 100 2017-03-01 2019-02-28
FPCEUP Teresa Raquel Duarte de Aguiar TRDA Bolseiro 100 2016-09-01 2019-01-27

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FPCEUP 244105 Celia Regina Silva Pinto 220400647
FPCEUP 373633 Pedro Alexandre das Neves Leal 220400648
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-22 às 01:31:05 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias